8 alimentos ideais para repor o colágeno da sua pele

· 16 de março de 2017
Embora possamos conseguir isso com cremes e loções faciais, a verdade é que para repor o colágeno é mais conveniente incluir em nossa dieta alimentos ricos neste nutriente.

Se você tem mais de 35 anos e nota que a sua pele tem menos elasticidade, firmeza, e que as primeiras rugas estão aparecendo, vamos apresentar o culpado: o colágeno.

Trata-se de uma proteína secretada pelas células do tecido conjuntivo chamadas fibroblastos. Constitui cerca de 30% da massa proteica total do organismo, e 80% do tecido conectivo total.

Em outras palavras, esta proteína é o adesivo que une todo o nosso corpo. Sem a sua presença, o organismo humano não poderia ter coesão em todos os seus componentes.

O colágeno e nossa pele

Repor o colágeno na pele

A saúde da nossa pele está diretamente ligada ao colágeno, pois este se encarrega de proteger as estruturas de nosso corpo e formar uma barreira diante das toxinas e agentes externos prejudiciais.

Não apenar é o maior componente do cabelo e das unhas, como também dos ligamentos e tecidos conectivos. Mais concretamente, é o responsável pela firmeza da pele, já que compõe a maior parte da derme.

Por este motivo, sua carência provoca uma falta de firmeza e aumenta a flacidez. Por isso, saiba como repor o colágeno.

Quando começamos a perder colágeno e por quê?

Os seres humanos começam a perdê-lo a partir dos 25 anos, sendo mais evidentes seus efeitos depois dos 35 anos.

Com a redução do colágeno, as estruturas epiteliais ficam mais fracas, a pele se torna mais fina, o cabelo mais fraco, surgem as rugas e a flacidez.

Além disso, os tendões e os ligamentos se tornam menos elásticos e as articulações perdem flexibilidade.

Fatores que aceleram a perda de colágeno

  • A exposição ao sol, fumar, os agentes poluentes, alguns tóxicos, o estresse e os exercícios físicos exagerados aumentam a produção dos radicais livres que destroem o colágeno existente.
  • A alteração hormonal que ocorre durante a menopausa e o envelhecimento reduzem a sua produção.
  • Problemas de saúde com tratamentos que prejudiquem a absorção de vitaminas e minerais.

O que podemos comer para repor o colágeno da pele?

Rugas: sinais da idade

Embora em um momento a produção de colágeno comece a diminuir, nem tudo está perdido. Há alguns alimentos que são ricos nesta proteína, e outros que ajudam a criá-la.

Em suma, seu consumo pode ajudar a repor o colágeno e recuperar a firmeza e a elasticidade da pele. São os seguintes:

1. Carnes

As carnes constituem um elemento nutricional importante de nossa dieta. Por seu alto teor de colágeno, destacam-se as carnes de:

  • Vaca
  • Frango
  • Cabra
  • Boi
  • Cervo

Bem como são muito ricos em proteínas e colágeno os miúdos, patas, caldo de ossos, etc.

2. Peixes

Embora os peixes tenham uma concentração menor deste nutriente em comparação com a carne, possuem uma grande quantidade de proteínas, principalmente nas escamas.

O ômega 3 que se encontra no salmão e no atum protege a membrana adiposa ao redor das células da pele.

Como consequência, reduz a inflamação e proporciona elasticidade e firmeza.

3. Gelatina

A gelatina ajuda a repor o colágeno

A gelatina é composta, em 90%, por derivados da proteína do colágeno. Além disso, tem poucas calorias.

4. Frutas e vegetais vermelhos

As frutas vermelhas como maçã, morango, cereja, beterraba, pimentão vermelho, contêm licopeno, uma substância que, não só é antioxidante, como também ajuda a repor o colágeno.

5. Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é fundamental para a produção de colágeno. Podemos encontrá-la na laranja, no limão, kiwi, toranja, abacaxi e algumas outras frutas.

Além disso, elas contêm antioxidantes que reduzem a formação de rugas.

6. Verduras

Da mesma forma, verduras como a couve, o repolho, a berinjela, escarola ou espinafre são excelentes para a produção de colágeno.

7. Alimentos ricos em enxofre

Azeitonas excelentes para repor o colágeno

Alimentos como o aipo, as azeitonas verdes e pretas, o alho, o pepino, a banana, a cebola e o tofu têm um alto teor de enxofre, o que estimula a produção de colágeno.

8. Outros alimentos

Outros alimentos que você deve incluir em sua dieta são o leite de soja, o queijo, o chá, as oleaginosas e os alimentos ricos em lisina, assim como a batata, as algas e a levedura de cerveja.

Todos os produtos indicados são fáceis de encontrar. Combine-os em uma dieta a seu gosto, que seja saudável e equilibrada, e você poderá notar os efeitos na sua pele quando aumentar a produção de colágeno em seu corpo.