Benefícios do óleo de argan para a pele, cabelo e corpo

· 19 de março de 2017
Além de suas aplicações no mundo da beleza, o óleo de argan atua como um anti-inflamatório natural, por isso pode ajudar a aliviar problemas como o reumatismo ou a artrite.

O óleo de argan provém do extrato das sementes da árvore do argan, sendo nativa da região sudoeste do Marrocos. Trata-se de um óleo bastante raro, posto que a árvore tarda entre 30 a 50 anos para produzir o fruto.

Há centenas de anos que os moradores próximos à região aproveitam o óleo para diferentes fins medicinais. Além disso, passaram a incluí-lo em rotinas de beleza, já que ajuda a cuidar da saúde do cabelo e da pele.

Seus benefícios se tornaram tão populares que a indústria cosmética começou a incluí-lo como ingrediente em seus produtos, bem como já o distribui de modo comercial para diferentes países.

Benefícios do óleo de argan para a pele

pele-saudavel

O óleo de argan contém importantes vitaminas, minerais, ácidos graxos e antioxidantes. Seus nutrientes proporcionam importantes benefícios para pele como, por exemplo, prevenção do envelhecimento precoce, redução dos sinais da idade, etc. Cabe destacar suas qualidades para conseguir:

  • Um rosto jovem e radiante: O uso do óleo de argan sobre o rosto é de grande ajuda para prevenir o envelhecimento precoce, reduzir as células mortas e proteger dos danos causados pelo sol. Contém vitamina E, que é essencial para manter a elasticidade da pele e o colágeno. Além disso, contém fitoesteróis que ajudam a tratar a acne e reduzir as cicatrizes.
  • Hidratação corporal: Em vez de utilizar cremes hidratantes com compostos químicos pode-se optar pela utilização do óleo de argan. Isso porque ele atua como um excelente hidratante para a pele de todo o corpo, mantendo a umidade. Para obter bons resultados, recomenda-se aplicar depois do banho.
  • Mãos saudáveis: O óleo é a melhor solução se você tem mãos secas, a pele rachada e as cutículas deterioradas. Este produto hidrata profundamente, ao mesmo tempo que ajuda a manter a umidade das mãos e suaviza a pele.

Recomendamos também a leitura: 4 sopas detox para desintoxicar seu organismo de maneira deliciosa

Benefícios do óleo de argan para o cabelo

cabelo

A vitamina E somada aos ácidos graxos essenciais tornam este óleo um grande aliado para cuidar do cabelo e mantê-lo saudável.

  • Cabelo brilhante e hidratado: Para hidratar o cabelo naturalmente, reduzir o ressecamento e conseguir um brilho sensacional. Portanto simplesmente aplique um pouco do óleo de argan no cabelo e couro cabeludo com suaves massagens. Por fim, deixe atuar por 1 hora e enxágue como de costume.
  • Cabelo ondulado: Este tipo de cabelo tende a ser muito difícil de pentear e tende a incomodar com o frizz. Para conseguir um bom penteado e ficar livre do frizz, espalhe um pouco de óleo de argan por todo o cabelo.
  • Pontas duplas: O cabelo maltratado tende a se tornar evidente pelas pontas duplas, e nem sempre queremos cortá-las para solucionar o problema. Portanto, para fechá-las, basta colocar óleo de argan todos os dias nas pontas do cabelo.
  • Couro cabeludo: O couro cabeludo seco tende a sofrer com a caspa, coceira e irritação. Para tratá-lo, aplique um pouco de óleo de argan com suaves massagens antes de dormir e lave no dia seguinte.

Recomendamos também a leitura: Queda de cabelo na gravidez. Confira as soluções!

O óleo de argan e a saúde interna

salada

Por seu importante teor de esteróis, especificamente o escotenol e o espinasterol, o óleo de argan atua como um importante anti-inflamatório natural. Dessa forma, se faz muito efetivo no tratamento de problemas como o reumatismo e a artrite.

Ingerido ou aplicado sobre as articulações doloridas, este óleo proporciona uma importante sensação de bem-estar.

Além disso, lhe são atribuídos benefícios anticancerígenos, especialmente por seu conteúdo de antioxidantes e ácidos graxos saudáveis, que combatem e reduzem o impacto dos radicais livres. Quando consumido regularmente, contribui para a prevenção do dano celular, problemas do coração e diferentes tipos de câncer.

Este alimento é um grande complemento para temperar saladas, molhar o pão e preparar diferentes pratos. Sem dúvida, é um produto do qual pode-se obter inúmeros benefícios, tanto a nível interno, na saúde, quanto a nível externo, nos tratamentos de beleza.

  • DELSIN, Stefânia Duz; CAMPOS, Patrícia MBG. Hair care formulations containing argan oil: development, stability and texture profile. 2015.
  • MATOS, I. O.; DOURADO, D.; PEREIRA, N. P. Prospection of fixed oils from brazilian and african flora in sustainable cosmetology. Visão Acadêmica, v. 16, n. 2, 2015.
  • FRANÇA, Erica Lima Barros; SILVA, Daniel Pereira da. Utilização do argan no setor de cosméticos: uma prospecção tecnológica. Anais do VIII SIMPROD, 2016.