Queda de cabelo na gravidez. Confira as soluções!
Algumas mulheres sofrem com queda de cabelo durante a gravidez. No entanto, esta condição não é muito comum, já que a queda de cabelo costuma ocorrer meses após o parto.
A alta concentração de hormônios durante este ciclo faz com que a queda de cabelo durante a gravidez seja menos provável. Quando a gestação termina os hormônios voltam ao seu estado inicial, por isso, o ciclo capilar volta a se desenvolver com naturalidade.
O ciclo do cabelo
Qualquer cabeleira depende de um mini órgão chamado de folículo pilossebáceo, o qual se transforma e se regenera em um ciclo denominado: ciclo do folículo piloso.
Este ciclo envolve, por outro lado, 3 etapas de crescimento folicular: anágena, telógena e catágena.
Ainda, tais etapas são controladas por diversos fatores de crescimento, hormonais e inibidores.
Substâncias que influenciam no ciclo do folículo piloso
Tanto substâncias internas quanto externas influenciam no complexo ciclo de crescimento, regressão e degeneração do folículo pilo-sebáceo.
No caso das substâncias endógenas, encontram-se os androgênios, estrogênios, hormônios e os fatores de crescimento, prolactina, tiroxina, etc.
Por outro lado, existem substâncias que afetam o ciclo externamente; porém, o corpo as adquire por meio de fármacos.
Entre esses, encontram-se os esteroides anabolizantes, a ciclosporina, retinoides, glicocorticoides, entre outros.
O cabelo em situações normais
Calcula-se que, dos 100.000 a 150.000 fios do couro cabeludo, 85% estão em fase de crescimento (anágena); entre 13-14% estão em fase de queda (telógena) e entre 1-2% estão em fase de repouso (catágena).
Agora, diariamente se desprendem cerca de 100 fios. De fato, a taxa de queda aumenta no final do verão e no início do outono; provavelmente pelos efeitos da radiação e da temperatura.
No entanto, ainda que a queda do cabelo seja normal, é bom se preocupar quando a perda é excessiva; já que é possível que exista algum problema.
Por que ocorre a queda de cabelo durante a gravidez?
De fato, existem diferentes razões para a queda de cabelo durante a gravidez. Uma delas é conhecida como eflúvio telógeno.
Este tipo de alopécia é a mais frequente entre a população, distingue-se pelo desprendimento do cabelo em grandes quantidades somente com o ato de lavar ou pentear os fios.
Entre as causas do eflúvio telógeno figuram a gravidez, doenças com elevação da temperatura corporal (febre); dietas e estresse severo,assim como alguns fármacos.
Assim que, caso seu cabelo esteja caindo durante a gravidez, pode ser um caso de eflúvio telógeno ou algumas das outras causas anteriores.
Pode te interessar: Qual dieta é adequada para a gravidez?
Se o cabelo cair durante a gravidez
Durante a gestação, os fios estão mais fortes e cuidados, e isso faz com que cresçam mais rápido. Tudo isso graças à produção de queratina, ao aumento de estrogênios e progesterona.
Por isso, é pouco provável que ocorre a queda de cabelo durante a gravidez.
De fato, é mais frequente que, depois do parto, o cabelo comece a desprender-se em grandes quantidades durante alguns meses.
Isso tem origem nas mudanças hormonais que ocorrem depois desta etapa.
A saber, a gravidez produz grandes mudanças no organismo da mulher. Uma vez que o bebê nasce, produz-se uma reacomodação a nível físico, emocional e químico.
Agora, se você sofrer com queda de cabelo durante a gravidez, é preciso visitar um especialista; posto que possa estar sendo causada por cargas fortes de estresse, excesso de vitamina A, pílulas contraceptivas, problemas hormonais, entre outras causas, que somente um profissional pode identificar.
Como combater a queda de cabelo durante a gravidez
Uma dieta saudável fornece os nutrientes necessários para manter o cabelo saudável e forte. Para isso, é necessário incluir na dieta alimentos que contenham vitaminas do complexo B; como o frango, o peixe e os cereais integrais.
As vitaminas A e C também são essenciais, assim como a biotina e minerais como o zinco. Mas lembre-se, a gravidez é um período delicado, assim que, as mudanças realizadas, incluindo a dieta, devem ser supervisadas por especialistas.
Por outro lado, sugere-se evitar penteados como os rabos-de-cavalo ou tranças apertadas; uso de secador, chapinha ou utensílios que possam repercutir na queda do cabelo.
É importante não escovar o cabelo quando está molhado; será melhor desembaraçá-lo com pentes largos.
Ainda, é possível usar shampoos que contenham biotina e sílica. Também pode-se aplicar condicionador para desembaraçar facilmente o cabelo e evitar os puxões.
Esperamos que estas informações e conselhos sejam de ajuda. Ter um cabelo forte e saudável está diretamente relacionado com a saúde corporal.
Assim que a melhor maneira de ter um cabelo espetacular é cuidar da saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Herskovitz, I., & Tosti, A. (2013). Feminino Pattern Queda de cabelo. International Journal of Endocrinology and Metabolism.