Suco de cebola para prevenir a queda de cabelo e fazer ele crescer

Quer uma receita com cebola para prevenir a queda de cabelo? Misture uma colher de suco de cebola com uma colher de sopa de suco de limão. Aplique no couro cabeludo fazendo uma passagem e deixe atuar três horas, para por fim, lavar como de costume.

Milhares de pessoas em todo o mundo sofrem de alopecia, ou seja, queda de cabelo. Outras centenas sofrem diariamente com a falta de crescimento do cabelo ou o fato de ser muito fino e quebradiço.

Um bom remédio caseiro para evitar essas situações é o suco de cebola. Saiba mais a respeito em nosso artigo.

Queda e fraqueza do cabelo

Perder entre 50 e 100 fios de cabelo por dia é considerado algo normal, a alopecia se tornou um problema e motivo para consultar um médico para muitas pessoas. São muitos os motivos pelos quais o cabelo cai como, por exemplo, o estresse e a falta de proteínas e vitaminas devido a uma dieta insuficiente.

A queda de cabelo pode afetar a autoestima das pessoas, o que passa a ser um “círculo vicioso”, já que o aumento da preocupação e o surgimento da depressão faz com que mais fios se soltem do couro cabeludo. Existem muitos remédios naturais para evitar a alopecia e o cabelo frágil e quebradiço. Um dos mais eficazes é a cebola.

Cebola para prevenir a queda de cabelo

Esse é um método natural, seguro e eficaz, sem efeitos colaterais (além do cheiro da cebola no cabelo) nem alergias, que permite prevenir a perda de cabelo e, ao mesmo tempo, promover seu crescimento. Isso quer dizer que o cabelo deixará de cair e passará a crescer mais rápido e com mais força.

Não é preciso recorrer a métodos invasivos, custosos ou químicos que danificam a pele do couro cabeludo e deixam o cabelo que ainda resta mais feio.

A cebola é um vegetal com muitas propriedades e, se aplicada com frequência, as “clareiras” causadas pela calvície serão cobertas por fios jovens.

A queda de cabelo se manifesta ao escová-lo

É bom considerar que a cebola não é um elemento milagroso e mágico, e que para obter resultados é preciso buscar tratamento para o que está causando a alopecia. Por isso, é preciso comer de forma mais variada e saudável, tentar acabar com o estresse e as preocupações e descansar o suficiente diariamente.

Muitas pessoas são céticas quanto à eficácia desse remédio caseiro para a queda de cabelo. Porém, vale a pena destacar que diversos estudos científicos já demonstraram que a cebola, mais precisamente seu suco.

Ele é útil para evitar a queda de cabelo, bem como para outros problemas relacionados tais como a caspa ou infecções por leveduras ou por fungos. Algumas pesquisas também afirmam que previne o embranquecimento prematuro do cabelo.

Qual é a causa da eficácia da cebola no crescimento do cabelo?

Isso se dá devido aos seus componentes, mais precisamente ao enxofre, presente em grande quantidade na cebola. Quando aplicamos o suco de cebola no couro cabeludo, melhoramos a circulação sanguínea, portanto, é mais fácil que os fios cresçam. Por sua vez, o enxofre tem a capacidade de melhorar a produção dos tecidos de colágeno, necessários para que o cabelo cresça.

É bom saber que o cabelo cresce desde os folículos pilosos, localizados no couro cabeludo, e que precisa de uma boa irrigação sanguínea para ser mais forte. E se isso parece pouco, a cebola tem propriedades antibacterianas para eliminar fungos e bactérias que vivem no couro cabeludo e que não permitem o crescimento normal do cabelo.

Cabelo na escova

Por outro lado, o suco de cebola evita o afinamento do cabelo, oferecendo-o força e prevenindo rompimentos. Poderá conseguir um volume maravilhoso utilizando esse remédio.

Como usar a cebola para promover o crescimento do cabelo?

Extraia o suco de duas cebolas e aplique no couro cabeludo fazendo massagens. Muito simples! Para isso, descasque duas ou três cebolas e corte-as em rodelas, depois coloque-as no liquidificador. Você também pode optar por ralar as cebolas, qualquer opção que te permita extrair seu sumo é válida.

  • Para aplicar no couro cabeludo você pode fazer diretamente, com a mão, ou embebendo um algodão ou uma gaze e aplicando.

Lembre-se que o cheiro é muito forte, portanto, é recomendável aplicar o remédio caseiro à noite ou nos fins de semana, ou usar uma boa quantidade de perfume ou colônia para anular o aroma.

  • Esse suco deve permanecer durante meia hora em contato com o couro cabeludo. Você pode usar uma touca de banho ou uma sacola para ajudar a substância a penetrar melhor na pele.
  • Depois, enxágue com muita água morna e use um xampu natural, sem químicos. Repita três vezes por semana o tratamento e em dois meses começará a ver os resultados.
Pessoa preparando suco de cebola para prevenir a queda de cabelo

Talvez pareça que oito semanas é muito tempo para que seu cabelo melhore e pare de cair. Porém, esse é um remédio que funciona a longo prazo, não uma solução súbita que deixará logo de apresentar bons resultados.

Portanto, é preferível optar por algo seguro, ainda que tardio, do que chegar rápido ao objetivo, porém manter o efeito por pouco tempo.

Para poder complementar o tratamento, é aconselhável consumir cebola crua em saladas. Alguns misturam o suco de cebola com uma medida de rum, deixam de molho a noite toda e no dia seguinte coam antes de aplicar.

Também é possível usar uma receita sem álcool, misturando o suco de 1/4 de cebola com uma colher de sopa de mel. Aplique no cabelo ou coma pelas manhãs.

Recomendados para você