Dieta de 7 dias contra a retenção de líquidos
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Esta dieta de 7 dias vai revolucionar seu organismo! Muitas pessoas estão acima do peso adequado por culpa da retenção de líquidos, que causa inchaço e mal-estar em determinadas partes do corpo.
Entretanto, a boa notícia é que podemos eliminar o excesso de líquidos com uma alimentação adequada.
Neste artigo apresentamos uma dieta de 7 dias para combater a retenção de líquidos de forma natural, além de obter mais energia e vitalidade. Confira.
O que é a retenção de líquidos?
A retenção de líquidos, também chamada de edema, pode ser uma patologia ou uma dilatação temporal das veias devido a um excesso de calor.
Assim, caso seja uma patologia, pode estar relacionada com questões circulatórias, cardíacas, hepáticas ou renais, nos obrigando assim a procurar um médico para que faça o diagnóstico e tratamento mais oportunos.
Podemos identificá-la porque está relacionada com o ganho de peso sem motivo aparente, com um aumento do volume ou inchaço em determinadas áreas do corpo, como o abdômen, as pernas ou os tornozelos.
Embora nem sempre esteja relacionada com o sobrepeso, o fato é que a obesidade também pode resultar em uma retenção de líquidos.
Dieta de 7 dias
Esta dieta específica de 7 dias para combater a retenção de líquidos nos permitirá notar um grande alívio em uma semana, apesar de ser mais recomendável criar bons hábitos que podemos manter sempre, para não voltarmos a desenvolver o edema depois da dieta.
Essa dieta é excelente para qualquer pessoa, já que se caracteriza por suas propriedades depurativas para melhorar a função dos rins e do fígado.
É muito recomendável realizá-la antes das épocas mais quentes do ano ou em algum momento em que sintamos mais a retenção de líquidos.
Sempre recomendamos procurar um médico antes de realizar qualquer tratamento natural, principalmente para aqueles que sofrem de alguma doença ou estão tomando medicação.
Conselhos gerais
A seguir, compartilharemos alguns conselhos gerais que serão fundamentais durante essa semana:
- Primeiramente, corte por completo o sal de mesa ou refinado de sua alimentação. O substitua por quantidades moderadas de sal marinho, sal do Himalaia ou água do mar.
- Além disso, evite também o consumo de alimentos que já contêm sal, como biscoitos, pães, frutos secos salgados, etc.
- Potencialize o sabor dos pratos com condimentos naturais como especiarias (pimenta caiena, curry, pimentão, etc.), vinagre, suco de limão, ervas aromáticas (manjericão, orégano, tomilho, etc.).
- Por fim, evite consumir açúcar ou alimentos açucarados, já que podem causar mais necessidade de comer doce ou dificultar essa dieta.
Pelas manhãs
Primeiramente, comece o dia bebendo dois copos de água morna ou quente com o suco de meio limão. É muito importante romper o jejum noturno desse modo para ativar o organismo e o funcionamento de cada órgão em particular.
Vinte minutos depois prepare uma vitamina:
Ingredientes
- 1 ramo de salsão
- 1 pera
- 1 rodela de abacaxi fresco
- 1/2 pepino
- Uma pitada de gengibre fresco ou em pó
- 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem (15 g)
- 1 copo de bebida de aveia (200 ml)
Preparo
- Bata bem os ingredientes e, em seguida, tome pequenos goles.
* Quem sente mais fome durante a manhã pode comer, por exemplo, algumas torradas de pão integral com abacate, acompanhadas de um chá verde.
Ao meio dia
Para comer escolha entre as seguintes opções:
Primeiro prato
- Creme de verduras ou saladas
Segundo prato
- Carne
- Peixe
- Legumes
- Ovo
* Todos os pratos podem ser acompanhados por arroz integral como guarnição.
Sobremesa
- Compota de maçã
- Abacaxi fresco
- Gelatina de Ágar-ágar
Quer saber mais? Leia: 5 razões para incluir a gelatina em nossa alimentação
No meio da tarde
No meio da tarde tome uma infusão de cavalinha já que tem propriedades diuréticas e remineralizantes.
Caso sinta fome coma, por exemplo, um iogurte com frutos secos, um pedaço de fruta ou algo similar.
À noite
No jantar não abuse das quantidades, já que isso pode ser um problema, e tente jantar o mais cedo possível. Escolha entre as seguintes opções:
Primeiro prato
- Sopa leve
- Creme de verduras
- Salada
Segundo prato
- Peixe
- Ovo
- Abacate
- Queijo fresco com pouco sal
* Posteriormente você pode acompanhá-los com um pouco de pão ou arroz integral.
Sobremesa
- Maçã
- Pera
- Frutos secos
Por fim, se a dieta funcionar, ao terminar a semana você pode manter alguns destes bons hábitos para prevenir a retenção de líquidos de maneira contínua.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Vallo, S., & Bartsch, G. (2014). Edema. In Urology at a Glance. https://doi.org/10.1007/978-3-642-54859-8_7
- Malhotra, S. K. (2012). Celery. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095688.249
- Vasala, P. A. (2012). Ginger. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.319
- Pinto, J., & Carbajal, Á. (2010). Dieta Equilibrada, Prudente o Saludable. Nutrición y Salud. https://doi.org/10.1177/0886260513479032
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.