Quais são os pontos positivos do iogurte?

O iogurte é um alimento muito completo, principalmente em relação a vitaminas, proteínas e minerais. Portanto, é um alimento ideal para incluir na dieta diária.
Quais são os pontos positivos do iogurte?

Última atualização: 09 Maio, 2021

Você já se perguntou quais são os pontos positivos do iogurte? Se sim, vamos sanar essa questão a seguir. O iogurte é um produto lácteo obtido através da fermentação bacteriana do leite. Embora qualquer tipo de leite possa ser utilizado, a produção atual utiliza predominantemente o leite de vaca.

A fermentação da lactose, que é o nome do açúcar do leite, em ácido lático é o que dá ao iogurte sua textura e sabor tão característicos. Há muitas dúvidas sobre os benefícios do leite de origem animal, de acordo com os últimos estudos que confirmaram seus efeitos não tão positivos para a saúde. Alguns desses efeitos podem ser aumentar a mucosidade e a prisão de ventre, bem como aumentar o desenvolvimento de diferentes alergias.

Durante muito tempo, esse alimento se tornou um produto por excelência em vários países do mundo. E não é apenas consumido sozinho, pois podem ser adicionados outros ingredientes como chocolate, frutas, baunilha ou outros aromatizantes a fim de expandir a variedade de sabores. Ao longo deste artigo, serão explicadas as diferentes propriedades desse alimento e seus benefícios para o organismo.

Propriedades do iogurte

O iogurte tem muitos benefícios e propriedades fundamentais para o organismo, o que o torna um alimento muito completo devido à sua riqueza nutricional.

O iogurte contém fermentos lácticos com bactérias muito benéficas.

Por isso, o iogurte pode ser considerado um alimento essencial no planejamento de uma dieta balanceada. Para incentivar o seu consumo diário, podemos afirmar que 100 gramas desse alimento fornecem as seguintes quantidades de nutrientes:

Deve-se notar que também fornece bactérias benéficas para o corpo conhecidas como probióticos. Foi comprovado que essas bactérias podem influenciar positivamente a saúde intestinal.

Benefícios do iogurte

São muitos os benefícios desse alimento. Dentre eles, podemos citar:

  • Ótima fonte de nutrientes.
  • Alimento fácil de digerir.
  • Benéfico para a microbiota vaginal.
  • Manutenção da microbiota intestinal.

Ótima fonte de nutrientes

É um alimento muito rico em proteínas, vitaminas e minerais. Fornece proteínas de alto valor biológico, as quais nos fornecem todos os aminoácidos essenciais. Devido a esse teor proteico, o iogurte ajuda a acalmar a sensação de apetite de forma eficaz.

É por isso que esse alimento é muito completo. Além disso, ele contém muitas vitaminas e minerais, como mencionamos anteriormente. Entre as primeiras, podemos destacar a vitamina D, que é essencial para a absorção de cálcio, vitamina A e vitaminas do grupo B. Quanto aos minerais, é um alimento rico, principalmente, em cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Manutenção da microbiota intestinal

Alimentos como o iogurte ou o kefir são estimulantes naturais para a saúde da microbiota intestinal.

O iogurte ajuda a manter a microbiota bacteriana do intestino em boas condições, graças ao alto teor de bactérias e leveduras utilizadas na fermentação láctica.

Esses microrganismos, do gênero Bifidobacterium entre outros, nos ajudam a regular o trânsito intestinal e evitar a colonização de outros microrganismos causadores de doenças. Dessa forma, podemos usar ou iogurte como probiótico para restaurar a microbiota no consumo de antibióticos.

Por sua vez, conforme destacado pela revista médica Alimentary Pharmacology & Therapeutics, as bifidobactérias ajudam a promover o bem-estar sistema digestivo e podem contribuir para o controle dos sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).

Alimento fácil de digerir

Ao contrário do leite, o iogurte é um alimento que tem uma lactose parcialmente digerida. Isso o torna um produto muito mais fácil de digerir, principalmente quando comparado ao leite. Este estudo publicado em Journal of Applied Microbiology afirma que as bactérias probióticas, como as que estão presentes nesse alimento, melhoram a digestão da lactose e aliviam os sintomas dos intolerantes a essa substância.

Benéfico para a microbiota vaginal

Uma boa manutenção da microbiota vaginal é essencial para a prevenção de infecções tanto fúngicas quanto causadas por leveduras. Nesse sentido, o iogurte é um alimento muito benéfico para nutrir e cuidar da flora vaginal.

Essa propriedade se deve ao seu teor de bactérias vivas, que são profiláticas, ou seja, fortalecem o sistema imunológico do indivíduo e enriquecem a microbiota.

Iogurte, um alimento benéfico

Apesar da diversidade de opiniões em relação ao consumo de leite, os especialistas são unânimes na hora de classificar o iogurte como um produto recomendado e essencial. Por esse motivo, deve ser introduzido na dieta regular.

Pode interessar a você...
Combata o mau hálito com iogurte natural
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Combata o mau hálito com iogurte natural

Além de neutralizar o ácido sulfídrico para evitar a halitose, recomendamos que combata o mau hálito com iogurte natural. Saiba mais no artigo a se...



  • Wilkins T, Sequoia J. Probiotics for Gastrointestinal Conditions: A Summary of the Evidence. Am Fam Physician. 2017 Aug 1;96(3):170-178.
  • He T, Priebe MG, Zhong Y, Huang C, Harmsen HJ, Raangs GC, Antoine JM, Welling GW, Vonk RJ. Effects of yogurt and bifidobacteria supplementation on the colonic microbiota in lactose-intolerant subjects. J Appl Microbiol. 2008 Feb;104(2):595-604.
  • Filippini T, Violi F, D’Amico R, Vinceti M. The effect of potassium supplementation on blood pressure in hypertensive subjects: A systematic review and meta-analysis. Int J Cardiol. 2017 Mar 1;230:127-135