Quer conservar melhor os alimentos? Aprenda como aumentar sua vida útil
Em seguida, compartilharemos alguns truques fáceis para que nossos leitores possam economizar e, ainda, contribuir para o bem-estar geral do planeta, preservando os alimentos por mais tempo.
Quer conferir? Então continue conosco.
1. Como conservar cebolas
A cebola pode durar até duas semanas fora da geladeira, desde que não esteja aberta ou descascada. Conserve-a num local seco e arejado, livre de umidade.
Mas poucas pessoas sabem que é possível congelar cebolas para que durem mais tempo. Para isso, descasque-as, corte-as em pequenos cubos e guarde num recipiente hermeticamente fechado, no congelador. Quando quiser utilizá-las, separe a porção necessária, espere descongelar e use normalmente.
2. Como fazer os morangos durarem mais
Os morangos são frutas doces e, a casca é tão delicada, que não duram mais do que alguns dias, mesmo na geladeira. Para evitar que estraguem em tão pouco tempo, siga estas dicas:
- Primeiramente, prepare uma mistura de uma parte de vinagre com 10 partes de água, e borrife sobre os morangos. Em seguida, retire o excesso de água das frutas usando papel toalha.
- Se os morangos estiverem maduros demais, você pode transformá-los em polpa e guardá-los no congelador, para preparar doces e geleias.
Leia também: Benefícios que os morangos oferecem à saúde
3. Manteiga para preservar queijos
Quando comprar queijo e quiser conservá-lo por mais tempo, prefira as peças inteiras, que duram mais. Mas antes de guardá-lo na geladeira, besunte seus lados com manteiga fresca e guarde o queijo num recipiente hermético, para que não se contamine. A manteiga evitará que o alimento resseque.
4. Como conservar bananas
Doces, macias e repletas de vitaminas, as bananas são uma fruta valorizada por todos. Mas um problema que apresentam é que tendem a amadurecer rápido demais. Saiba como fazê-las durar um pouco mais:
- Primeiramente, envolva o talo do cacho de bananas com filme plástico, como na imagem acima. Cubra bem a extremidade das bananas.
- Se já estiverem muito maduras, experimente cortá-las em rodelas ou cubinhos e preparar um doce simples: adicione um pouco de açúcar, suco de limão e água e, em seguida, leve ao fogo. Se quiser, pode incluir um pau de canela para dar sabor.
5. Como conservar maçãs
As maçãs podem durar muito tempo guardadas na geladeira dentro de um saco de papel, longe da umidade. Mas, uma vez cortadas ou descascadas, oxidam rapidamente. Para evitar que isso aconteça, confira as dicas:
- Coloque o pedaço de maçã cortado em um recipiente com água e limão, para evitar que escureça.
- Se as maçãs estiverem muito maduras, prepare uma geleia simples: corte as maçãs em cubinhos, junte o suco de um limão e açúcar. Leve ao fogo até q1ue as maçãs amoleçam. Se for necessário, adicione um pouco de água durante o processo de cozimento.
6. Como conservar o abacate
O abacate, assim como as bananas e maçãs, são frutas que se oxidam rapidamente quando a polpa entra em contato com o ar, ficando escuras e inadequadas para consumo.
Para conservar a fruta aberta por mais tempo, siga as dicas:
- Pressione filme plástico sobre toda a superfície da polpa aberta do abacate, eliminando bolhas de ar e vedando bem. Depois, ponha na geladeira.
- A mesma técnica pode ser usada para cremes feitos com abacate, como o guacamole. Esse antepasto escurece e estraga muito rápido, mas pode ser conservado por mais tempo com a técnica do filme plástico.
Não deixe de ler: 5 receitas com abacate deliciosas, nutritivas e fáceis
7. Ervas aromáticas
Esta técnica é bastante conhecida para armazenar por mais tempo ervas aromáticas, como o alecrim e o orégano fresco. Também serve para o manjericão.
Primeiramente, pique bem as ervas e coloque-as em bandejas de gelo secas. Em seguida, preencha os cubículos com azeite extra virgem. Por fim, leve ao congelador e use as pedras nas suas receitas de pratos salgados.
Como evitar o desperdício de alimentos
Além dos truques acima, você também pode tomar nota de algumas sugestões para conservar melhor os alimentos no dia a dia:
- Mantenha um “inventário” do que há na sua geladeira e despensa. Saber o que realmente está em falta e em que quantidade, poderá servir de guia durante as compras.
- Nunca vá ao mercado com fome. Além de ser desconfortável, a sensação de fome nos faz comprar alimentos desnecessários e em quantidades muito superiores às necessárias.
- Por fim, mantenha a geladeira e a despensa bem limpas, livres de umidade e de insetos. Vistorie a geladeira e a fruteira diariamente para saber se há alguns alimentos estragados que possam comprometer o que está ao redor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
VALSECHI, O. A. (2006). Microbiologia dos alimentos. Universidade federal de São Carlos Centro de Ciências Agrárias, departamento de tecnologia agroindustrial e socioeconomia rural. Araras, São Paulo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.