7 benefícios psicológicos de fazer exercícios físicos
A maioria das pessoas vai para a academia ou começa a fazer algum tipo de exercício para melhorar sua aparência física. Mas… e se dissermos a você que o exercício físico também é bom para a sua mente? Hoje, descobriremos alguns dos benefícios psicológicos que essa prática oferece.
Convidamos você a ler: Os seis melhores exercícios para combater o estresse no dia a dia
Os benefícios psicológicos de fazer exercícios físicos
Sim, ainda que não acredite, fazer exercícios físicos pode ter vários benefícios psicológicos, como melhorar sua memória, aliviar o estresse, a ansiedade ou favorecer o aprendizado.
No entanto, há muitos mais benefícios desconhecidos, ou nem tanto, que o exercício físico pode proporcionar.
Hoje, abordaremos apenas 7 desses benefícios psicológicos, ainda que saibamos que se podem agregar muitos mais.
Você se lembra de mais algum? Se sim, compartilhe conosco qual ou quais mereciam estar nesta lista.
1. Torna você mais feliz
Quando realizamos exercícios físicos, liberamos endorfinas que nos permitem nos sentir eufóricos e cheios de felicidade. É por isso que o exercício é muito recomendado para as pessoas que sofrem com a depressão.
Da mesma forma, se você tiver problema com o estresse ou a ansiedade, o exercício pode ajudá-lo a liberar a tensão que desgasta tanto seu corpo quanto sua mente. Assim, poderá relaxar, dormir melhor e ser muito mais produtivo em sua vida diária.
2. Melhora a autoestima
Não perca: Autoestima baixa: quando seu inimigo é você mesmo
Fazer exercícios lhe permitirá ter uma imagem positiva de si mesmo e comer de maneira muito mais saudável. Isso será uma injeção de autoestima que fará com que você se valorize muito mais.
Se você tiver problemas para se aceitar, faça exercícios! Ajudará você a ter uma autoimagem positiva e a se sentir melhor. Além disso, lhe permitirá projetar a melhor versão de si mesmo para os outros.
3. Melhora suas relações sociais
Ter uma melhor percepção de si mesmo, se sentir feliz e satisfeito, se valorizar, fará com que suas relações sociais melhorem. Como você terá uma maior autoconfiança, isso fará com que você se dirija aos outros de maneira mais profunda e fácil.
Além disso, você se animará a participar de atividades guiadas, esportes em grupo ou a começar uma conversa com alguém desconhecido, apenas porque se sente bem e sociável.
Isso fará com que você se sinta muito melhor e positivo.
4. Previne a deterioração cognitiva
Se você se preocupar com as doenças degenerativas, como o Alzheimer, deve saber que o exercício físico pode ajudá-lo a preveni-las.
Isso porque, entre as idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, deve-se aproveitar para praticar exercícios de forma regular. No futuro, você agradecerá por isso.
5. Ajuda a controlar vícios
Se você tiver algum vício, como o álcool, o cigarro ou outros, precisa saber que o exercício físico pode ajudá-lo a controlá-los e, em certos casos, você até conseguirá eliminá-los por completo.
Leia: Fluir: um enfoque maravilhoso para combater o estresse
Como faz isso?
O vício tem muito a ver com o hormônio dopamina, que também é liberado quando fazemos exercícios. Por isso, é muito eficaz para controlar um vício.
6. Benefícios psicológicos do exercício: melhora a sua memória
O exercício aumenta a produção de células do hipocampo, responsáveis pela memória e aprendizado. Graças a isso, sua memória melhora, permitindo aprender ou lembrar de coisas de maneira muito mais eficaz.
A vida sedentária não faz bem para a sua memória.
7. Você será muito mais produtivo
Podemos pensar que fazer exercícios pode nos deixar muito mais cansados e que, como consequência, renderemos menos em nosso trabalho ou nas atividades que temos que realizar.
Mas isso está distante da realidade.
Fazer exercícios trará muito mais energia porque, ainda que você não acredite, permitirá se manter ativo durante o dia todo. Assim, você evitará momentos de fadiga e falta de atenção no trabalho.
Você tem uma vida sedentária? Pratica exercícios regularmente? Esses são alguns dos benefícios psicológicos que fazer exercícios físicos pode lhe proporcionar.
Se você se sentir mal, se não for produtivo, reflita se praticar exercícios pode melhorar tudo isso. Às vezes, algo tão simples como se movimentar pode ser a solução para muitos de nossos problemas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ströhle, A. (2009). Physical activity, exercise, depression and anxiety disorders. Journal of Neural Transmission. https://doi.org/10.1007/s00702-008-0092-x
- Penedo, F. J., & Dahn, J. R. (2005). Exercise and well-being: A review of mental and physical health benefits associated with physical activity. Current Opinion in Psychiatry. https://doi.org/10.1097/00001504-200503000-00013
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.