Você sabe como são feitos os nuggets de frango?
Nos anúncios publicitários os mostram bem dourados e crocantes, parecendo uma verdadeira tentação, mas você sabe do que são feitos os nuggets de frango? Neste artigo você irá descobrir, e então decidir se quer continuar comendo-os ou não.
Certamente você conhece essa comida que pode ser adquirida em redes de fast food ou em versões congeladas para fritar em casa. Sua imagem deliciosa faz com que fiquemos com água na boca para comer mais de um.
Acreditamos que se trata de um alimento mais saudável para nossos filhos, e se o médico recomendou evitar carnes vermelhas por causa do colesterol, pensamos que os nuggets são uma boa opção que não elevará nosso nível de triglicérides.
Pensemos por um instante antes de escolher este item nas redes de fast food ou prepará-lo como uma alternativa rápida quando não sabemos o que fazer para o jantar ou o que levar de lanche para o trabalho ou escola.
Como são feitos os nuggets de frango?
Costumamos comê-los como uma alternativa aos hambúrgueres. No entanto, o recheio com o qual são feitos os deliciosos nuggets de frango parece um iogurte de morango congelado, ou uma goma de mascar gigante.
Na realidade, é uma pasta cor de rosa, consequência da trituração dos frangos inteiros separados mecanicamente. É isso que o americano Michael Kindt revela em seu blog, Early Onset of the Night.
Mas o assunto não termina aqui. A massa que resulta desta técnica está cheia de bactérias. Então, o que fazem para eliminá-las? Lavam-na com amônia. Solução simples e repugnante ao mesmo tempo.
Mas claro, se o processo acabasse aí perceberíamos quando abríssemos um destes lanches. Por isso, usam cobre com aromatizantes e corantes artificiais para ocultar o sabor e o odor deste desinfetante químico.
Se pararmos para pensar, também há uma grande quantidade desses aditivos em outros alimentos que estamos acostumados a consumir diariamente.
Leia também: Como fazer nuggets vegetarianos: 3 receitas
O reconhecido chefe Jamie Oliver foi o encarregado de conhecer o processo de elaboração dos tão famosos nuggets de frango, no seu programa de televisão chamado Food Revolution, transmitido pelo canal ABC.
Ele fez sua própria demonstração do processo, com o objetivo de que os pais parem de dar este alimento a seus filhos. No entanto, não obteve o êxito esperado.
Mais tarde, o canal NatGeo retransmitiu a maneira como os alimentos eram processados usando a técnica da “separação mecânica“. Também explicou um pouco mais sobre a produção dos nuggets de frango.
Investigação do Huffington Post sobre a “comida falsa”
O título do artigo publicado por este jornal reconhecido a nível internacional é “Comida falsa. É isso que chamam de frango?”.
Nele, difundiu-se a informação de que os nuggets não têm somente carne de ave. Deveria ser a única, porém também foram identificadas vísceras, ossos triturados, gorduras, veias, nervos, cartilagens e cerca de 30 aditivos.
Menos de 50% da sua composição é de frango, a outra parte é formada por restos e misturas.
“Quando pedimos fast food, temos consciência de que não é saudável, mas esperamos que pelo menos se trate de comida. Frango é frango e a carne não?” É assim que começa o artigo do Huffington Post.
Esse jornal realizou uma série de estudos sobre “comida falsa”. No caso dos nuggets, somente a metade é verdadeiramente carne (ainda que processada de forma não muito saudável). O restante possui cerca de 30 ingredientes adicionados, entre eles o sulfato de alumínio.
O American Journal of Medicine comparou os nuggets oferecidos em duas cadeias de fast food (sem dizer quais eram, embora possamos deduzir).
Tinham somente 50% de carne de frango, sendo o resto uma mistura de cartilagens, nervos, ossos triturados, veias e gordura.
Segundo o Dr. Richard D. deShazo, do Centro Médico da Universidade de Mississipi, “As empresas escolheram usar uma mistura artificial que combina partes do frango em vez da carne com pouca gordura. Untam esta mistura com manteiga, fritam-na e continuam falando que se trata de frango”.
Como de fato são feitos os nuggets de frango
“É um produto à base de frango, mas também contém muitas calorias, sal, açúcar e gorduras. Por isso, não é nem um pouco saudável”.
O Dr. David Katz, da Universidade de Yale, disse que esta mistura pode causar muitos danos, ainda que não existam muitos resultados de estudos realizados.
Os nuggets de frango, apesar de saborosos, escondem uma formulação que desafia qualquer um a continuar consumindo-os.
No entanto, somente o fato de sabermos que se processam vasos sanguíneos, ossos triturados e nervos não faz com que as pessoas parem de consumi-lo, temos também que conhecer quais são os aditivos usados para dar ao alimento consistência e sabor de frango.
Dessa forma, o problema principal dos nuggets de frango não são as partes do animal, mas sim os conservantes e aditivos químicos que são adicionados a ele.
Voltando ao estudo feito pelo Huffington Post, foi encontrado em um pedaço de frango frito, um antiespumante chamado dimetilpolissiloxano, presente nos anticongelantes dos carros.
Conheça: Os 12 tóxicos mais temidos em alimentos processados
Ainda não foi declarado que esses aditivos sejam prejudiciais, mas também não afirmam que são benéficos.
Outro fabricante deste prato de fast food adicionou glutamato monossódico, associado a dores de cabeça e suor excessivo.
Em todos os casos, o produto tem uma boa quantidade de dextrose, um açúcar adicionado. Além disso, dez unidades contêm 900 mg de sódio antes de serem fritas, muito acima da dose diária recomendada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bhosale, S. S., Biswas, A. K., Sahoo, J., Chatli, M. K., Sharma, D. K., & Sikka, S. S. (2011). Quality evaluation of functional chicken nuggets incorporated with ground carrot and mashed sweet potato. Food Science and Technology International. https://doi.org/10.1177/1082013210382339
- Bonato, P., Perlo, F., Teira, G., Fabre, R., & Kueider, S. (2005). Características texturales de nuggets de pollo elaborados con carne de ave mecánicamente recuperada en reemplazo de carne manualmente deshuesada. Ciencia, Docencia y Tecnología.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.