Benefícios de comer pipoca
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Você sabia que a pipoca de milho oferece grandes benefícios para o nosso organismo?
Geralmente consumimos pipocas somente quando vamos ao cinema ou nos sentamos no sofá da sala para ver algum filme, sem saber que se comermos mais desse delicioso alimento, daremos ao nosso corpo uma grande quantidade de benefícios para a saúde.
Os benefícios de comer pipoca derivam-se principalmente de seu impressionante conteúdo de fibras, compostos fenólicos, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio.
Leia também: Sucos antioxidantes: poderosos aliados
A pipoca é boa para a digestão
Sendo as pipocas de milho um grão integral natural, elas contêm toda a fibra do farelo, sem mencionar os minerais, vitaminas do complexo B e a vitamina E.
Seu alto teor de fibras mantém seu corpo “regular”, o que significa que suas fezes se movem rapidamente e sem problemas através do trato digestivo, evitando a prisão de ventre e mantendo seu sistema digestivo saudável.
Níveis de colesterol baixos
Outro dos benefícios de comer pipocas é que elas contêm o tipo de fibra que pode retirar o excesso de colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e das artérias, o que reduz os níveis de colesterol total e reduz as possibilidades de doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, ataques cardíacos e AVCs.
Isso, por outro lado, reduz a pressão sobre o sistema cardíaco, já que o coração não tem que trabalhar tão duro para mover o sangue através dos vasos e artérias obstruídas.
Reduzem o açúcar no sangue
Quando o corpo tem uma ampla quantidade de fibras à disposição, ele regula os níveis de açúcar no sangue e de insulina melhor do que no caso das pessoas com baixos níveis de fibras.
A regulação do açúcar no sangue é uma importante vantagem para os pacientes diabéticos, por isso as pipocas são uma recomendação caso você sofra com a doença.
Previnem o câncer
Nos últimos anos os pesquisadores se surpreenderam ao encontrar uma quantidade incrivelmente grande de antioxidantes nas pipocas de milho. Estas contêm grandes quantidade de compostos polifenólicos, um dos mais poderosos antioxidantes.
Na verdade, pesquisas demonstraram que o consumo de pipoca de milho pode fazer mais pelo potencial antioxidante de seu corpo que uma dose diária de frutas e verduras!
Os antioxidantes são os agentes defensivos de grande alcance que limpam e eliminam os radicais livres, os subprodutos do metabolismo celular que estão associados com uma variedade de doenças no corpo, em particular o câncer.
Antienvelhecimento
Os radicais livres também estão estritamente vinculados com os sintomas relacionados ao envelhecimento, como as rugas, manchas da idade, degeneração macular e cegueira, fraqueza muscular, deterioração cognitiva, osteoporose, o Alzheimer, demência, perda de cabelo e muito mais.
As pipocas de milho nos mantêm saudáveis e felizes até mesmo com a chegada da velhice, graças aos poderosos antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres.
Perda de peso
Uma xícara normal de pipoca contém somente 30 calorias, que é aproximadamente 5 vezes menos que a mesma quantidade de batatas fritas gordurosas.
Além disso, o conteúdo de fibras nas pipocas promove saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina.
Nota importante: Os benefícios de comer pipoca estão vinculados a consumir este alimento sozinho, ou seja, sem colocar sal, manteiga ou outros aromas ou ingredientes.
O calor é suficiente para fazer as pipocas, por isso evite seu cozimento com azeite de oliva ou outros óleos vegetais, já que podem afetar seu conteúdo de polifenóis.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dietary fiber: essential for a healthy diet. (2022). Clinica Mayo. Consultado el 3 de marzo de 2023. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/fiber/art-20043983
- Fiber. (2022): Harvard School of Public Health. Consultado el 3 de marzo de 2023. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/carbohydrates/fiber/
- Nguyen, V., Cooper, L., et al. (2012). Popcorn is more satiating than potato chips in normal-weight adults. Nutrition Journal, 11: 71. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3502142/
- Reynolds, A. N., Akerman, A., et al. (2022). Dietary fiber in hypertension and cardiovascular disease management: systematic review and meta-analyses. BMC Medicine. 20 (139). https://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12916-022-02328-x
- Reynolds, A. N., Akerman, A., et al. (2020). Dietary fiber and whole grain in diabetes management: systematic review and meta-analyses. PLos Medicine. 17 (3): e1003053. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32142510/
- Sheng, S., Li, T., et al. (2018). Corn phytochemicals and their health benefits. Food Science and Human Wellness. 7 (3): 185-195. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2213453018301009
- Snacks, popcorn, air-popped. (2019). U. S. Department of Agriculture. Consulado el 3 de marzo de 2023. https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/167959/nutrients
- Threapleton, D. E., Greenwood, D. C., et al. (2013). Dietary fibre intake and risk of cardiovascular disease: Systematic review and meta-analysis. BMJ. 347. https://www.bmj.com/content/347/bmj.f6879
- Threapleton, D. E., Greenwood, D. C., et al. (2013). Dietary fiber intake and diabetes risk: a systematic review and meta-analysis of the Nutrition Society. Proceedings of the Nutrition Society. 72 (OCE4): 15-18. https://www.cambridge.org/core/journals/proceedings-of-the-nutrition-society/article/dietary-fibre-intake-and-diabetes-risk-a-systematic-review-and-metaanalysis-of-prospective-studies/9F300CA2CE7DD40C493D014C5B142BD5
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.