Roberto Justus é diagnosticado com câncer de bexiga: “Tive uma crise de choro” disse ele após conhecer o diagnóstico
O empresário Roberto Justus, de 67 anos, contou que levou um susto ao ser diagnosticado com um câncer na bexiga, mas que conseguiu reagir rápido para enfrentar a doença.
Ele usou seu perfil no Instagram para revelar que foi diagnosticado com câncer de bexiga. No vídeo postado, o empresário contou que um tumor maligno foi identificado precocemente em exames anuais de rotina e que fará sessões de quimioterapia de maneira preventiva.
“Durante um check-up que eu faço rigorosamente em dia, todos os anos, eu descobri um divertículo na bexiga, um cisto que tinha uma coisa sólida dentro. Dr. Gustavo Caserta Lemos, meu urologista, aliás, médico fantástico, resolveu que tínhamos que operar imediatamente que podia ser um tumor maligno” disse.
Além disso, ele contou que a operação confirmaria se o tumor era maligno e, de fato, era. Mas ressaltou a importância do tratamento e do diagnóstico no tempo certo.
Eu tinha um câncer de bexiga invasivo, só que foi tirado a tempo porque eu peguei em um exame. E porque quando a gente trata de um assunto precocemente, o câncer não é uma sentença de morte para ninguém. 70, 80% dos casos de câncer precocemente tratados têm cura, é só você pesquisar” comenta.
O empresário também fez questão de incentivar exames preventivos entre seus seguidores:
“Faça um check-up regular, principalmente aqueles que já passaram dos 40 anos de idade. Essa força física que eu tenho, essa determinação que eu tenho, vão ser muito importantes aliados para mim, para eu me livrar desse problema”, contou.
Ele explicou que apesar de já ter removido o tumor, precisará passar por quimioterapia.
“O Dr. Fernando Maluf disse que eu vou fazer um tratamento preventivo para evitar que alguma célula cancerígena tenha escapado pro meu organismo. Fiz ontem um exame geral e não apareceu nada, estou limpo. Porém, pode ter escapado do exame. Então vou fazer uma quimioterapia preventiva durante 12 semanas, apenas oito sessões. Isso é muito importante pra eliminar qualquer risco e poder garantir uma cura duradoura”, detalhou.
“Essa quimioterapia pode ter alguns efeitos colaterais, o que é normal, e eu vou enfrentar todos eles. Cabelo pode cair, mas a prioridade da vaidade neste momento vai lá longe, não importa nem um pouco”, afirmou ele.
“Esse é um período curto perto da vida toda e perto de tudo o que eu ainda quero ter na minha frente. Então vaidade zero, sem problema nenhum se cair o cabelo, estou tranquilo. Agora a prioridade é buscar a minha saúde e garantir que eu tenha muito tempo ainda ao lado da minha família, dos meus filhos, da minha esposa e de todos os que eu amo tanto”, finalizou.
Como podemos prevenir o câncer de bexiga?
Não existem maneiras conhecidas para prevenir o câncer de bexiga, mas o risco de muitos tipos de cânceres pode ser reduzido com simples mudanças no estilo de vida, por exemplo:
- Não fumar. O fumo é, de fato, o responsável por quase metade dos casos de câncer de bexiga entre homens e mulheres.
- Limitar a exposição a substâncias químicas ocupacionais. Pessoas ocupacionalmente expostas a determinados produtos químicos podem ter um risco aumentado de câncer de bexiga. As indústrias onde esses produtos químicos são comumente utilizados incluem os fabricantes de borracha, couro, materiais de impressão, têxteis e produtos de pintura. Alguns produtos químicos encontrados em determinados corantes capilares também podem aumentar o risco, por isso é importante que cabeleireiros expostos a esses produtos sigam regras de segurança de exposição ocupacional. Algumas pesquisas sugerem que a exposição ao vapor do diesel ocupacional também pode aumentar o risco de câncer de bexiga.
- Beber bastante líquido. Existem algumas evidências de que beber muito líquido, principalmente água, pode reduzir o risco de câncer de bexiga.
- Comer frutas e vegetais. Sem dúvida, uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir contra o câncer de bexiga.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.