Para dias nublados, um guarda-chuva de cores!
Para dias nublados, um guarda-chuva colorido. A verdade é que às vezes não sabemos exatamente porquê, mas um dia cinza é seguido por outro mais escuro. E em seguida outro ainda mais, até formar uma cadeia estranha de mau tempo, onde é difícil levantar a cabeça.
É algo normal. Acredite ou não, você não é o único que sente mal-estar ou que percebe que as coisas não estão bem.
Passamos por dificuldade ou angústia pessoal nos quais, por mais alto que esteja o sol, não parece brilhar para nós.
Em algumas ocasiões sequer é necessário que tenha acontecido algo ruim. Trata-se mais de uma apatia lenta, profunda e de um incômodo mal estar que nos faz perder o ânimo e inclusive as esperanças.
Para esses dias, não duvide, busque um guarda-chuva colorido. São escudos invisíveis que permitirão a você se proteger de pessoas tóxicas, de pensamentos negativos, de medos e preocupações. Anime-se a abri-lo todos os dias. Explicaremos como.
Nosso guarda-chuva emocional e o vento da felicidade
O guarda-chuva emocional corresponde a barreiras intransponíveis que protegem nossa autoestima e que, dessa forma, enchem as emoções cinzas e apagadas de calor.
Um aspecto a considerar é que todos temos direito de ter nossos dias escuros. Abraçar nossos “demônios” e conhecer nossos medos é, sem dúvida, terapêutico: permite que nos conheçamos melhor.
Leia também: Nunca é tarde para perceber que você merece algo melhor
Agora, logo após ter chegado ao fundo, levantar-se é uma obrigação, e é possível fazê-lo se tomar impulso com forças renovadas, com sonhos mais intensos. Lembre-se: o dia em que você se levanta sem um sonho, é um dia perdido.
Martin Seligman é um célebre psicólogo que representa essa interessante corrente da psicologia positiva. É, sem dúvida, curioso analisar sua trajetória profissional. Uma vez que durante um tempo ele foi referência na área da depressão, cunhando termos tão importantes como “desemparo aprendido”.
Pouco a pouco ele se deu conta de que a maioria das áreas da psicologia estavam orientadas ao campo da doença ou de dimensões mais complexas relacionadas com as emoções negativas.Entretanto, até o momento, ninguém havia se preocupado em nos ensinar a “ser felizes“, a abrir nosso guarda-chuva de cores para nos deixarmos levar pelo vento da felicidade, livres das tormentas escuras.
Descubra também: 5 pilares essenciais para nos curarmos como mulheres
Desde então, graças a livros como A autêntica felicidade ou Otimismo aprendido, nos ofereceu maravilhosas estratégias para ser um pouco mais ágeis na hora de propiciar esse bem-estar, essa energia vital baseada na superação e na alegria.
Explicaremos agora quais são os 5 passos, segundo Seligman, para construir nossa felicidade, para abrir o guarda-chuva de cores. A técnica se chama “PERMA” e corresponde com cada uma dessas chaves.
P (Positive Emotions): Emoções positivas
Para maiores emoções positivas, maior felicidade. Parece, sem dúvidas, uma regra muito evidente, mas… como conseguir?
- Mude seu pensamento e criará uma nova emoção.
- Comece pelas coisas básicas, as mais elementares. Algo tão básico como se levantar da cama pensando que hoje será um bom dia, pode ser muito adequado.
- Outras propostas seriam, por exemplo, “não vou deixar que o que essa pessoa diga me afete” ou “hoje vou cuidar de mim e me priorizar”.
E (Engagement): Envolvimento
Aqui Martin Seligman nos propõe o seguinte: ser capazes de nos envolver de forma positiva em cada atividade do dia a dia.
Tente fazê-lo, ainda que suas tarefas sejam rotineiras e chatas, tente ver as obrigações com outra cor, com outra perspectiva.
R (Relationship): Relações
Nossas relações no dia a dia podem ser, por um lado, o foco de maior felicidade ou, ao contrário, o que mais nos traz dor de cabeça.
Mais uma vez, abra seu guarda-chuva colorido para se manter protegido frente a quem quer trazer preocupações, problemas ou angústias. Afaste-as. Depois, dê as mãos àquelas que enriquecem sua vida de verdade, que dão luz e felicidade.
M (Meaning): Significado
Essa é uma dimensão mais complexa, porém mais fácil de entender. Trata-se de se envolver em algo que nos ofereça um sentido, um valor, uma utilidade.
Sentirmo-nos úteis ao mesmo tempo que cômodos e apaixonados com determinados projetos ou pessoas, faz com que nosso bem-estar floresça mais a cada dia.
Procure algo que o motive, que o apaixone, que faça você se sentir bem consigo mesmo ao mesmo tempo que útil.
A (Accomplishment): Realização
Sentir que somos capazes de atingir nossos objetivos, que somos ágeis, que nossos esforços têm recompensas, configuram as realizações que também nos oferecem felicidade.
A chave está em ser constantes, em não perder o ânimo e nem a esperança, em dançar cada dia de nossas vidas com esse guarda-chuva colorido que nos protege dos dias nublados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- SALDAÑA, Omar et al. University Students’ Strengths Associated with an Optimal Academic and Professional Performance. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 141, p. 30-34, 2014.
- VERA POSECK, Beatriz. Psicología positiva: una nueva forma de entender la psicología. Papeles del psicólogo, v. 27, n. 1, 2006.
- SELIGMAN, Martin EP; CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Positive psychology: An introduction. American Psychological Association, 2000.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.