"Millennials" vs Geração Z, quais são as suas diferenças?
Embora todos pareçam jovens, os millennials e os membros da Geração Z têm diferenças que vão além da data de nascimento. A forma como compram, interagem com as marcas, usam o dinheiro ou vivem o dia a dia contrasta entre um grupo e outro.
Embora as diferenças entre gerações possam parecer dados anedóticos, são informações muito valiosas para empresas de marketing. Saber o que é importante para cada grupo os ajuda a direcionar a sua publicidade e a concentrar as suas estratégias para alcançar cada pessoa de forma eficaz.
Confira as principais características das gerações Y e Z e descubra a que grupo você pertence.
Geração Y ou Z dependendo das datas
O contexto histórico e as tecnologias desempenham um papel fundamental na delimitação das gerações. Dependendo da época de nascimento de cada pessoa, elas podem ser incluídas em um determinado grupo, neste caso, a geração Y ou Z.
Millennials ou geração Y
Considera-se que a geração Y, também conhecida como millennials, abrange o período de 1981 a 1996. Atualmente, eles têm entre 29 e 44 anos.
São pessoas que vivenciaram a transição para a era digital na juventude, sendo as primeiras a mergulhar na tecnologia contemporânea. De qualquer forma, durante sua infância, nem a internet, nem as redes sociais, nem os smartphones eram populares.
Geração Z
A Geração Z, também conhecida como centennials, são aquelas pessoas nascidas entre 1997 e 2010. Nos nossos tempos, têm entre 28 e 15 anos.
A principal característica desta geração é que são pessoas que, desde o início da vida, tiveram acesso a tecnologias modernas. Consideram-se nativos digitais, ou seja, nasceram e cresceram num ambiente digitalizado com acesso precoce a dispositivos móveis e redes sociais.
7 diferenças entre a geração Y e a geração Z
Os millennials e a Geração Z hoje coexistem no grupo considerado jovens e primeiros adultos. Embora ambos os grupos se fundam e coexistam diariamente, existem diferenças marcantes entre eles e estas são as mais perceptíveis.
1. Como eles encaram a vida
A forma de ver o mundo, enfrentar desafios e orientar decisões varia entre millennials e centennials.
A Geração Y tende a aproveitar a vida e buscar experiências memoráveis. São pessoas otimistas, que cresceram durante um boom econômico e cujos pais muitas vezes facilitaram muito o seu caminho.
Com a mentalidade de “só se vive uma vez”, eles estão dispostos a correr riscos e se aventurar em novas situações para se sentirem vivos. Estudos indicam que eles valorizam mais as experiências do que as posses.
Por outro lado, os centennials são mais práticos e orientados para a ação. Têm um forte desejo de mudar o mundo em que vivem; e não apenas sonham com isso, mas também confiam na sua capacidade de alcançá-lo.
Estes jovens cresceram durante uma recessão econômica, por isso são pragmáticos e conscientes da importância do valor a longo prazo e dos investimentos inteligentes. Eles acreditam que merecem mais do que têm, têm muita confiança e esperam que os outros os levem a sério e os ajudem a alcançar seus objetivos.
2. O papel das novas tecnologias
As novas tecnologias tiveram um impacto significativo nas gerações Y e Z, embora a sua percepção e relação possam variar. Enquanto para a geração Y algumas tecnologias podem ser consideradas novas ou inovadoras, para a geração Z elas fazem parte do seu dia a dia.
Ambas as gerações apresentam uma notável dependência dos dispositivos móveis, o que as torna destinatárias de publicidade e serviços em plataformas digitais.
A geração Y é frequentemente atraída por novas tecnologias e está disposta a adotá-las rapidamente. Eles podem demonstrar fascínio por tecnologias futuras, como realidade aumentada ou assistentes com inteligência artificial.
Esta abordagem não existe para a geração Z, uma vez que estas tecnologias fazem parte do seu cotidiano. Conceitos como realidade aumentada, assistentes virtuais e veículos autônomos são familiares e eles não experimentam a mesma sensação de novidade ou fascínio que os millennials podem ter.
Para os centennials, essas tecnologias são ferramentas comuns que incorporam sem problemas em seu dia a dia. É muito fácil para eles manipularem dispositivos de jogos, smartphones, tablets, entre outros.
3. O lugar do conteúdo na vida dos millennials e da geração Z
Estar on-line e utilizar redes sociais é uma das características de ambas as gerações. De qualquer forma, a geração Z se destaca por estar constantemente presente nas redes sociais e por investir mais tempo nelas do que a geração millennials.
A geração Y tende a consumir conteúdo, enquanto a geração Z prefere criá-lo.
Muitos centennials sonham em se tornar YouTubers profissionais e consideram ser criador de vídeos uma profissão muito atraente. O TikTok é uma das plataformas de maior sucesso entre estes jovens, pois lhes oferece a oportunidade de expressar a sua criatividade de forma rápida e fácil.
O YouTube é uma plataforma essencial para a geração Z, que utiliza as novas mídias e redes sociais como fontes de notícias. Mesmo sabendo que não podem garantir a confiabilidade de suas fontes.
A geração dos millennials, por outro lado, mostra preferência por plataformas estabelecidas como Facebook, Instagram, Google, e-mail e plataformas de compras, como Amazon. Ao procurarem notícias, demonstram mais confiança em fontes oficiais como jornais, rádio e até televisão.
4. Viagens e movimentos
A geração dos millennials é caracterizada como uma geração que gosta de viajar. Em linha com a valorização das experiências, conhecer novos lugares, comer comida local e realizar atividades diferentes das habituais são aspectos que procuram nas suas férias.
A Geração Y viaja mais do que qualquer outro grupo demográfico. Em média, tiram 35 dias de férias por ano e gastam grande parte dos seus gastos anuais em recreação.
A Geração Z, por outro lado, embora viaje menos em comparação com a geração Y, caracteriza-se por viver com pouca atenção às fronteiras físicas. Graças à internet, com os seus vídeos e redes sociais, vivem num mundo interligado e multicultural, onde a diversidade e a tolerância são valores fundamentais.
Além disso, mostram maior abertura à diversidade racial, étnica e de gênero. Consideram que as pessoas não se definem pelo seu gênero e, nesse sentido, consideram que deveria haver mais opções do que os clássicos “homem” e “mulher”.
5. Compras e consumo
As gerações Y e Z apresentam diferenças significativas nos seus hábitos de compra e consumo. Essas informações são levadas em consideração pelas marcas que buscam captar sua atenção.
A geração dos millennials tende a planejar suas compras de forma estruturada. São consumidores que valorizam o contacto emocional com as marcas e respondem bem a mensagens que geram uma ligação emocional. Na verdade, eles estão dispostos a pagar mais pelas suas marcas favoritas.
Em contraste, a Geração Z mostra uma abordagem mais improvisada nas suas decisões de compra. Preferem a espontaneidade e estão abertos a novas experiências. São mais impulsivos na hora de comprar e priorizam produtos com descontos, frete rápido e grátis em detrimento das marcas.
Eles confiam em celebridades e líderes de opinião para tomarem suas decisões de compra. O endosso de celebridades nas redes sociais tem muito impacto nesta geração.
6. Gestão do dinheiro
Quando se trata de como se relacionam com o dinheiro, a Geração Z está mais interessada em poupar e usar seus ganhos com cuidado. Crescendo numa época de turbulência econômica, preferem fazer gastos conservadores e prudentes que ofereçam uma excelente relação qualidade/preço.
Por sua vez, os millennials concentram-se na experiência completa de compra de um produto. Para eles, gastar dinheiro está associado à obtenção de momentos memoráveis e gratificantes e, neste contexto, poupar não é uma prioridade. Na verdade, estão dispostos a pagar mais por marcas ou situações que lhes tragam satisfação.
7. Rotinas e trabalho
A geração Y e a geração Z têm perspectivas diferentes sobre o trabalho e o ambiente. Isso se reflete em suas atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho.
Enquanto os primeiros têm uma mentalidade colaborativa e valorizam o trabalho em equipe, bem como conexões genuínas no local de trabalho, eles também são caracterizados como uma geração que não demonstra lealdade ao empregador e pode mudar de emprego sem medo caso suas necessidades não sejam satisfeitas.
A geração Z, por sua vez, está apenas começando a ingressar no mercado de trabalho. Caracterizam-se por preferir modalidades de trabalho não tradicionais, onde a rotina não é imposta.
Em geral, optam por trabalhar de forma independente, trabalhar em projetos e, se possível, ser nômades digitais. Eles valorizam um estilo de liderança baseado na confiança e não tanto no controle. Eles acreditam em si mesmos e em suas habilidades e tendem a se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente de trabalho.
Geração Z ou millennial: Como saber a qual grupo você pertence?
Além da data de nascimento, existem algumas questões da vida cotidiana que definem ainda mais cada grupo. Abaixo, compartilhamos algumas perguntas que vão te ajudar a saber a qual geração você pertence:
Qual rede social você usa?
- Facebook e Instagram.
- TikTok e Instagram.
Como você prefere se comunicar com seus amigos?
- Mensagens de texto, áudio ou chats on-line.
- Chamadas telefônicas ou videochamadas.
Qual é a sua plataforma de streaming favorita para assistir filmes e séries?
- Netflix.
- YouTube.
Que tipo de atividade você prefere para um fim de semana divertido?
- Sair para explorar a cidade e experimente novos restaurantes.
- Ficar em casa assistindo séries ou jogando videogame.
Qual é o seu aplicativo de mensagens instantâneas favorito?
- Whatsapp.
- Snapchat.
Onde você procura informações?
- Google.
- YouTube.
Que tipo de música você prefere para uma festa?
- Clássicos e pop.
- Música eletrônica e trap.
Quantas postagens você tem no seu Instagram?
- Entre 500 e 600.
- 4 ou 5.
Qual é o seu meio de transporte preferido para se locomover pela cidade?
- Uber.
- Transporte público ou andar de bicicleta.
Se a maioria das suas respostas foram a número 1, você se identifica mais com a geração dos millennials. Por outro lado, as respostas do número 2 estão mais próximas da geração Z.
Parecidos, mas não muito
Ambas as gerações, millennials e geração Z, partilham uma forte dependência dos smartphones e uma ligação constante às redes sociais. Eles têm uma mente aberta para o mundo e mostram um alto grau de autoconfiança.
No entanto, apesar dessas semelhanças, eles diferem bastante no que diz respeito à vida cotidiana. Todos podem parecer jovens, mas cada grupo persegue os seus próprios objetivos e se comporta de forma diferente para alcançá-los.
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