Logo image
Logo image

Creme natural para clarear a pele do rosto

4 minutos
O iogurte é o ingrediente principal deste creme, com o qual podemos melhorar o aspecto da pele do rosto em pouco tempo.
Creme natural para clarear a pele do rosto
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez

Última atualização: 23 agosto, 2022

A maioria das mulheres é consciente de que a pele tende a sofrer agressões por causa da exposição contínua ao sol e às toxinas do ambiente. Além disso, tem o desejo de clarear a pele do rosto, que sofre com o aparecimento de manchas.

Embora seja verdade que tenha a capacidade de regenerar-se todos os dias, às vezes, existe uma sobrecarga. Consequentemente, a pele pode desenvolver uma série de alterações que parecem esteticamente desagradáveis.

A perda de elasticidade e colágeno, o acúmulo de células mortas e as queimaduras são apenas uma pequena parte das coisas que podem nos afetar e fazer envelhecer.

Como solução, encontramos uma ampla gama de produtos cosméticos e técnicas profissionais que revertem os danos e estimulam a reparação. O problema é que alguns deles são caros demais e nem todos têm o dinheiro suficiente para pagar por eles.

Felizmente, existem soluções muito mais econômicas que nos oferecem bons resultados sem a necessidade de expor a pele a químicos ou procedimentos agressivos.

Hoje queremos compartilhar um creme caseiro que aproveita as propriedades do iogurte para revitalizar e clarear a pele, assim como reduzir as manchas. Pronta para experimentar?

Creme natural de iogurte e amêndoas para clarear a pele do rosto

Some figure

A combinação de ingredientes usada neste creme natural nos oferece como resultado um tratamento para eliminar as células mortas e melhorar o aspecto do rosto.

O iogurte natural é um produto muito saudável, cujo conteúdo de ácido lático ajuda a regular o pH natural da pele para evitar o surgimento de imperfeições.

É considerado um dos melhores hidratantes alternativos, já que ajuda a reter a umidade natural sem causar alterações na produção de óleos.

Ainda contém bactérias vivas que atuam a favor da saúde cutânea para evitar a acne e o surgimento precoce de manchas e rugas.

Saiba mais: Aloe vera para reduzir as rugas

Some figure

Por outro lado, encontramos o pó de amêndoas, um ingrediente rico em ácidos graxos essenciais e antioxidantes que beneficiam a pele.

Seu elevado teor de vitamina E protege contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres e evita a deterioração das células e tecidos. Seus óleos naturais restauram a pele seca e evitam problemas como o eczema e a psoríase.

De forma adicional, propomos acrescentar ao creme um pouco de mel de abelhas e de limão, com a finalidade de potencializar sua função clareadora.

Como preparar este creme natural para clarear a pele do rosto?

Some figure

Uma das vantagens de fazer produtos naturais é que os passos de preparação são muito simples e não tomam muito tempo.

Os ingredientes utilizados são muito fáceis de adquirir no mercado.

Porém, ainda é importante prestar atenção sempre, para escolher os que são 100% orgânicos.

É provável que você encontre opções a preços bastante econômicos, mas muitas vezes a qualidade pode não ser tão boa.

Leia também: 5 máscaras ideais para uma pele radiante

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de iogurte natural (375 g)
  • 4 amêndoas
  • 2 colheres de suco de limão (20 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)

Preparo

  • Coloque as amêndoas em um processador ou pilão para transformá-las em pó. Se possível, adquira farinha de amêndoas para pular esta etapa.
  • Uma vez obtido o pó, coloque-o em um recipiente.
  • Em seguida, acrescente o iogurte natural, o suco de limão e o mel.
  • Mexa tudo durante alguns instantes e assegure-se de que tudo fique bem incorporado.

Modo de aplicação

  • Todas as noites, antes de dormir, limpe a pele do rosto e deixe-a livre de todos os resquícios de maquiagem.
  • Após garantir que esteja limpa, aplique uma boa quantidade do creme e deixe agir durante 20 minutos.
  • Passado este tempo, enxágue com água morna e seque com um pano suave.

Recomendações

Para ótimos resultados inclua a aplicação deste creme na sua rotina noturna diária. Se usá-lo apenas ocasionalmente, é provável que seja difícil notar os resultados.

Evite aplicá-lo durante o dia, já que o suco de limão reage de forma negativa com a exposição ao sol.

Além disso,  é um produto desenhado para o uso noturno; já que apoia os processos de reparação cutânea que ocorrem ao longo do período de descanso do corpo.

Desde a primeira aplicação pode-se sentir uma sensação de limpeza e frescor que vai adora. No entanto, seu efeito clareador pode demorar algumas semanas para ser notado.

Se quiser, é possível aplicar este creme no pescoço e no colo para obter mais benefícios nestas áreas.

Lembre-se de que estas regiões são muito mais sensíveis e requerem mais cuidados.

Para terminar, recomendamos utilizar um bom protetor solar todos os dias para reforçar os efeitos deste produto.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  1. Upadhyay, R., Dwivedi, P., & Ahmad, S. (2010). Screening of antibacterial activity of six plant essential oils against pathogenic bacterial strains. Asian Journal of Medical Sciences, 2(3), 152-158
  2. Kodad, O. (2008). Variability of oil content and of major fatty acid composition in almond (Prunus amygdalus Batsch) and its relationship with kernel quality. [Abstract]. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 56, 4096-4101
  3. Sumit, K., Vivek, S., Sujata, S., & Ashish, B. (2012). Herbal cosmetics: Used for skin and hair. Inventi Rapid: Cosmeceuticals, 4, 1-7
  4. Sultana, Y., Kohli, K., Athar, M., Khar, R., & Aqil, M. (2007). Effect of pre-treatment of almond oil on ultraviolet B-induced cutaneous photoaging in mice. [Abstract]. Journal of Cosmetic Dermatology, 6(1), 14-19

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.