Como preparar iogurte caseiro e quais são seus benefícios

14 Novembro, 2018

Alguma vez você preparou seu próprio iogurte caseiro? Se sua resposta for não, deve saber que é um processo muito simples, econômico e fácil de fazer. O iogurte natural é um produto muito saudável, rico em nutrientes e propriedades que beneficiam o corpo, inclusive à beleza.

Se você quiser aprender como preparar seu próprio iogurte caseiro, não perca as seguintes recomendações e o passo a passo para começar agora mesmo a fazer seu iogurte em casa.

Como preparar iogurte caseiro?

mulher comendo iogurte caseiro

Preparar iogurte caseiro é muito simples, afinal, não requer máquinas especiais, não leva muito tempo e, com a prática, fica cada vez mais fácil de fazer.

Ingredientes

  • Leite (a quantidade vai depender de quanto de iogurte desejar).
  • 1 iogurte natural sem açúcar.
  • Frascos de vidro.
  • 1 colher.
  • Algum isolante que conserve o calor: jornais, uma caixa de cortiça, algum pano, etc.

Você também deve gostar: Como preparar pão sem glúten: 3 receitas

Preparo

  • Passo 1: primeiramente use uma quantidade de leite proporcional à quantidade de litros de iogurte que você deseja preparar. É aconselhável evitar o leite com “baixo teor de gordura”, a menos que você deva utilizar esse tipo de leite.
  • Passo 2: esterilize os frascos, fervendo-os, incluindo a tampa, em uma panela com água durante 10 minutos, aproximadamente.
  • Passo 3: ponha uma colher do iogurte natural em cada um dos frascos. Para cada meio litro de leite,uma colher de iogurte.
  • Passo 4: esquente o leite em fogo baixo até que chegue a 85ºC, mexendo frequentemente com um utensílio limpo , para que não grude no fundo e não queime, conforme for esquentando. Esse processo demora uns 10 minutos, mas o ideal é estar pendente para evitar que queime.
  • Passo 5: retire do fogo e mexa de vez em quando, até a temperatura abaixar a 45ºC, aproximadamente 30 minutos. No entanto, caso alcance menos de 45ºC, retorne ao fogo até que alcance essa medida.
  • Passo 6: em seguida, coloque o leite nos frascos, enchendo-os o máximo possível para evitar a formação de ar dentro dos vidros.
  • Passo 7: mexa bem os ingredientes de modo que o iogurte fique bem incorporado com o leite.
  • Passo 8: tampe bem os frascos e guarde-os de modo que o calor se conserve. Envolva-os com o jornal ou no material isolante da sua preferência. Deixe que repousem durante toda a noite, sem remover o isolamento e, preferentemente, em um lugar quente.
  • Passo 9: retire os frascos do isolamento, deixe que repousem por 10 minutos e , posteriormente, coloque o iogurte na geladeira.
  • Passo 10: deixe o iogurte na geladeira por quatro horas ou até engrossar completamente. O ideal é deixar repousar por até dois dias.

Você também pode gostar: Como fazer nuggets vegetarianos: 3 receitas

Benefícios do iogurte caseiro

Iogurte alivia a indigestão

Uma das principais vantagens do iogurte caseiro certamente é que este não contém aditivos, nem conservantes. Além disso, seus nutrientes não perdem suas propriedades naturais com o processo industrial. Este alimento concentra uma grande quantidade de componentes que beneficiam a saúde das seguintes maneiras:

  • É de fácil digestão,  a razão pela qual muitas pessoas que são intolerantes à lactose podem consumi-lo sem problema.
  • É ideal para combater inflamação no sistema digestivo, pois contem milhões de bactérias vivas que possuem uma grande quantidade de vitamina do grupo B.
  • Seus componentes ajudam a estabilizar a flora intestinal e os microrganismos do sistema digestivo.  Uma vez que suas bactérias convertem a lactose em ácido láctico.
  • É recomendado para problemas de diarreia e prisão de ventre, já que impossibilita o desenvolvimento das bactérias que causam danos ao intestino, quase sempre provenientes da alimentação.
  • Contem cálcio, magnésio e fósforo, minerais indispensáveis para manter os ossos fortes e saudáveis.
  • Pode ajudar a diminuir o colesterol, favorece a absorção da gordura e reduz os efeitos negativos dos antibióticos.
  • É um aliado para a saúde da pele, já que proporciona suavidade, regeneração, saúde e beleza.
  • Atua como um esfoliante para a pele, capaz de limpar profundamente os poros e eliminar as células mortas.
  • O iogurte contém a mesma quantidade de potássio que uma banana e a mesma quantidade de proteína que um ovo ou 30 g de carne.
  • O consumo regular de iogurte caseiro também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
  • Adolfsson, O., Meydani, S. N., & Russell, R. M. (2004). Yogurt and gut function. American Journal of Clinical Nutrition.
  • El-Abbadi, N. H., Dao, M. C., & Meydani, S. N. (2014). Yogurt: Role in healthy and active aging. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.113.073957
  • Donovan, S. M., & Shamir, R. (2014). Introduction to the yogurt in nutrition initiative and the first global summit on the health effects of yogurt. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.113.073429
  • Liu, J. E., Zhang, Y., Zhang, J., Dong, P. L., Chen, M. & Duan, Z. P. (2010). Probiotic Yogurt Effects on Intestinal Flora of Patients with Chronic Liver Disease. Nursing research, 59(6), 426-432. https://doi.org/10.1097/NNR.0b013e3181fa4dc6
  • Hu, H., Merenstein, D. J., Wang, C. et al. (2013). Impact of Eating Probiotic Yogurt on Colonization by Candida Species of the Oral and Vaginal Mucosa in HIV-Infected and HIV-Uninfected Women. Mycopathologia, 176(3-4), 175-181. https://doi.org/10.1007/s11046-013-9678-4
  • Farías, M. M. y Kolbach, M. (2011). Probióticos y prebióticos: ¿beneficio real en dermatología? Piel, 26(5), 227-230. https://doi.org/10.1016/j.piel.2010.12.010