Como eliminar os cupins de casa de forma eficaz?
Existem poucas pragas mais destrutivas para uma casa do que o cupim. Esse inseto devora a madeira e pode chegar a deteriorar não só móveis e cadeiras, como também estruturas da casa (como o chá, os rodapés, entre outras partes).
Depois de detectar a presença do cupim, é importante agir o mais rápido possível para impedir que o inseto coma a madeira e destrua os móveis e os demais objetos de madeira que possam estar ao seu alcance.
O cupim em nossa casa
Como perceber a presença dos cupins em casa? Prestando atenção na madeira: vamos notar algumas manchas amarelas na madeira, como se estivesse polvilhada com farinha de rosca. Também podemos notar alguns buracos na madeira.
Note que o cupim tem algumas preferências. As principais madeiras que esses animais gostam de comer são: pinheiro, cipreste, ceiba, balsa e jaú.
Dizem que o cupim não costuma atacar móveis feitos de árvore da chuva, cedro amargo ou madeira de Enterolobium cyclocarpum. No entanto, não dá para confiar totalmente. Se a madeira não for tratada, ela ainda pode ser atacada por cupins.
Conselhos para eliminar os cupins da casa
1. Eliminar os cupins da casa com laranja e cânfora
Podemos colocar um pote com casca de laranja e cânfora nos armários e cantos escuros da casa. A cânfora é uma substância esbranquiçada, semelhante ao sal, usada como inseticida. Claro, você deve ter cuidado para não tocar na roupa com ela, pois causará uma mancha.
A casca da laranja ajuda a dar um aroma agradável, por isso sua inclusão não é obrigatória. Contudo, se for incluída, o ideal é que a casca seja renovar pelo menos uma vez por semana.
Conheça: Para que serve a cânfora?
2. Fazer um inseticida com ácido bórico
Outro produto usado como inseticida é o ácido bórico, que pode ser usado da seguinte maneira:
- Misture uma colher de chá de ácido bórico com uma colher de sopa de açúcar e outra de leite.
- Coloque esse preparo em tampas de garrafas e as distribua pelos locais infectados.
- Não devemos deixar essa mistura ao alcance de crianças e cães para evitar intoxicações.
- Repita esse processo por 3 ou 4 semanas. Como observamos, esses insetos se reproduzem rapidamente e podem haver grandes quantidades deles.
O segredo dessa técnica está na constância do seu uso. Caso contrário, dificilmente ajudará a remover o cupim da casa.
3. Outras recomendações para eliminar os cupins
Na internet circulam todos os tipos de dicas para acabar com os cupins. No entanto, é necessário alertar sobre a ineficiência de alguns deles.
Por exemplo, pulverizar diesel ou gasolina na superfície da madeira. Esses líquidos não vão penetrar no interior da madeira, onde os insetos se alojam e atacam. Além disso, causará um cheiro ruim e é altamente inflamável.
Dicas semelhantes apontam para o uso de querosene, óleo queimado e substâncias desse tipo. Elas não são recomendadas, repetimos, devido ao seu alto nível de inflamabilidade.
No entanto, plantas medicinais fortes, como a Gliricidia sepium, o pau-amargo e a tanchagem podem ser usadas. Para utilizá-las, é necessário ferver a água com suas folhas para criar uma infusão. No entanto, não é um método altamente eficaz.
4. Iscas químicas
Existem profissionais e empresas que se dedicam especificamente a eliminar o cupim das casas. Levando em consideração que uma colônia de cupins pode ter milhões de insetos, que são extremamente nocivos para a casa, não é uma má ideia.
A vantagem desse serviço é que os métodos que são usados são controlados e atacam diretamente a colônia de uma só vez. Dessa forma, se acaba com o problema definitivamente, sem deixar que os cupins se reproduzam.
É possível prevenir sua invasão?
Se vivemos em uma área que conhecemos casos de aparecimento de cupins, o melhor é prevenir e evitar adquirir móveis de madeira. Se ainda assim você optar pela madeira, o melhor é que seja madeira de excelente qualidade para evitar seu deterioramento por causa desses insetos.
Por outro lado, uma boa manutenção da limpeza e a desinfecção da casa pode ajudar também, mas tampouco é garantia. Devemos estar muito atentos e controlar se os móveis, as vigas e as aberturas estão em bom estado.
Por último, evite que a umidade se acumulem e, principalmente, que não tenha tubulações para eles entrarem. É nesse meio que os insetos residem e se reproduzem. É necessário considerar que eles fazem isso muito rápido.
Eliminar o cupim da casa não é fácil. Além disso, o processo exige muita paciência. Mas não se preocupe, com o tempo você conseguirá afugentá-los se atacar o problema como se deve. Porém, não demore muito, pois os danos podem ser irreversíveis.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.