4 benefícios de caminhar todos os dias
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Quer conhecer os benefícios de caminhar todos os dias? Esta é uma das maneiras mais simples de colocar o corpo em movimento e proteger a saúde, ativando especialmente os membros inferiores.
Os membros superiores também participam dessa atividade, especialmente ao dar ritmo aos movimentos das pernas.
Portanto, a caminhada é a base de todos os tipos de atividade e exercícios relacionados ao esforço físico. Muitos especialistas no campo da medicina geralmente recomendam caminhar como meio de recuperação de lesões ou outras situações similares.
Com base no acima, o ritmo da caminhada depende do objetivo que você tenha em mente. Pode ser o simples fato de se locomover de um lugar para outro.
Por exemplo, ir de casa para o trabalho envolve um ritmo moderado ou normal e, embora favoreça o corpo, os benefícios obtidos não são muito elaborados.
Outros preferem trabalhar o sistema muscular. Nesse sentido, o ritmo de caminhada deve ser muito mais controlado, forte, e exigir mais energia.
Além disso, recomenda-se programar a atividade, transformando-a em exercício físico.
Os benefícios de caminhar todos os dias
O exercício é uma parte fundamental dos hábitos e estilos de vida saudáveis, por isso é necessário incluí-lo na rotina diária. A maneira mais fácil de fazer isso é andar, uma atividade básica e muito saudável.
Ela traz consigo uma série de benefícios que descrevemos a seguir:
1. Contribui para a prevenção de algumas doenças
O corpo, à medida que a idade avança, torna-se mais propenso a desenvolver certos tipos de doenças. No entanto, existem alternativas diferentes para abordá-las, e até mesmo para evitá-las.
Caminhar está na lista de recomendações médicas para prevenção e tratamento de algumas doenças, principalmente relacionadas ao sistema respiratório.
Inclusive, fazer passeios diários contribui para a prevenção da diabetes tipo 2 e diminui a probabilidade de início da demência.
2. Protege o coração
Um dos maiores benefícios de caminhar todos os dias é o fortalecimento do coração e das veias. Esta atividade é responsável por aumentar a frequência cardíaca, de modo que este órgão se fortaleça.
Claro, as batidas dependerão do volume da caminhada. No entanto, recomenda-se começar com um ritmo moderado.
Os primeiros benefícios obtidos são a redução da possibilidade de acidente vascular cerebral, bem como o fortalecimento dos músculos que compõem o coração.
- Gradualmente, o sangue circulará muito mais oxigenado e a produção de colesterol bom (HDL) também aumentará.
- Por sua vez, os níveis de colesterol ruim serão reduzidos.
3. Ajuda a perder peso
Caminhar não é um exercício milagroso para perder peso da noite para o dia, já que nenhuma atividade alcança tais resultados.
No entanto, fazer caminhadas diárias contribui com um “grão de areia” para esse objetivo.
Para algumas pessoas, o peso é algo parecido com uma obsessão.
Fazer uma rotina diária de pelo menos 30 minutos favorece a queima de calorias, embora dependa do ritmo imposto na marcha.
No entanto, os benefícios com relação à caminhada não terminam por aí, já que, gradualmente, as pernas e outras regiões do corpo começam a ganhar massa muscular.
4. Aumenta os níveis de energia do organismo
Um dos principais problemas de algumas pessoas é a falta de energia. Muitas ficam em uma letargia excessiva, que as impede de desenvolver a rotina diária comum.
Isso se deve ao trânsito intestinal lento e à circulação sanguínea praticamente interrompida. Felizmente, caminhar meia hora por dia ajuda a melhorar essa situação.
Embora a fadiga seja um argumento para evitar a caminhada, a verdade é que andar enche de energia todo o nosso organismo.
A circulação do sangue flui mais rapidamente graças à frequência cardíaca e o sangue oxigenado atinge todos os cantos do corpo.
Consequentemente, cada órgão é beneficiado, especialmente o cérebro e o coração.
Agora que você já sabe quais são os benefícios de caminhar todos os dias, não deixe de incluir este hábito tão maravilhoso na sua rotina regular.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lee, I. M., & Buchner, D. M. (2008). The importance of walking to public health. Medicine and Science in Sports and Exercise. https://doi.org/10.1249/MSS.0b013e31817c65d0
- Nelson, M. E., Rejeski, W. J., Blair, S. N., Duncan, P. W., Judge, J. O., King, A. C., … Castaneda-Sceppa, C. (2007). Physical activity and public health in older adults: Recommendation from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Medicine and Science in Sports and Exercise. https://doi.org/10.1249/mss.0b013e3180616aa2
- Manson, J. E., Hu, F. B., Rich-Edwards, J. W., Colditz, G. A., Stampfer, M. J., Willett, W. C., … Hennekens, C. H. (1999). A Prospective Study of Walking as Compared with Vigorous Exercise in the Prevention of Coronary Heart Disease in Women. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/NEJM199908263410904
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.