Logo image
Logo image

10 benefícios da cerveja

3 minutos
A cerveja tem um efeito vasodilatador e nos ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais, já que evita a formação de coágulos de sangue que bloqueiam o fluxo até o coração e o cérebro.
10 benefícios da cerveja
Sofía Quintana Alonso

Revisado e aprovado por a fisioterapeuta Sofía Quintana Alonso

Escrito por Ekhiñe Graell
Última atualização: 23 agosto, 2022

Durante anos, os consumidores de vinho se deleitaram sem culpa, já que ficou provado cientificamente que o vinho tinto pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas. Mas estudos recentes também mostraram os 10 benefícios da cerveja para a saúde.

Porém, vale relembrar que a chave para aproveitar os benefícios desta bebida é a moderação. O que corresponde a um copo de 360 ml ao dia para mulheres e até 2 para os homens.

O consumo excessivo de álcool pode danificar o fígado e provocar alguns tipos de câncer ou problemas cardíacos.

Agora, levando tudo isso em consideração, conheça quais são os 10 benefícios da cerveja para o nosso organismo.

1. 10 benefícios da cerveja: ossos mais fortes

A cerveja contém altos níveis de silício, que está vinculado à saúde dos ossos.

Um estudo realizado em 2009 pela Universidade de Tufts e em outros centros concluiu que os homens e mulheres de idade um pouco mais avançada que consumiam um ou dois copos de cerveja por dia apresentavam uma densidade óssea maior.

Porém, o consumo superior a esse mencionado foi relacionado a um maior risco de sofrer fraturas.

2. Um coração mais saudável

Mais de 100 estudos demonstraram que o consumo moderado de cerveja diminui o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular em 25 a 40%.

Um ou dois copos por dia podem ajudar a elevar os níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”, que ajuda a prevenir o entupimento das artérias.

Leia também: 6 grandes benefícios da cerveja que te surpreenderão

3. Rins saudáveis

Um estudo realizado na Filadélfia descobriu que homens que consumiam uma garrafa de cerveja por dia reduziram o risco de desenvolver cálculos renais em 40%.

Uma teoria é que o alto teor de água da cerveja ajudaria a manter os rins trabalhando, e que o lúpulo contido na cerveja ajudaria a evitar a formação de pedras nos rins.

Some figure
O alto teor de água da cerveja ajuda a manter os rins trabalhando, e o lúpulo contido na mesma ajudaria a evitar a formação de pedras nos rins. (Foto: Lindsey Gira / Flickr)

4. Um cérebro mais saudável

Um copo de cerveja por dia pode ajudar a manter a doença de Alzheimer e outras demências bem distantes, dizem os especialistas.

5. Redução do risco de câncer

Outro estudo descobriu que quando marinamos carne com cerveja, eliminamos quase 70% dos agentes cancerígenos, chamados aminas heterocíclicas (HCA), produzidos quando a carne é frita.

6. Aumento dos níveis de vitamina

Uma pesquisa na Holanda comprovou que participantes que consumiam cerveja apresentaram 30% dos níveis mais altos de vitamina B6. Além disso, a cerveja também contém vitaminas B12 e ácido fólico.

Some figure
A cerveja contém as vitaminas B6 e B12, além de ácido fólico. (Foto: afagen / Flickr)

7. Proteção contra acidentes cerebrovasculares

A cerveja ajuda a prevenir os coágulos do sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo até o coração, pescoço e cérebro.

8. Menor risco de desenvolver diabetes

Pesquisadores descobriram que o álcool aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a proteger o organismo contra o diabetes.

9. Pressão arterial baixa

Os consumidores moderados de cerveja têm menor probabilidade de desenvolver a pressão arterial alta, um fator de risco para o ataque cardíaco.

10. Vida mais longa

Consumir cerveja moderadamente previne cerca de 26.000 mortes por ano devido às menores taxas de doenças cardíacas, derrames cerebrais e diabetes.

O que você está esperando para desfrutar desses 10 benefícios da cerveja?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Landis-Shack, N. (n.d.). Science Says Marinating Meat with Beer Can Reduce Your Cancer Risk. Retrieved October 20, 2018, from https://www.foodbeast.com/news/marinate-your-meat-in-beer-reduce-risk-of-cancer-win-win/
  • González-Muñoz, M. J., Peña, A., & Meseguer, I. (2008). Role of beer as a possible protective factor in preventing Alzheimer’s disease. Food and Chemical Toxicology, 46(1), 49–56. https://doi.org/10.1016/J.FCT.2007.06.036
  • Hirvonen, T., Pietinen, P., Virtanen, M., Albanes, D., & Virtamo, J. (1999). Nutrient intake and use of beverages and the risk of kidney stones among male smokers. American Journal of Epidemiology, 150(2), 187–194. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10412964
  • Tufts University. (2009). Moderate Alcohol Intake Associated with Bone Protection | Tufts Now. Retrieved October 20, 2018, from https://now.tufts.edu/news-releases/moderate-alcohol-intake-associated-bone-prote
  • Sociedad Española de Medicina Rural y Generalista, Alonso-Martínez, A. M., López Díaz-Ufano, M. L., & Pascual Fuster, V. (2015). ¿El consumo moderado de cerveza podría incluirse dentro de una alimentación saludable? Semergen: revista española de medicina de familia, ISSN 1138-3593, No. Extra 1, 2015, págs. 1-12. Elsevier Doyma. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5277313
  • Romeo, J., Díaz, L., González-Gross, M., & Wärnberg Marcos, J. A. (2006). Contribución a la ingesta de macro y micronutrientes que ejerce un consumo moderado de cerveza. Nutrición Hospitalaria, 21(1), 84–91. Retrieved from http://scielo.isciii.es/pdf/nh/v21n1/alimentos1.pdf
  • WebMD. (2010). Beer for Better Bones? https://www.webmd.com/osteoporosis/news/20100208/beer-for-better-bones
  • American Heart Association. (2014). Alcohol and Heart Health. https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/nutrition-basics/alcohol-and-heart-health
  • The Lancet. (2000). Effect of consumption of red wine, spirits, and beer on serum homocysteine. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(00)02172-3

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.