Como eliminar a placa bacteriana de maneira simples em casa
Como prevenir é melhor do que remediar, hoje falaremos sobre algumas recomendações que nos ajudarão a eliminar a placa bacteriana. Além disso, também indicaremos remédios naturais simples de se encontrar que podem ser usados para eliminar a placa bacteriana já formada. Confira.
O que é a placa bacteriana?
A placa bacteriana é uma camada pegajosa formada por bactérias que se acumulam nos dentes. Com o tempo, ela pode se transformar em tártaro e causar outras condições desagradáveis, como doenças nas gengivas, cujos sintomas incluem vermelhidão, inflamação e sangramento.
As bactérias presentes nos dentes se alimentam dos açúcares de vários alimentos que ingerimos. Assim, elas produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes e podem chegar a causar cáries.
A placa pode surgir por diferentes fatores, que incluem não só uma má higiene bucal, como também uma alimentação incorreta, forma errada de escovar os dentes, não usar o fio dental ou até por características hereditárias.
Independentemente das possíveis causas, o importante é cuidar dos dentes e da saúde bucal para prevenir o seu surgimento.
Como evitar a placa bacteriana?
Evitar a placa é algo relativamente simples se estivermos dispostos a dedicar bastante atenção à nossa saúde bucal.
É fundamental escovar os dentes várias vezes ao dia, após as refeições, para evitar o acúmulo de resíduos e bactérias. Lembre-se de escovar também a língua.
Outro ponto fundamental é usar sempre o fio dental. Embora já conheçamos esta recomendação, muitas pessoas não usam o fio dental no ritual diário de higiene bucal.
Esse comportamento favorece o surgimento da placa, do tártaro, das cáries e até da gengivite. Por isso vale a pena mudar seus hábitos e usá-los todos os dias.
Também é recomendado usar um bom enxaguante bucal sempre que possível, já que eles ajudam a eliminar partículas de alimentos que podem ficar entre os dentes.
Se você estiver em algum lugar e não for possível escovar os dentes após a refeição, coma uma maçã, cenoura ou aipo.
Esses alimentos são capazes de limpar os dentes naturalmente, e além de prevenir a placa, ainda fortalecem as gengivas.
Remédios naturais para eliminar a placa bacteriana
Existem vários alimentos e receitas caseiras que podem ser usadas para acabar com a placa de maneira totalmente natural.
1. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio oferece inúmeros benefícios para a saúde, além de possuir diferentes usos em tratamentos de beleza e até na limpeza da casa. Ele também pode nos ajudar a eliminar a placa bacteriana através de uma receita muito simples:
Primeiramente, misture uma colher de bicarbonato com uma pitada de sal. Em seguida, molhe suavemente a escova de dentes com água e mergulhe-a na mistura. Escove os dentes suavemente, como se a mistura fosse uma pasta, e enxágue. O bicarbonato irá ajudar não só a remover a placa, mas também a branquear os dentes.
2. Nozes
Esse remédio pode até parecer estranho, mas é efetivo para acabar com a placa bacteriana de maneira natural.
Para prepará-lo basta colocar 15 g de casca de nozes em um recipiente com água e ferver durante 15 minutos. Em seguida, deixe repousar um pouco e depois mergulhe a escova de dentes na mistura.
Escove suavemente os dentes por três minutos e repita o tratamento três vezes ao dia.
3. Morangos e tomates
Estas duas frutas contêm vitamina C e podem ajudar a eliminar as bactérias da boca e, com isso, acabar com a placa.
Escolha uma das duas e faça uma pasta, que posteriormente deve ser aplicada nos dentes. Deixe agir durante cinco minutos e enxágue com uma mistura de água morna e bicarbonato. Aumente também o consumo de frutas com vitamina C no dia a dia, já que ela ajuda a cuidar da saúde oral.
4. Sementes de girassol
Mastigue um punhado de sementes de girassol, mas não as engula. Em seguida, escove os dentes com uma escova seca, ainda mantendo as sementes na boca. Elas irão atuar como um esfoliante natural.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Selwitz, R. H., Ismail, A. I., & Pitts, N. B. (2007). Dental caries. Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)60031-2
- Touger-Decker, R., & van Loveren, C. (2003). Sugars and dental caries. The American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1039/9781849734929-00016
- Serrano, J., & Herrera, D. (2005). La placa dental como biofilm: ¿Cómo eliminarla? Rcoe. https://doi.org/10.4321/S1138-123X2005000400005
- Román, F. F. B., & Jacobo, R. A. (2003). Placa dentobacteriana. Revista De La Asociación Dental Mexicana, 60(1), 34-36. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=2298
- Agulló, M. A., Sanchis, M. C., Loscos, F. G., & Cabanell, P. I. (2005). Sistemática de la higiene bucodental: el cepillado dental manual. Periodoncia y Osteointegración, 15(1), 43-58. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4558439
- Yagnik, D., Serafin, V., & Shah, A. J. (2018). Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Scientific reports, 8(1), 1732. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5788933/
- Acosta de la Luz, L., & Castro Armas, R. (2009). Botánica, biología, composición química y propiedades farmacológicas de Artemisia annua L. Revista Cubana de Plantas Medicinales, 14(4), 0-0. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-47962009000400010
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.