Remédios para os fungos: como curá-los com ingredientes naturais
Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Segundo a sabedoria popular, existem vários remédios para fungos – feitos com ingredientes naturais – que podem ajudar a curá-los. Você conhece algum? Já pensou em usar algum desses? Você sabe como aproveitá-los de forma segura? Nesse caso, continue lendo tudo o que vamos comentar a seguir.
Os fungos nas unhas dos pés é um problema que requer tratamento médico para prevenir sua progressão que pode levar à perda das unhas afetadas. Elas se deterioram acentuadamente em muitos aspectos. No entanto, a consequência mais comum é causar descamação, descoloração e mau cheiro.
Remédios naturais para aliviar os fungos nas unhas
Como mencionamos anteriormente, de acordo com as crenças, existem vários remédios naturais que ajudam a curar os fungos das unhas dos pés (onicomicose). Não são uma substituição ao tratamento prescrito pelo médico, mas um possível complemento em alguns casos.
Por esse motivo, geralmente é recomendável usá-los após consultar o médico, para evitar interferir no tratamento prescrito. Recomenda-se também evitar o uso de vários remédios ao mesmo tempo, pois isso poderia ser contraproducente e agravar o problema, em vez de contribuir para a melhora.
1. Remédio de alecrim, limão e alho
Para tratar os fungos nas unhas, é recomendável fazer uma mistura de alecrim, limão e alho. A razão para isso é que esses três alimentos têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e antissépticas.Ingredientes
- 1 limão.
- 5 dentes de alho.
- 2 xícaras de água (500 ml).
- ½ xícara de folhas de alecrim (50 g).
Procedimento
- Aqueça as duas xícaras de água em uma panela.
- Corte o limão e junte à água fervente juntamente com o alho e as folhas de alecrim.
- Ferva por 10 minutos.
- Deixe a mistura descansar e esfriar.
- Essa preparação deve ser mantida na geladeira e usada todos os dias para lavar a área afetada.
2. Iogurte e limão
Outras crenças indicam que a mistura de iogurte natural (sem açúcar) e suco de limão pode contribuir para o tratamento do fungo nas unhas dos pés. Isso ocorre porque considera-se que esses dois alimentos possuem um efeito fungicida eficaz.
Ingredientes
- ½ copo de iogurte (100 g).
- 5 gotas de suco de limão.
Procedimento
- Misture o iogurte com as gotas de limão.
- Espalhe a preparação diretamente nas áreas afetadas.
- Deixe agir por pelo menos uma hora e depois enxágue com água em abundância.
- Seque a área, para evitar a propagação de fungos.
Nota: há quem use óleo de limão em vez do suco da fruta para fazer esse remédio contra os fungos nas unhas dos pés.
3. Vinagre de maçã
Existem muitos tipos de vinagre, mas o vinagre de maçã é considerado especialmente útil para tratar os fungos nas unhas dos pés. Segundo algumas crenças, sua aplicação influencia o pH da pele, tornando-a inabitável para fungos.
Ingredientes
- 4 xícaras de água (1 litro).
- 2 xícaras de vinagre de maçã (500 ml).
Procedimento
- Adicione o vinagre ao litro de água e misture bem.
- Mergulhe os pés nesse líquido por 20 minutos todos os dias.
4. Óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca contém monoterpenos com propriedades antifúngicas e bactericidas. Portanto, na esfera popular, recomenda-se aproveitá-lo da seguinte maneira para tratar os fungos nas unhas dos pés.
Ingredientes
- ¼ de copo de chá (50 ml).
- ¼ de copo de azeite (50 ml).
- 3 colheres de sopa de gel de aloe vera (45 ml).
- 3 colheres de sopa de óleo de melaleuca (45 ml).
Procedimento
- Misture todos os ingredientes em um recipiente.
- Espalhe o preparo nas áreas afetadas três vezes ao dia até que esteja curado.
O que é mais recomendado? Quais são as outras opções de tratamento que existem?
Diante de uma infecção fúngica nas unhas dos pés ou qualquer outro problema de saúde, a coisa mais sensata é ir ao médico e seguir seu conselho. Não é necessário ficar preocupado se o tratamento prescrito for farmacológico, pois além de ser seguro (se utilizado da maneira correta), também não prejudicará a sua saúde.
Nesse sentido, é bom lembrar que muitos dos medicamentos existentes são o produto (refinado e melhorado) das propriedades de determinado composto ou substância natural.
Por outro lado, devemos lembrar que é positivo consultar o profissional antes de usar remédios caseiros, pois assim o profissional poderá nos dizer se algo deve ser evitado ou utilizado de forma particular, para que seja benéfico.
Por fim, deve-se levar em consideração que em alguns casos o médico pode autorizar o uso de certos remédios para fungos, como tratamento adjuvante.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bayan, Leyla et al. “Garlic: a review of potential therapeutic effects.” Avicenna journal of phytomedicine vol. 4,1 (2014): 1-14.
- Hammer, Katherine A et al. “Effects of Melaleuca alternifolia (tea tree) essential oil and the major monoterpene component terpinen-4-ol on the development of single- and multistep antibiotic resistance and antimicrobial susceptibility.” Antimicrobial agents and chemotherapy vol. 56,2 (2012): 909-15. doi:10.1128/AAC.05741-11
- Sharifi-Rad, Javad et al. “Biological Activities of Essential Oils: From Plant Chemoecology to Traditional Healing Systems.” Molecules (Basel, Switzerland)vol. 22,1 70. 1 Jan. 2017, doi:10.3390/molecules22010070
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.