O bicarbonato de sódio ajuda a perder peso?
Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Muitas pessoas pretendem perder peso, mas nem todas colocam em prática as melhores medidas para conseguir isso. Então, involuntariamente, elas colocam sua saúde em risco e acabam se expondo a vários problemas que afetam sua qualidade de vida. Uma das medidas menos adequadas que as pessoas tomam para perder peso é o consumo de bicarbonato de sódio (dissolvido em água ou como parte de um suco).
Não importa quanto, quantas vezes ou como é consumido. O importante é que o bicarbonato de sódio, por si só, não é capaz de fazer uma pessoa perder peso e muito menos de maneira saudável.
Vamos ver mais a seguir.
O que é e para que o bicarbonato de sódio é utilizado?
O bicarbonato de sódio, (NaHCO3), é uma substância alcalina obtida graças a um processo químico e, como o nome indica, possui um alto teor de sódio. É um sal de ácido carbônico.
À primeira vista, pode ser visto como um pó branco fino que se dissolve facilmente na água e em outros líquidos.
- Foi utilizado com frequência na indústria de panificação e em tudo que precise ser fermentado, pois atua como agente fermentador, ajudando a aumentar o volume da massa.
- Também foi utilizado para limpeza doméstica, pois é abrasivo e ajuda a varrer a sujeira acumulada. Além disso, é desodorizante, o que contribui positivamente para eliminar maus odores. Então, remove manchas, desentope e limpa várias superfícies.
Fora dessas áreas, tem sido usado (erroneamente) como remédio caseiro para todos os tipos de problemas, desde clareamento dos dentes, tratamento de infecções na garganta e dor de estômago até para “desintoxicar” o cabelo, etc. E, de fato, é um dos remédios mais populares que existem.
No entanto, sua popularidade não implica que seja um produto adequado ao consumo, de forma alguma.
A quantidade de bicarbonato de sódio e a frequência de uso são dois fatores extremamente importantes. Não é o mesmo encontrar uma certa quantidade dessa substância em um produto (como uma pasta de dente) e dissolver uma colher de sopa em um copo de água para fazer um enxaguante bucal caseiro ou qualquer outro remédio. A pasta de dente terá a quantidade certa (e segura) para a substância cumprir sua função, sem causar danos, enquanto no segundo caso, os riscos são inúmeros.
É melhor não preparar remédios caseiros com essa substância. Mesmo no que se refere à perda de peso.
Embora pareça que um copo de água com bicarbonato de sódio pode proporcionar alívio em caso de dor de estômago, na realidade, representa um alto custo para a saúde a longo prazo. A mucosa do estômago sofre muito, especialmente quando o consumo é regular.
O bicarbonato de sódio e a perda peso
Beber um copo de água com bicarbonato de sódio não ajuda a perder peso, por mais que você queira acreditar no contrário. Quando ingerido, não age como um “queimador de gordura” capaz de estilizar a figura em tempo recorde. Na verdade, segue diretamente para o sistema gastrointestinal e tudo o que faz é queimar e irritar tudo em seu caminho, o que pode causar diferentes problemas de saúde.
A ideia de “queimar” gordura com uma bebida pode parecer uma maneira fácil de perder peso, mas não é de todo segura e muito menos recomendada. Portanto, é melhor consultar o médico, melhorar os hábitos de vida e estabelecer uma coerência entre o que o corpo precisa e os métodos usados para fornecer isso a ele, dia após dia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Grgic J., Rodriguez RF., Garofolini A., Saunders B., et al., Effects of sodium bicarbonate supplementation on muscular strength and endurance: a systematic review and meta analysis. Sports med, 2020. 50 (7): 1361-1375.
- Santos HO., Macedo RCO., Impact of intermittent fasting on the lipid profile: assessment associated with diet and weight loss. Clin Nutr ESPEN, 2018. 24: 14-21.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.