As 4 melhores posições para dormir a dois
Revisado e aprovado por o psicólogo Bernardo Peña
Ainda que seja verdade que dormir a dois fortalece o seu relacionamento, também é verdade que, muitas vezes, ao compartilhar a cama, acabamos ficando em posições estranhas e, sobretudo, muito prejudiciais para a saúde.
Por isso, para conseguir o descanso absoluto e não prejudicar o corpo, tome nota destas posições que lhe permitirão dormir com seu amor e ficar confortável a todo momento.
O segredo, além da posição de que você mais gosta, está em buscar o conforto e fugir de posições impossíveis nas quais você poderá se machucar. Todas estas posições lhe permitirão ter uma noite de sono prazerosa e em união total com seu parceiro.
Posições recomendadas para dormir a dois
1. De lado
Se os dois gostam de dormir de lado, o melhor é que seja costas com costas. Assim, você conseguirá evitar o entorpecimento do corpo e não ficará em posições incômodas em que toma o espaço do outro.
Sem dúvida, é uma boa maneira de conseguir descansar e dormir a dois.
- No caso de uma pessoa gostar de dormir de lado e a outra com a barriga para cima, por exemplo, então o melhor será que a pessoa que dorme de lado gire um pouco sobre as costas.
- Enquanto isso, o outro pode se acomodar perfeitamente de barriga para cima, com os braços esticados.
Leia também: 7 benefícios de dormir sem roupa
2. Abraçados
Muitos casais gostam desta posição, ainda que nem sempre seja a mais confortável. Os problemas aparecem quando uma pessoa gosta e a outra a acha um pouco sufocante, sobretudo no verão.
Para tentar agradar aos dois, você poderá permitir que um se deite praticamente de barriga para baixo, com um travesseiro sob a barriga: assim, você evitará pressionar suas costas.
O outro terá que se colocar de lado e bastará passar o braço pelo corpo do outro, num abraço.
3. De barriga para cima
Esta posição é ideal para o descanso de ambos, já que ninguém exercerá mais pressão do que a adequada com o corpo sobre o do outro. Se os dois gostam de dormir assim, bastará dar as mãos para estarem unidos, e pronto.
4. Conchinha
Esta é outra das posições mais comuns na hora de dormir a dois. A conchinha é uma das posições preferidas de muitas pessoas. Mas, será que é saudável? A resposta parece ser sim, já que ajuda a eliminar a pressão sobre a coluna vertebral.
A melhor opção para desfrutar desta postura é se colocar de lado, dobrar os joelhos e colocar uma almofada ou travesseiro entre as pernas. Assim, ambos conseguirão descansar.
Evite as posições instáveis
Evite ficar em posições impossíveis nas quais, por exemplo, a cabeça descanse sobre o braço, as pernas sobre os braços e outras posições que podem chegar a causar dor se forem mantidas por muito tempo.
Você pode interromper a circulação correta em determinadas áreas por causa da pressão que está exercendo.
Isso não é apenas ruim para a sua saúde — os dois podem estar sentindo incômodo, ainda que ninguém queira confessar isso para não magoar o outro.
Visite este artigo: O cérebro da mulher durante o sexo
Um bom colchão, a melhor postura possível
De pouco ou nada serve ter uma boa postura se o colchão não for adequado. Pense num modelo que se adapte às suas necessidades, que não seja muito duro, nem mole, nem esteja muito gasto…
Isso é algo que também é aplicável na hora de escolher o travesseiro, e você terá que prestar atenção também a este aspecto.
É muito recomendável que você leve em conta que há momentos para mimar o parceiro e outros que são para dormir, e isso deve se refletir na hora de optar por uma boa posição, o mais saudável possível.
Por isso, deve-se evitar posturas incômodas, por mais românticas que possam parecer, ou, do contrário, podem surgir dores nas costas ou outras regiões do corpo.
Busque o equilíbrio entre a posição que agrada a ambos e, sobretudo, respeite o espaço de cada um.
Lembre-se de que é necessário descansar na hora de dormir e que as demonstrações de afeto podem ser realizadas de muitas maneiras, sem comprometer a saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alvarez Gayau, J. L. “Sexoterapia Integral, Manual Moderno.” México, DF (1986).
- Morales, Elena Miró, Maria del Carmen Cano, and Gualberto Buela Casal. “Sueño y calidad de vida.” Revista colombiana de psicología 14.1 (2005): 11-27.
- Sierra, Juan Carlos, Carmen Jiménez-Navarro, and Juan Domingo Martín-Ortiz. “Calidad del sueño en estudiantes universitarios: importancia de la higiene del sueño.” Salud mental 25.6 (2002): 35-43.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.