Os 4 melhores sucos verdes para reduzir a hipertensão e fazer uma limpeza renal
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
A hipertensão, também conhecida como pressão arterial alta, é um transtorno que ocorre quando as artérias que regulam o fluxo sanguíneo no organismo ficam estreitas. À medida que vai ocorrendo o estreitamento, o coração tem que fazer mais esforços para bombear o sangue através dos espaços reduzidos, e é aí que a pressão aumenta.
Esse transtorno também é conhecido como “assassino silencioso”, pois tende a ser assintomático e, em alguns casos, pode provocar a morte. Quem não tem o costume de medir sua pressão arterial, pode não saber que é hipertenso e, assim, não toma medidas para ajudar a baixar a pressão. Isso leva a um maior risco de sofrer com doenças cardiovasculares graves como um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC).
De fato, a hipertensão também pode provocar
- Dano renal
- Aumento do coração
- Endurecimento das artérias
- Problemas oculares ou de visão
Algumas medidas para controlar a pressão alta
Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de hipertensão, ela se vê forçada, por mera lógica, a modificar seus hábitos. Dessa forma, a deterioração de sua qualidade de vida pode ser evitada.
Para ajudar a reduzir os riscos envolvidos quando se tem pressão alta, é fundamental consultar um médico e realizar os exames periódicos.
Além disso, também é possível apoiar a dieta com o consumo de sucos verdes saudáveis. Estes oferecem propriedades ao organismo para se desintoxicar, regular o fluxo do sangue e prevenir problemas nos rins.
As 5 receitas a seguir de suco verde podem ajudar a controlar a pressão sanguínea enquanto contribuem para a limpeza dos rins.
Leia também: Sucos e infusões para limpar as artérias
Receitas de sucos verdes
Suco de tomate, pepino e cenoura
As propriedades antioxidantes e depurativas desse suco natural favorecem a expulsão de toxinas acumuladas no organismo, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes doenças.
Por combinar os vegetais com uma erva tão saudável como a salsa, essa bebida contribui para eliminar o excesso de sódio no organismo. Além disso, evita e a retenção de líquidos, que também influencia o aumento da pressão.
Ingredientes
- 1 pepino
- 2 cenouras
- 1 tomate
- 1 punhado de salsa
- ½ copo de água (100 ml)
Como preparar?
- Lave e pique o pepino, os tomates e a cenoura.
- Depois coloque-os em um liquidificador junto com a salsa e o meio copo de água para facilitar o processamento.
- Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
- Beba o suco recém feito.
- Tome no mínimo 3 vezes por semana.
Suco de abacaxi, toranja e espinafre
O abacaxi e a toranja são dois grandes diuréticos que a natureza nos oferece para combater a retenção de líquidos, diminuir a pressão arterial e fazer uma limpeza renal.
Por terem quantidades significativas de água e poucas calorias, essas frutas são ideais para acompanhar todo tipo de dietas.
Ingredientes
- 1 toranja
- 2 fatias de abacaxi
- 1 punhado de folhas de espinafre
- ½ copo de água (100 ml)
Como preparar?
- Primeiro, extraia o suco da toranja.
- Depois, coloque-a no liquidificador junto com as duas fatias de abacaxi, o punhado de folhas de espinafre e o meio copo de água.
- Processe tudo por alguns segundos e até ficar bem misturado, sem pedaços.
- Você pode tomar todos os dias em jejum.
Suco de cenoura e espinafre
A alta concentração de antioxidantes e as qualidades diuréticas desse suco contribuem para diminuir a retenção de líquidos e a acumulação de toxinas.
Além disso, seus ingredientes oferecem um aporte extra de energia para o organismo.
Ingredientes
- 1 punhado de salsa
- 1 punhado de espinafre
- 5 cenouras
- 2 talos de salsão
- Um pouco de água (opcional)
Como preparar?
- Primeiro, lave e desinfete todos os ingredientes.
- Depois, processe-os no liquidificador até obter um suco sem pedaços. Você pode adicionar um pouco de água para facilitar a mistura.
- Tome em jejum, sem coar, no mínimo 3 vezes por semana.
Suco de kiwi, espinafre e alface
O kiwi é um alimento rico em vitamina C e outros antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol, a pressão arterial e o dano causado pelos radicais livres.
Nesse caso, é preciso combiná-lo com alguns vegetais verdes que oferecem clorofila, fibra, vitaminas e minerais que melhoram o funcionamento renal.
Ingredientes
- 1 kiwi
- 5 folhas de espinafre
- 3 folhas de alface
- 1 colher de sopa de mel natural (25 g)
- 1 copo de água (200 ml)
Como preparar?
- Descasque e lave o kiwi, as folhas de espinafre e a alface.
- Depois, coloque-as no liquidificador com o copo de água.
- Processe por alguns segundos até obter uma mistura homogênea.
- Quando estiver pronto tome bem fresco, preferivelmente em jejum.
O objetivo de incluir esses sucos naturais é reduzir a pressão arterial, para que você tenha menor risco de problemas de saúde causados pela pressão alta. Além disso, você deve acompanhar a dieta com mudanças no seu estilo de vida.
Por exemplo, você pode seguir as seguintes medidas para ajudar a controlar sua pressão arterial:
- Tomar muita água.
- Fazer exercícios aeróbicos pelo menos 3 a 4 dias por semana.
- Não fumar.
- Reduzir a quantidade de álcool
- Reduzir a quantidade de sal que você consome.
- Gerenciar o estresse
- Manter um peso corporal saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Enfermedad de los riñones. http://www.kidneyfund.org/en-espanol/enfermedad-de-los-rinones/
- ¿Cómo controlar la presión arterial? https://fundaciondelcorazon.com/corazon-facil/blog-impulso-vital/2836-icomo-controlar-la-presion-arterial.html
- Guías Latinoamericanas de Hipertensión Arterial. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-85602010000100012&script=sci_arttext
- Amine, E. K., Baba, N. H., Belhadj, M., Deurenberg-Yap, M., Djazayery, A., Forrestre, T., … Yach, D. (2003). Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. World Health Organization – Technical Report Series. https://doi.org/10.1016/S0031-3025(16)36541-2
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.