Remédios naturais para a retenção de líquidos
Muitas são as causas pelas quais podemos sofrer de edemas ou hidropisia (retenção de líquidos). Saiba quais são os melhores remédios naturais para a retenção de líquidos no seguinte artigo.
Embora seja bom que no nosso corpo haja uma quantidade generosa de água, o problema radica na acumulação excessiva, que traz muitas consequências graves para a saúde.
Por que retemos líquidos?
Em certas ocasiões, o organismo retém mais fluídos que o normal. Os sintomas frequentes da retenção de líquidos são o aumento de peso e o inchaço das pernas. As causas dos edemas podem ser:
- O ciclo menstrual (devido aos desequilíbrios hormonais).
- Consumir anticoncepcionais orais.
- A gravidez.
- Alergias.
- Passar muitas horas de pé por dia.
- Beber pouca quantidade de água.
- A obesidade.
- Os problemas renais.
- Uma alimentação deficiente em proteínas.
- Uma dieta com muito sal, açúcar e alimentos processados.
- Doenças cardíacas ou hepáticas.
- A menopausa.
- A falta de exercício.
- A hipertensão arterial.
- O mau funcionamento da glândula tiroide.
- Transtornos circulatórios.
Remédios naturais para a retenção de líquidos
Receita N° 1.
Ingredientes
- 3 espigas de milho frescas.
- 1 litro de água.
Como preparar?
Coloque para ferver o litro de água e cozinhe as espigas de milho durante uma hora. Peneire e beba o líquido resultante, até três xícaras por dia.
Receita N° 2.
Ingredientes
- Um punhado de uma das seguintes ervas: alfafa, erva-doce, camomila ou rabo-de-cavalo.
- 2 xícaras de água (500 ml).
Como preparar?
Ferve a água com a erva escolhida, deixe descansar por alguns minutos, peneire e beba (não mais do que duas xícaras por dia).
Receita N° 3.
Ingredientes
- 1 xícara de salsinha fresca picada.
- 1 litro de água.
Como preparar?
Ferva a água e acrescente logo a salsinha. Deixe descansar por 40 minutos e peneire. Beba uma xícara durante as refeições.
Receita N° 4.
Ingredientes
- 1 punhado de sementes de abóbora.
- 1 litro de água.
Como preparar?
Esquente a água. Amasse as sementes de abóbora e jogue-as na água e cozinhe a fogo baixo durante meia hora. Peneire e beba o líquido resultante. Repita o processo diariamente.
Receita N° 5.
Ingredientes
- ½ cebola.
- 1 litro de água.
Como preparar?
Corte a cebola em rodelas e ferva com a água durante 20 minutos. Peneire o líquido e beba com o passar do dia. Esse remédio não é aconselhado se a pessoa sofrer de úlcera gastrintestinal ou gastrite.
Receita N° 6.
Ingredientes
- 5 gotas de óleo essencial de limão.
- 5 gotas de óleo essencial de laranja.
- 7 gotas de óleo essencial de alfazema.
Como preparar?
Misture todos os óleos e faça massagens nas pernas, braços e tornozelos (onde se acumulam os líquidos) antes de dormir.
Receita N° 7.
Ingredientes
- 2 colherinhas de urtiga.
- 1 xícara de água.
Como preparar?
Esquente a água e, assim que chegar à ebulição, jogue a urtiga. Tampe e deixe descansar durante 5 minutos. Peneire e beba o líquido da cocção. Repita duas vezes por dia.
Receita N° 8.
Ingredientes
- 1 colherada de dente-de-leão.
- ½ litro de água.
Como preparar?
Macere os ingredientes durante quatro horas em fogo baixo. Depois, deixe que ferva por cinco minutos. Peneire e beba duas xícaras por dia.
Receita N° 9.
Ingredientes
- ½ litro de água.
- 10 g de raiz de salsinha.
- 10 g de flores de camomila.
- 20 g de frutos de zimbro.
Como preparar?
Coloca a água para ferver e, quando entrar em ebulição, acrescente outros ingredientes. Retire do fogo, deixe fazer a decocção e peneire. Beba 3 vezes por dia, antes de cada refeição principal.
Receita N° 10.
Ingredientes
- 1 rodela de melancia.
- 5 cerejas inteiras.
- Água (quantidade necessária).
Como preparar?
Tire a casca da melancia e suas sementes. Coloque no liquidificador junto com as cerejas e jogue um pouco de água. Misture bem e beba em jejum todos os dias.
Receita N° 11.
Ingredientes
- 5 g de manteiga de cacau.
- 12 g de cera Lanette.
- 30 g de azeite de cártamo.
- 10 gotas de óleo essencial de erva-doce.
- 15 gotas de óleo essencial de toronja.
- 4 pingos de ácido ascórbico.
- 4 pingos de ácido cítrico.
- 350 ml de água mineral.
Como preparar?
Esquente em banho-maria a manteiga de cacau e a cera Lanette. Quando se fundirem, acrescente os óleos, sem deixar de mexer. Coloque os ácidos e a água. Deixe que esfrie um pouco e faça uma massagem na área afetada pela retenção de líquidos.
Receita N° 12.
- 1 punhado de folhas de celidônia.
- 1 punhado de folhas frescas de salsinha.
- 1 punhado de flores de retama.
- 1 punhado de agrião.
- 1 cebola.
- 2 litros de água.
Como preparar?
Em uma panela, esquente todos os ingredientes durante 12 minutos. Depois, filtre em um recipiente grande e coloque os pés ali até esfriar.
Recomendações para evitar a retenção de líquidos
No consuma muito sal
Preste atenção no conteúdo da comida que você ingere diariamente, sobretudo dos alimentos já preparados.
Bebe 2 litros de água por dia
Isso vai ajudar a eliminar os detritos através da urina e da transpiração. Os 8 copos diários aconselhados são para o inverno. No verão, podem ser tomados mais alguns. Para não se cansar, você pode beber as infusões indicadas acima ou sucos caseiros.
Faça exercício
Os aeróbicos são os mais adequados. Entre eles se encontram a natação, a caminhada e a bicicleta. Eles vão ajudar a manter o controle dos fluidos e também a melhorar a tonicidade dos músculos.
Pratique rotinas específicas
Além de fazer exercício ou esportes, você pode, por exemplo, flexionar as pernas e posicionar os pés à largura dos quadris. Leve a perna direita sobre o peito e pressione durante 10 segundos.
Faça o mesmo com a perna esquerda. Essa é uma série. Faça 10 no total.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hahn RG, Grankvist N, Krizhanovskii C. Urinary Analysis of Fluid Retention in the General Population: A Cross-Sectional Study. PLoS One. 2016;11(10):e0164152. Published 2016 Oct 20. doi:10.1371/journal.pone.0164152
- Rakova N, Kitada K, Lerchl K, et al. Increased salt consumption induces body water conservation and decreases fluid intake. J Clin Invest. 2017;127(5):1932–1943. doi:10.1172/JCI88530
- Popkin, B. M., D’Anci, K. E., & Rosenberg, I. H. (2010). Water, hydration, and health. Nutrition Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2010.00304.x
- Organización Mundial de la Salud. (2016). Reducir el consumo de sal. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/salt-reduction
- Elmagd, M. A. (2016). Benefits, need and importance of daily exercise. Int. J. Phys. Educ. Sports Health, 3, 22-27. https://www.researchgate.net/publication/306118434_Benefits_need_and_importance_of_daily_exercise