Rotina de exercícios de Sasha Calle para ser a Supergirl em "The Flash"

Treinamento de alongamento, cardio, acrobacia e boxe em um período intenso de mais de meio ano. Tudo isso foi o que levou a jovem atriz a ganhar força física para se tornar uma super-heroína.
Rotina de exercícios de Sasha Calle para ser a Supergirl em "The Flash"
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 13 setembro, 2023

Sasha Calle, uma atriz americana de ascendência colombiana, ganhou fama mundial ao se tornar a Supergirl do novo filme da DC Comics. No entanto, esse papel exigia uma preparação física própria de uma super-heroína, assim como outras estrelas de cinema. Descubra aqui a rotina de exercícios de Sasha Calle para ser a Supergirl.

Quem é Sasha Calle e como ela se tornou a Supergirl em The Flash ?

Sasha Marie Calle Roldán é uma atriz de 27 anos nascida em Boston, Estados Unidos, mas de origem colombiana, tendo vivido alguns anos de sua infância na Colômbia. Embora não tenha uma carreira repleta de prêmios e sucessos de bilheteria, ela se destacou por seus papéis nos filmes Final stopThe white shoes.

Além disso, sua interpretação da personagem Lola Rosales na novela The Young and the Restless lhe rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Artista Jovem. Porém, o grande salto na carreira da atriz veio em 2023, com a estreia de The Flash, onde foi selecionada para dar vida a Kara Zor-El ou Supergirl, prima do Superman e heroína do universo DC Comics.

O filme estreou em 16 de junho, após várias contingências decorrentes da pandemia e mudanças de rumo. The Flash recebeu críticas mistas: algumas positivas e outras negativas. No entanto, o trabalho de Sasha foi amplamente reconhecido e parte de seu sucesso se deve ao trabalho físico da atriz.

Rotina de exercícios de Sasha Calle para ser a Supergirl

A atriz revelou alguns dos treinos que a colocaram no patamar de uma heroína. Seu corpo esguio a levou a organizar uma rotina variada e completa, com um tempo dedicado à tonificação muscular e outro à destreza física.

A Supergirl voa, faz acrobacias, luta corpo a corpo e é musculosa.

Tornar tudo isso crível aos olhos é um trabalho árduo que atrizes e atores precisam levar muito a sério para ter sucesso. Um estudo da Universidade Autônoma do Estado do México destaca a importância de uma preparação integral e do treinamento para a carreira dos atores.

No caso de Sasha Calle, a preparação envolveu exercícios cardiovasculares, ginástica acrobática, boxe e tonificação muscular, sempre combinando com rotinas de alongamento para ganhar flexibilidade.

Sasha dedicou mais de meio ano à sua preparação. Conforme ela comentou, o treinamento foi distribuído da seguinte forma:

  • 2 vezes por dia.
  • 5 vezes por semana.
  • 7 meses de duração.

Pré-aquecimento de Sasha Calle

O papel de Supergirl exigia flexibilidade para realizar cenas de ação. Portanto, a equipe de fitness pediu à atriz que fizesse pelo menos 20 a 30 minutos de alongamento diariamente. O objetivo era que seus músculos ganhassem elasticidade com base nos múltiplos movimentos que as gravações exigiam.

Nesse sentido, um estudo da Universidade de Almería sugere que o alongamento estático antes da atividade esportiva é eficaz para aumentar a flexibilidade. Por sua vez, o alongamento dinâmico favorece o desempenho geral e a potência.

Treinamento de força

Não só as proezas físicas foram importantes na preparação da atriz. Supergirl é uma heroína de combate corpo a corpo com músculos tonificados. Para esse aspecto, Sasha realizou exercícios de força e resistência, como levantamento de peso.

Porém, o ganho de massa muscular não deve ser exagerado. Portanto, a rotina se concentrou na tonificação. Os exercícios de slam ball podem ser uma boa maneira de se aproximar desse objetivo, assim como agachamentos ou pilates.

Boxe na rotina de exercícios de Sasha Calle para ser a Supergirl

O que poderia ser melhor para interpretar uma heroína lutadora do que se preparar com treinamento de luta? O boxe (especialmente seus exercícios prévios) tornou-se uma das principais disciplinas para atrizes e atores na hora de preparar um personagem heroico.

Trata-se de um esporte que combina aspectos aeróbicos e anaeróbicos. Isso é demonstrado por um estudo publicado no International Journal of Sports Training and Exercise Sciences.

No trabalho, reflete-se como uma sessão semanal de treinamento de boxe também melhora outras habilidades. Entre elas, a resistência para segurar uma barra e o desempenho em flexões.

Para a nova Supergirl, também foi importante fortalecer as estratégias de luta e defesa. O boxe forneceu a ela diferentes técnicas de luta para as cenas de combate e força física e mental geral para toda a filmagem.

Exercícios de cardio

Toda essa exigência física foi balanceada com exercícios de cardio. Por exemplo, pular corda.

Eles permitem uma melhoria da capacidade aeróbica, bem como um aumento da resistência cardiovascular. Os exercícios de cardio trazem múltiplos benefícios para o corpo, pois promove uma recuperação muscular mais rápida.

Acrobacias

Por fim, Sasha Calle também integrou alguns exercícios de ginástica acrobática em sua rotina para melhorar o desempenho em cenas de ação. A Supergirl voa, se move no ar e participa de diferentes tomadas de luta, então o aspecto acrobático foi fundamental.

Com esse objetivo em mente, ela realizou exercícios aéreos com arneses e plataformas, sempre priorizando a segurança. Sasha partilhou no seu Instagram algumas imagens da sessão onde está presa a mecanismos que a suspendem no ar para as cenas de voo.

Perto da estreia de The Flash, a atriz agradeceu a todas as pessoas que a acompanharam durante o seu trabalho. Agradecimentos especiais à equipe de dublês e coordenadora geral, Eunice Huthart.



A inspiração na rotina de exercícios de Sasha Calle para ser a Supergirl

Os resultados do trabalho de Sasha Calle foram elogiados pela crítica, e isso se deveu, em grande parte, à sua disciplina de treinamento. Além disso, a inspiração em outras atrizes heroínas também foi transcendental para se motivar. A própria Sasha mencionou Gal Gadot, conhecida por interpretar a Mulher Maravilha.

Gal é uma atriz que também priorizou o aspecto físico em sua preparação, com exercícios de peso, cardio, cavalgada e luta de espadas. Por outro lado, Sasha agradeceu o acompanhamento constante de Leslie Grace, atriz que iria estrelar Batgirl, embora seu filme tenha sido cancelado.

Imagem principal da DC Comics.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Andrade-Esparza, R. L. (2016). La importancia del training para ser actor teatral total. Contribuciones desde Coatepec, núm. 31, 2016. Universidad Autónoma del Estado de México. Consultado el 28 de junio de 2023. https://www.redalyc.org/journal/281/28150017010/html/
  • Çakmakçı, E., Tatlıcı, A., Kahraman, S., Yılmaz, S., Ünsal, B. & Özkaymakoğlu, C. (2019). Does once-a-week boxing training improve strength and reaction time? . International Journal of Sport Exercise and Training Sciences – IJSETS, 5 (2) , 88-92. Consultado el 28 de junio de 2023. https://doi.org/10.18826/useeabd.552086
  • Menzies, P., Menzies, C., McIntyre, L., Paterson, P., Wilson, J. & Kemi O. J. (2010) Blood lactate clearance during active recovery after an intense running bout depends on the intensity of the active recovery, Journal of Sports Sciences, 28:9, 975- 82. Consultado el 28 de junio de 2023. https://doi.org/10.1080/02640414.2010.481721
  • Padilla Colón, Carlos J., Sánchez Collado, Pilar, & Cuevas, María José. (2014). Beneficios del entrenamiento de fuerza para la prevención y tratamiento de la sarcopenia. Nutrición Hospitalaria, 29(5), 979-988. Consultado el 28 de junio de 2023. https://dx.doi.org/10.3305/nh.2014.29.5.7313
  • Yebra Maleno, J. A. (2020). Eficacia del estiramiento muscular previo a una actividad deportiva. Revisión bibliográfica. Trabajos Fin de Grado Universidad de Almería. Grado en Fisioterapia. Curso 2019-2020. Consultado el 28 de junio de 2023. http://repositorio.ual.es/handle/10835/9783?show=full

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.