Vladimir Shmondenko: Anatoly, a rotina de exercícios do falso zelador
O personagem de Anatoly, o falso zelador, viralizou nas redes sociais. Este homem, que levanta pesos em academias como se fossem um travesseiro de penas, responde na vida real ao nome de Vladimir Shmondenko. A seguir, conheceremos um pouco mais sobre esse atleta e como é sua rotina de treinos.
Quem é Vladimir Shmondenko?
Vladimir Shmondenko nasceu em 1999, em uma fazenda perto da pequena cidade de Krishtopovka ou Kryshtopivka (Vinnytsia, Ucrânia), cerca de 300 quilômetros ao sul de Kiev. Desde criança sonhava em ser como os mais famosos fisiculturistas, cujos vídeos assistia na internet.
Por isso, construiu sua própria academia improvisada, com materiais como madeira, tijolos e restos de tratores. Ele começou a levantar pesos em 2016, trabalhando duro e comendo uma dieta rica em proteínas de ovos e queijo cottage, mas também aveia. Ele comia até sete vezes por dia!
Em sua trajetória como atleta profissional, conquistou diversos prêmios : terceiro lugar no GPA World Tournament 2018, categoria Teen 18-19; Além disso, teve destacada participação em campeonatos nacionais e europeus, bem como em provas de Strongman, incluindo o World’s Strongest Man.
Atualmente, Vladimir Shmondenko mora em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e é um conhecido influenciador esportivo. Ele tem quase dois milhões de assinantes em seu canal do YouTube em russo e mais de 14 milhões de seguidores em suas diferentes contas de mídia social.
Anatoly, o falso zelador
Em alguns vídeos, que se tornaram virais nas redes sociais, Vladimir Shmondenko faz o papel de Anatoly, o falso zelador. Este personagem veste um uniforme, graças ao qual esconde seus poderosos músculos.
Normalmente, ele pede permissão para fazer a limpeza. De repente levanta grandes pesos com uma das mãos, diante do olhar atônito das pessoas que estão no local. Em outras ocasiões, ele pede permissão para usar os aparelhos, deixando os que treinam igualmente surpresos.
Ele também desempenha papéis como um adulto mais velho ou um menino em seu primeiro dia na academia. Para além deste tipo de conteúdos, na sua página pessoal partilha dicas de treino bem como informações sobre:
- guias de nutrição
- suplementos dietéticos para levantadores de peso
- tutoriais em vídeo com exercícios e rotinas de recuperação
- e sua experiência pessoal como atleta
Em geral, seus programas de treinamento para exercícios em casa focam em diferentes objetivos: perder peso de forma saudável, obter maior definição, aumentar a potência e ganhar massa muscular.
Como está o treinamento de Vladimir Shmondenko?
Vladimir Shmondenko tem 1,80 m de altura e pesa 78 quilos. No entanto, ele consegue levantar pesos pesados. Nesse sentido, ele estabeleceu vários recordes; por exemplo, em 2016, ele agachou 432,5 kg. E no levantamento terra, seu recorde pessoal é de 290 kg.
Para se manter em tão alto nível, treina muito, seguindo rotinas bastante exigentes, onde trabalha com diversos implementos. Vamos ver como é o treino de Vladimir Shmondenko.
Lombar
O exercício conhecido como levantamento terra lombar ajuda a trabalhar a região lombar, bem como a parte posterior das coxas e nádegas. O mesmo é feito com uma barra, da seguinte forma:
- Fique em frente à barra com os pés afastados na largura dos quadris e os joelhos ligeiramente dobrados.
- Braços afastados, mãos alinhadas com os ombros.
- Algumas pessoas, como Vladimir Shmondenko, preferem fazer essa pegada com uma palma voltada para a frente e a outra voltada para trás.
- A pessoa se inclina, agarra a barra e contrai os abdominais, conduzindo com a região lombar e esticando os joelhos ao mesmo tempo, até atingir a posição vertical.
- Em seguida, ela é abaixado suavemente, voltando à posição inicial.
- Quatro séries de 12 repetições são recomendadas, com descanso entre cada uma.
- Você tem que manter as costas retas, para evitar lesões e, claro, usar um peso que possa ser manuseado.
Bíceps
Quando se trata de exercícios para os braços, o popular zelador Anatoly começa com curl direta com halteres e também trabalha com uma barra de curling e um aparelho de cabo, usando os dois braços ao mesmo tempo. Claro, você coloca bastante peso nos discos.
Costas
Para as costas, o levantador de peso ucraniano realiza algumas séries em aparelhos com roldanas (remo); e com barra, trabalhando sentado para maior concentração e puxando para a frente, o que ajuda a ampliar ainda mais o tronco.
Outro exercício que ele pratica para as costas é a barra fixa, também chamada de barra horizontal. Esse é um exercício mais natural, no qual você trabalha com o peso da própria pessoa. São feitas três séries, de oito a 10 repetições. Uma brincadeira para Anatoly.
Peitorais
As rotinas de peito incluem o supino com halteres (flyer), bem como o crossover con poleas. E um que não pode faltar em nenhuma rotina peitoral é o press reto com barra. Em ambos os lados, Vladimir coloca três discos de 20 quilos; mais o peso da barra. Só de olhar já nos cansa.
Outros exercícios
A rotina de exercícios de Anatoly, o falso zelador, é completada com alguns dos seguintes exercícios:
- extensão de tríceps na polia alta
- e por fim, nas pernas, faz alguns agachamentos com 225 quilos!
Os riscos de levantar pesos
O powerlifting (levantamento de força), assim como outros esportes de força, nos quais se levantam pesos pesados, pode acarretar riscos à saúde, pois há grandes possibilidades de sofrer lesões, caso os exercícios não sejam executados corretamente.
Embora pessoas como Wladimir Shmodenko possam fazer isso parecer fácil, é preciso esclarecer que nem todos temos a mesma força. Portanto, é aconselhável, antes de tentar fazer este tipo de exercício, ir primeiro ao médico, para fazer um check-up.
Você deve sempre trabalhar sob a supervisão de um treinador profissional. E nunca, sob nenhuma circunstância, você deve tentar fazer um levantamento pesado só porque o viu em um vídeo de mídia social.
FONTE da imagem: O Sol.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Attlee, A., Haider, A., Hassan, A. et al (2018). Dietary supplement intake and associated factors among gym users in a university community. Journal of Dietary Supplements, vol. 15(1), vol. 88-97.
- Martínez Segura, A., Cortés Castell, E., Rizo Baeza, M-, & Gil Guillén, V. (2015). Valoración de la dieta de usuarios de sala de musculación con dismorfia muscular (vigorexia). Nutrición Hospitalaria, vol. 32(1), pp. 324-329. https://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0212-16112015000700047&script=sci_arttext
- Strömbäck, E., Aasa, U. & Berglund, L. (2018). Prevalence and consequences of injuries in powerlifting: a cross-sectional study. Orthopaedic Journal of Sports Medicine, vol. 6(5). https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2325967118771016
- Urdampilleta, A., Vicente-Salar, N. Sanz, J. (2012). Necesidades proteicas de los deportistas y pautas diétetico-nutricionales para la ganancia de masa muscular. Revista Española de Nutrición Humana y Dietética, vol. 16(1), pp. 25-35. https://www.renhyd.org/index.php/renhyd/article/view/103