7 lanches saudáveis e saciantes
Legumes, frutas, grãos integrais e laticínios são alguns alimentos que você pode incorporar nos lanches para manter os níveis de energia durante o dia. Na verdade, se o lanche contiver mais fibras e proteínas, fornecerá mais nutrientes e a sensação de saciedade durará mais tempo. Esse aspecto é fundamental para evitar cair em tentações ou consumir alimentos em excesso nas refeições subsequentes, o que pode levar ao ganho de peso indesejado. Abaixo, apresentamos sete receitas com lanches saudáveis e saciantes preparados com alimentos nutritivos que ajudam a não engordar.
1. Croquetes de brócolis e queijo
O brócolis oferece inúmeros benefícios e nutrientes, como vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro, cálcio e potássio. Da mesma forma, é rico em fibras e antioxidantes, o que promove a saúde digestiva.
Por sua vez, a presença do queijo Gruyère nesse lanche agrega um alto teor de fósforo e algumas vitaminas do complexo B como B12 e B2.
189 calorias
Ingredientes
- 2 ovos
- Sal e pimenta a gosto
- 200 gramas de brócolis cozido
- ¼ colher de chá de alho ralado
- ⅛ colher de chá de noz-moscada
- 6 colheres de sopa de farinha de amêndoa
- 100 gramas de queijo Gruyère ralado
- ½ colher de sopa de fermento em pó
Preparo
- Aqueça o forno a cerca de 250 °C, cubra uma assadeira com papel manteiga e borrife spray de cozinha para evitar que os alimentos grudem e reserve.
- Coloque o brócolis cozido, no vapor e resfriado, e o alho em um processador de alimentos até ficarem picados grosseiramente.
- Misture a farinha de amêndoa, o fermento, a noz-moscada, o sal e a pimenta com a mistura do brócolis. Em seguida, adicione os ovos e processe. Em seguida, adicione o queijo Gruyère.
- Pegue a mistura com a ajuda de uma colher para formar os croquetes e coloque-os na assadeira previamente preparada.
- Leve os croquetes ao forno por seis ou sete minutos. Lembre-se de virá-los para que dourem dos dois lados.
2. Pudim de coco, chia e frutas
As sementes de chia contêm 16-26% de proteína , o que as torna um alimento estrela para incorporar em lanches. Não só por esse motivo, mas também por outros benefícios como o alto teor de fibras insolúveis e solúveis, vitaminas do complexo B, cálcio e polifenois.
Esse preparo inclui o uso de leite de coco – rico em fibras, ferro e proteínas – que tem sido associado à perda de peso. Isso porque contém triglicerídeos de cadeia média (MCT), que atuariam como estimulantes para redução de peso e medidas de cintura, graças à produção de calor. No entanto, esse ponto é controverso e ainda requer mais pesquisas.
O toque final desse lanche são as frutas frescas. Incorporá-las ajudará você a cumprir a recomendação de consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia.
230 calorias por porção
Ingredientes
- 1 colher de sopa de mel
- 1 xícara de leite de coco
- ¼ xícara de sementes de chia
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de amêndoas fatiadas
- Frutas preferidas (frutas vermelhas, kiwi ou banana)
Passo a passo
- Misture sementes de chia, leite de coco, extrato de baunilha e mel em uma tigela. Deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, mexa novamente.
- Tampe o recipiente e leve à geladeira por quatro horas para que as sementes de chia hidratem e fiquem com a consistência de um pudim.
- Lave as frutas e corte-as.
- Passado o tempo indicado, retire o pudim da geladeira e mexa. Divida em recipientes menores e acrescente as frutas e as amêndoas em cada porção.
3. Muffins de abobrinha e queijo cottage
A abobrinha se destaca por ser muito baixa em calorias e rica em água e fibras, por isso é benéfico incluí-la em dietas para perder peso. É também fonte de vitamina C e do complexo B, além de minerais, como fósforo e potássio.
O queijo cottage adiciona proteínas de alto valor biológico, fósforo, selênio, cálcio e vitamina B12 a esse lanche. A sua incorporação na dieta alimentar é também recomendada para atletas que procuram aumentar a ingestão de proteínas, bem como para aquelas pessoas que fazem dieta e procuram proteínas e alimentos saciantes.
Cerca de 78 calorias para uma unidade de tamanho médio
Ingredientes
- 3 ovos
- 100 gramas de queijo cottage
- ½ colher de chá de alho em pó
- ¼ colher de chá de sal grosso
- 1 ¼ xícara de farinha de amêndoa
- ½ colher de chá de cebola em pó
- ¼ colher de chá de pimenta-do-reino
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de abobrinha ralada e espremida (equivalente a 1 unidade pequena ou meia grande)
Passo a passo
- Preaqueça o forno a 200 °C.
- Misture a farinha, os ovos, os temperos e o bicarbonato no liquidificador ou processador de alimentos. Adicione o queijo cottage e a abobrinha.
- Despeje a mistura em uma forma de muffin e cubra cada porção com queijo extra. Asse por 25 minutos até dourar. Para verificar o cozimento, insira um palito e verifique se ele sai limpo.
- Assim que os muffins estiverem frios, desenforme e sirva.
4. Cenoura com homus
Essa raiz pivotante é rica em fibras, vitamina A e beta-caroteno. Por sua vez, o homus é rico em proteínas. Na verdade, um estudo publicado no The Journal of Nutrition afirma que incorporar esse lanche na dieta da tarde teria um impacto positivo na saciedade e no controle glicêmico em adultos saudáveis.
95 calorias
Ingredientes
- 1 cenoura média
- 2 colheres de sopa de homus
Passo a passo
- Corte a cenoura em palitos longos.
- Sirva os palitos com o homus.
5. Maçã com manteiga de amêndoas
Essa fruta é rica em flavonoides, além de fibras solúveis e insolúveis. Da mesma forma, destaca-se pelo aporte de potássio e vitamina C. É ideal combiná-la com manteiga de amêndoas porque é fonte de vitamina E, gorduras saudáveis e fibras. Diante disso, ajuda a cuidar da pele e pode melhorar o estresse oxidativo em adultos.
90 calorias
Ingredientes
- 1 maçã
- 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas
Preparo
- Corte a maçã em rodelas finas.
- Espalhe uma fina camada de manteiga de amêndoas em cada fatia.
6. Iogurte grego com mel e nozes
Se você procura um lanche saudável, saciante e saboroso, essa combinação é ideal. O iogurte grego é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas A, B e D, além de minerais: potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
Já as frutas secas, como as nozes, são fonte de minerais, como potássio e zinco, que contribuem para o sistema imunológico. Além disso, o seu aporte energético completa esse lanche saudável e saciante.
Por sua vez, ao incluir o mel, você pode aproveitar suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas.
180 calorias
Ingredientes
- ½ xícara de iogurte natural
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de sopa de nozes picadas
Preparo
- Misture a colher de chá de mel com meia xícara de iogurte natural.
- Cubra com as nozes e saboreie.
7. Smoothie de banana e amêndoas
A banana é uma fruta conhecida pelo seu alto teor de potássio, que auxilia na regulação da água no organismo. Além disso, sua baixa quantidade de sódio a torna benéfica para pacientes hipertensos.
O outro ingrediente principal desse smoothie são as amêndoas, ricas em vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B1, tiamina, niacina e ácido fólico, que desempenham um papel proeminente no desenvolvimento do cérebro.
O leite é um laticínio rico em proteínas, além de cálcio e vitamina B. Já as tâmaras fornecem fibras e têm baixo índice glicêmico, o que seria benéfico para pessoas com diabetes.
151 calorias
Ingredientes
- 1 xícara de banana picada
- ¼ xícara de amêndoas demolhadas e sem pele
- 1 ½ leite de vaca desnatado (pode substituir por uma bebida vegetal de amêndoa)
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- 2 tâmaras sem sementes
Passo a passo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
- Sirva e saboreie.
Outros alimentos para comer como lanches
Se você não tem tempo para preparar um lanche muito elaborado ou está se perguntando o que pode lanchar para perder peso, você pode considerar opções que incluam um único alimento, como as que apresentamos a seguir:
- Ovo cozido: é fonte de proteínas, riboflavina, vitamina A, zinco, fósforo, ferro, niacina e biotina. Uma unidade tem cerca de 78 calorias. Basta ferver por 10 minutos, deixar esfriar, retirar a casca e, se quiser, adicionar uma pitada de sal.
- Pipoca: duas xícaras de pipoca, sem manteiga ou óleo, possuem 62 calorias. Esses lanches populares são ricos em polifenois e fibras. Além disso, são indicados para pessoas com intolerância ao glúten.
- Edamame: uma porção tem 95 calorias e meia xícara desses grãos fornece nove gramas de proteína vegetal. Para saborear esse lanche, você pode adicionar uma pitada de sal.
- Sementes de abóbora torradas: são ricas em proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas, oferecendo importantes benefícios à saúde. Da mesma forma, ¼ xícara fornece nove gramas de proteína. Para saborear esse prático lanche, basta adicionar azeite e sal e levar ao forno a 250 °C durante 15 minutos.
- Ameixas secas: essas frutas secas fornecem alto teor de vitaminas (A, C e K) e minerais (ferro, manganês e cobre). Uma porção de cinco ameixas contém 104 calorias.
Escolha lanches com baixo teor de açúcar e ricos em proteínas e fibras
Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para garantir o seu bem-estar e manter o peso. Como você viu, frutas, vegetais e proteínas são essenciais no preparo de lanches saudáveis.
Nesse sentido, opte por alimentos com alto teor de fibras e água, em vez daqueles com adição de açúcares ou alimentos ultraprocessados. Por outro lado, não perca de vista que as porções devem saciar, mas sem exageros, pois isso promoveria o ganho de peso. Se você tiver alguma dúvida sobre a quantidade que deve ingerir, o melhor é consultar um nutricionista.
Legumes, frutas, grãos integrais e laticínios são alguns alimentos que você pode incorporar nos lanches para manter os níveis de energia durante o dia. Na verdade, se o lanche contiver mais fibras e proteínas, fornecerá mais nutrientes e a sensação de saciedade durará mais tempo. Esse aspecto é fundamental para evitar cair em tentações ou consumir alimentos em excesso nas refeições subsequentes, o que pode levar ao ganho de peso indesejado. Abaixo, apresentamos sete receitas com lanches saudáveis e saciantes preparados com alimentos nutritivos que ajudam a não engordar.
1. Croquetes de brócolis e queijo
O brócolis oferece inúmeros benefícios e nutrientes, como vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro, cálcio e potássio. Da mesma forma, é rico em fibras e antioxidantes, o que promove a saúde digestiva.
Por sua vez, a presença do queijo Gruyère nesse lanche agrega um alto teor de fósforo e algumas vitaminas do complexo B como B12 e B2.
189 calorias
Ingredientes
- 2 ovos
- Sal e pimenta a gosto
- 200 gramas de brócolis cozido
- ¼ colher de chá de alho ralado
- ⅛ colher de chá de noz-moscada
- 6 colheres de sopa de farinha de amêndoa
- 100 gramas de queijo Gruyère ralado
- ½ colher de sopa de fermento em pó
Preparo
- Aqueça o forno a cerca de 250 °C, cubra uma assadeira com papel manteiga e borrife spray de cozinha para evitar que os alimentos grudem e reserve.
- Coloque o brócolis cozido, no vapor e resfriado, e o alho em um processador de alimentos até ficarem picados grosseiramente.
- Misture a farinha de amêndoa, o fermento, a noz-moscada, o sal e a pimenta com a mistura do brócolis. Em seguida, adicione os ovos e processe. Em seguida, adicione o queijo Gruyère.
- Pegue a mistura com a ajuda de uma colher para formar os croquetes e coloque-os na assadeira previamente preparada.
- Leve os croquetes ao forno por seis ou sete minutos. Lembre-se de virá-los para que dourem dos dois lados.
2. Pudim de coco, chia e frutas
As sementes de chia contêm 16-26% de proteína , o que as torna um alimento estrela para incorporar em lanches. Não só por esse motivo, mas também por outros benefícios como o alto teor de fibras insolúveis e solúveis, vitaminas do complexo B, cálcio e polifenois.
Esse preparo inclui o uso de leite de coco – rico em fibras, ferro e proteínas – que tem sido associado à perda de peso. Isso porque contém triglicerídeos de cadeia média (MCT), que atuariam como estimulantes para redução de peso e medidas de cintura, graças à produção de calor. No entanto, esse ponto é controverso e ainda requer mais pesquisas.
O toque final desse lanche são as frutas frescas. Incorporá-las ajudará você a cumprir a recomendação de consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia.
230 calorias por porção
Ingredientes
- 1 colher de sopa de mel
- 1 xícara de leite de coco
- ¼ xícara de sementes de chia
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de amêndoas fatiadas
- Frutas preferidas (frutas vermelhas, kiwi ou banana)
Passo a passo
- Misture sementes de chia, leite de coco, extrato de baunilha e mel em uma tigela. Deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, mexa novamente.
- Tampe o recipiente e leve à geladeira por quatro horas para que as sementes de chia hidratem e fiquem com a consistência de um pudim.
- Lave as frutas e corte-as.
- Passado o tempo indicado, retire o pudim da geladeira e mexa. Divida em recipientes menores e acrescente as frutas e as amêndoas em cada porção.
3. Muffins de abobrinha e queijo cottage
A abobrinha se destaca por ser muito baixa em calorias e rica em água e fibras, por isso é benéfico incluí-la em dietas para perder peso. É também fonte de vitamina C e do complexo B, além de minerais, como fósforo e potássio.
O queijo cottage adiciona proteínas de alto valor biológico, fósforo, selênio, cálcio e vitamina B12 a esse lanche. A sua incorporação na dieta alimentar é também recomendada para atletas que procuram aumentar a ingestão de proteínas, bem como para aquelas pessoas que fazem dieta e procuram proteínas e alimentos saciantes.
Cerca de 78 calorias para uma unidade de tamanho médio
Ingredientes
- 3 ovos
- 100 gramas de queijo cottage
- ½ colher de chá de alho em pó
- ¼ colher de chá de sal grosso
- 1 ¼ xícara de farinha de amêndoa
- ½ colher de chá de cebola em pó
- ¼ colher de chá de pimenta-do-reino
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de abobrinha ralada e espremida (equivalente a 1 unidade pequena ou meia grande)
Passo a passo
- Preaqueça o forno a 200 °C.
- Misture a farinha, os ovos, os temperos e o bicarbonato no liquidificador ou processador de alimentos. Adicione o queijo cottage e a abobrinha.
- Despeje a mistura em uma forma de muffin e cubra cada porção com queijo extra. Asse por 25 minutos até dourar. Para verificar o cozimento, insira um palito e verifique se ele sai limpo.
- Assim que os muffins estiverem frios, desenforme e sirva.
4. Cenoura com homus
Essa raiz pivotante é rica em fibras, vitamina A e beta-caroteno. Por sua vez, o homus é rico em proteínas. Na verdade, um estudo publicado no The Journal of Nutrition afirma que incorporar esse lanche na dieta da tarde teria um impacto positivo na saciedade e no controle glicêmico em adultos saudáveis.
95 calorias
Ingredientes
- 1 cenoura média
- 2 colheres de sopa de homus
Passo a passo
- Corte a cenoura em palitos longos.
- Sirva os palitos com o homus.
5. Maçã com manteiga de amêndoas
Essa fruta é rica em flavonoides, além de fibras solúveis e insolúveis. Da mesma forma, destaca-se pelo aporte de potássio e vitamina C. É ideal combiná-la com manteiga de amêndoas porque é fonte de vitamina E, gorduras saudáveis e fibras. Diante disso, ajuda a cuidar da pele e pode melhorar o estresse oxidativo em adultos.
90 calorias
Ingredientes
- 1 maçã
- 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas
Preparo
- Corte a maçã em rodelas finas.
- Espalhe uma fina camada de manteiga de amêndoas em cada fatia.
6. Iogurte grego com mel e nozes
Se você procura um lanche saudável, saciante e saboroso, essa combinação é ideal. O iogurte grego é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas A, B e D, além de minerais: potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
Já as frutas secas, como as nozes, são fonte de minerais, como potássio e zinco, que contribuem para o sistema imunológico. Além disso, o seu aporte energético completa esse lanche saudável e saciante.
Por sua vez, ao incluir o mel, você pode aproveitar suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas.
180 calorias
Ingredientes
- ½ xícara de iogurte natural
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de sopa de nozes picadas
Preparo
- Misture a colher de chá de mel com meia xícara de iogurte natural.
- Cubra com as nozes e saboreie.
7. Smoothie de banana e amêndoas
A banana é uma fruta conhecida pelo seu alto teor de potássio, que auxilia na regulação da água no organismo. Além disso, sua baixa quantidade de sódio a torna benéfica para pacientes hipertensos.
O outro ingrediente principal desse smoothie são as amêndoas, ricas em vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B1, tiamina, niacina e ácido fólico, que desempenham um papel proeminente no desenvolvimento do cérebro.
O leite é um laticínio rico em proteínas, além de cálcio e vitamina B. Já as tâmaras fornecem fibras e têm baixo índice glicêmico, o que seria benéfico para pessoas com diabetes.
151 calorias
Ingredientes
- 1 xícara de banana picada
- ¼ xícara de amêndoas demolhadas e sem pele
- 1 ½ leite de vaca desnatado (pode substituir por uma bebida vegetal de amêndoa)
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- 2 tâmaras sem sementes
Passo a passo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
- Sirva e saboreie.
Outros alimentos para comer como lanches
Se você não tem tempo para preparar um lanche muito elaborado ou está se perguntando o que pode lanchar para perder peso, você pode considerar opções que incluam um único alimento, como as que apresentamos a seguir:
- Ovo cozido: é fonte de proteínas, riboflavina, vitamina A, zinco, fósforo, ferro, niacina e biotina. Uma unidade tem cerca de 78 calorias. Basta ferver por 10 minutos, deixar esfriar, retirar a casca e, se quiser, adicionar uma pitada de sal.
- Pipoca: duas xícaras de pipoca, sem manteiga ou óleo, possuem 62 calorias. Esses lanches populares são ricos em polifenois e fibras. Além disso, são indicados para pessoas com intolerância ao glúten.
- Edamame: uma porção tem 95 calorias e meia xícara desses grãos fornece nove gramas de proteína vegetal. Para saborear esse lanche, você pode adicionar uma pitada de sal.
- Sementes de abóbora torradas: são ricas em proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas, oferecendo importantes benefícios à saúde. Da mesma forma, ¼ xícara fornece nove gramas de proteína. Para saborear esse prático lanche, basta adicionar azeite e sal e levar ao forno a 250 °C durante 15 minutos.
- Ameixas secas: essas frutas secas fornecem alto teor de vitaminas (A, C e K) e minerais (ferro, manganês e cobre). Uma porção de cinco ameixas contém 104 calorias.
Escolha lanches com baixo teor de açúcar e ricos em proteínas e fibras
Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para garantir o seu bem-estar e manter o peso. Como você viu, frutas, vegetais e proteínas são essenciais no preparo de lanches saudáveis.
Nesse sentido, opte por alimentos com alto teor de fibras e água, em vez daqueles com adição de açúcares ou alimentos ultraprocessados. Por outro lado, não perca de vista que as porções devem saciar, mas sem exageros, pois isso promoveria o ganho de peso. Se você tiver alguma dúvida sobre a quantidade que deve ingerir, o melhor é consultar um nutricionista.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hess, J. M., Jonnalagadda, S. S., & Slavin, J. L. (2016). What is a snack, why do we snack, and how can we choose better snacks? A review of the definitions of snacking, motivations to snack, contributions to dietary intake, and recommendations for improvement. Advances in Nutrition, 7(3), 466-475. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2161831322007347
- Njike, V. Y., Smith, T. M., Shuval, O., Shuval, K., Edshteyn, I., Kalantari, V., & Yaroch, A. L. (2016). Snack food, satiety, and weight. Advances in Nutrition, 7(5), 866-878. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2161831322007748?via%3Dihub
- British Dietetic Association (2020). Fruit and vegetables – how to get 5-a-day. Consultado el 19 de octubre de 2024. https://www.bda.uk.com/resource/fruit-and-vegetables-how-to-get-five-a-day.html
- Cisternas, C., Farías, C., Muñoz, L., Morales, G., & Valenzuela, R. (2022). Composición química, características nutricionales y beneficios asociados al consumo de chía (Salvia hispanica L.). Revista chilena de nutrición, 49(5), 625-636. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0717-75182022000600625&script=sci_arttext
- He, H., Liu, K., Liu, M., Yang, A. J., Cheng, K. W., Lu, L. W., … & Chen, J. H. (2024). The Impact of Medium-Chain Triglycerides on Weight Loss and Metabolic Health in Individuals with Overweight or Obesity: A Systematic Review and Meta-Analysis. Clinical Nutrition. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261561424002085
- Bharti, B. K., Badshah, J., & Beniwal, B. S. (2021). A review on comparison between bovine milk and plant based coconut milk. Journal of Pharmaceutical Innovation, 10(3), 374-378. https://www.researchgate.net/publication/351234109_A_review_on_comparison_between_bovine_milk_and_plant_based_coconut_milk
- Reister, E. J., & Leidy, H. J. (2020). An afternoon hummus snack affects diet quality, appetite, and glycemic control in healthy adults. The Journal of Nutrition, 150(8), 2214-2222. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022316622022672
- Luo, B., Mohammad, W. T., Jalil, A. T., Saleh, M. M., Al-Taee, M. M., Alshahrani, M. Y., … & Heydani, A. (2023). Effects of almond intake on oxidative stress parameters: A systematic review and meta-analysis of clinical trials. Complementary Therapies in Medicine, 73, 102935. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0965229923000225?via%3Dihub
- Mirghani, H. O. (2021). Dates fruits effects on blood glucose among patients with diabetes mellitus: A review and meta-analysis. Pakistan Journal of Medical Sciences, 37(4), 1230. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8281151/
- Pozzobon, V., & Pozzobon, C. (2019). Cottage cheese in a diet–a review. Nutrition & Food Science, 49(6), 1265-1274. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/NFS-03-2019-0073/full/html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.