Receita de moscovitas: bolachas de amêndoa e chocolate

Vamos mostrar-lhe a receita das moscovitas, as mais famosas bolachas de origem asturiana que são leves e não contêm aditivos artificiais.
Receita de moscovitas: bolachas de amêndoa e chocolate
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 23 agosto, 2022

As moscovitas são bolachas de amêndoa e chocolate que podem ser facilmente preparadas em casa. São uma sobremesa típica asturiana que quase todo mundo gosta e que é feita principalmente com ingredientes frescos.

Essas bolachas não contêm aditivos artificiais no seu interior, pelo que não terão um impacto negativo na saúde, desde que sejam incluídas com moderação e no contexto de uma alimentação equilibrada.

Como preparar moscovitas?

As melhores sobremesas para consumir diariamente são os produtos fermentados e as frutas. Agora, você pode adicionar um pouco de variedade com doces como moscovitas.

Dessa forma, é possível aumentar a adesão à dieta, evitando situações de ansiedade que podem levar ao abandono. Por outro lado, se o exercício físico for realizado, o impacto dos açúcares simples no corpo será muito limitado.

Ingredientes

Se você quiser preparar excelentes moscovitas em casa, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 100 gramas de amêndoas cruas.
  • 100 gramas de açúcar branco.
  • 20 gramas de farinha de trigo.
  • 100 gramas de creme de leite com 35% de gordura.
  • 150 gramas de chocolate.
  • Papel manteiga.

Passo a passo

  1. Coloque o creme de leite e o açúcar em uma panela.
  2. Ligue o fogo e mexa constantemente até que o açúcar se dissolva completamente.
  3. Quando o creme começar a ferver, adicione as amêndoas e a farinha.
  4. A partir daqui, mexa bem para garantir que todos os ingredientes estão integrados corretamente, obtendo um resultado com uma consistência muito espessa.
  5. Terminada esta etapa, forre uma assadeira com papel manteiga e disponha pequenos montinhos da mistura do tamanho de uma noz. Eles devem ser separados um do outro, pois durante o cozimento eles crescerão bastante.
  6. Pré-aqueça o forno a 170 graus Celsius e asse os biscoitos por 8 minutos nessa mesma temperatura com calor dos dois lados, na bandeja do meio.
  7. Quando o processo de cozimento terminar, retire os biscoitos e deixe-os descansar até que esfriem completamente.
  8. Neste ponto, faça a cobertura de chocolate. Para fazer isso, derreta o chocolate em banho-maria. Deixe esfriar e pinte cada biscoito com um pincel de cozinha. Deixe que as bolachas esfriem por alguns minutos, depois disso podem ser consumidas.

Benefícios das moscovitas

As moscovitas têm alguns açúcares simples dentro. No entanto, se forem introduzidas no contexto de uma alimentação variada e equilibrada, e a prática desportiva for frequente, o seu consumo pode gerar uma série de benefícios.

Em primeiro lugar, deve-se notar que esta preparação pode ajudar na recuperação após um esforço de alta intensidade. Isto é principalmente devido ao seu teor de carboidratos.

No entanto, de acordo com um estudo publicado na Nutrients, é conveniente que os açúcares sejam consumidos com uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico para garantir a reposição eficiente de glicogênio. Para fazer isso, eles podem ser consumidos com um produto lácteo, por exemplo. Assim, os processos de adaptação após o exercício intenso são estimulados.

Por outro lado, as amêndoas fornecem ácidos graxos de alta qualidade. Esses nutrientes ajudam a controlar os estados de inflamação no ambiente interno. Elas também fornecem cálcio, um mineral que faz parte do tecido ósseo. Segundo pesquisa publicada no Handbook of Experimental Pharmacology, atender às demandas diárias é fundamental para evitar problemas como fraturas a médio prazo.

Prepare moscovitas em casa

Como você viu, é possível e fácil preparar moscovitas em casa. Estes biscoitos apresentam excelentes características organolépticas. São perfeitos para acompanhar um café ou chá.

Além disso, eles não contêm aditivos artificiais ou ácidos graxos do tipo trans em seu interior, portanto, não afetarão negativamente o ambiente interno se você se exercitar com frequência.

Para finalizar, lembre-se que é importante manter hábitos corretos ao longo do tempo para prevenir o desenvolvimento de patologias crônicas e complexas. Não basta apenas cuidar da dieta, será necessário dormir bem todas as noites e se expor ao sol com frequência.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Neha K, Haider MR, Pathak A, Yar MS. Medicinal prospects of antioxidants: A review. Eur J Med Chem. 2019 Sep 15;178:687-704. doi: 10.1016/j.ejmech.2019.06.010. Epub 2019 Jun 13. PMID: 31228811.
  • Alghannam AF, Gonzalez JT, Betts JA. Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients. 2018 Feb 23;10(2):253. doi: 10.3390/nu10020253. PMID: 29473893; PMCID: PMC5852829.
  • Reid IR, Bristow SM. Calcium and Bone. Handb Exp Pharmacol. 2020;262:259-280. doi: 10.1007/164_2019_324. PMID: 31792679.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.