Hábitos japoneses que todos deveriam seguir

Algumas pessoas já devem seguir alguns desses hábitos, mas de qualquer maneira, vale a pena conhecer essa pequena lista de bons hábitos japoneses.
Hábitos japoneses que todos deveriam seguir

Última atualização: 11 julho, 2022

O Japão tem uma cultura bastante distinta dos hábitos ocidentais. No entanto, alguns hábitos japoneses são um verdadeiro exemplo de atividades saudáveis não só no sentido da saúde, mas também social.

A história do Japão nos remete há milhares de anos e sua cultura destaca muito isso. É claro que não existe nenhum país perfeito, mas existem certas atitudes japonesas comuns no dia a dia ou na alimentação, que são grandes exemplos para outros países.

Meio ambiente e civilidade: 10 hábitos japoneses que deveríamos seguir

1- Tirar os sapatos ao chegar em casa

Os japoneses têm o hábito de tirar os sapatos ao chegar em casa para evitar que ela seja contaminada pela sujeira da rua que fica impregnada nos sapatos. Em praticamente todas as residências japonesas você verá um genkan, uma espécie de degrau abaixo da entrada principal. Os japoneses costumam tirar os sapatos e deixá-los ali.

E esse costume vai além das residências, estendendo-se para escolas, hospitais, entre outros locais. Quando chegam da rua, os japoneses ficam de meias ou trocam seus sapatos por outros especiais para serem usados somente dentro de casa, chamados suripas ou sapatilhas.

2. Agradecer antes e depois das refeições

hábitos japoneses

Os japoneses tem o hábito de iniciar a sua refeição com a palavra “Itadakimasu” (いただきます), que seria uma forma de agradecimento a todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para que aquela refeição pudesse estar à mesa. Ao terminar a refeição, eles dizem a frase “Gochisōsama deshita” (ごちそうさまでした), que pode ser traduzido como “Obrigado por esta refeição”.

3. Usar máscaras hospitalares

Você já se perguntou por que os japoneses usam máscaras? Eles sempre pensam no coletivo: se protegem e protegem os demais.

Durante o ano todo, percebemos um grande número de pessoas que usam máscaras hospitalares, seja por causa de alergias como o kafunsho, viroses ou resfriados. Muitos podem estranhar esse hábito, mas ele ajuda muito a proteger contra o contágio de doenças como uma simples gripe e outras contagiosas.

4. Fazer ginástica antes de iniciar o trabalho

Isso não é novidade, já que em muitos lugares hoje em dia é normal a ginástica laboral (empresas, fábricas), para iniciar o trabalho com mais energia. Em praças é comum ver pessoas malhando em grupos também, principalmente da 3ª idade.

Os japoneses costumam fazer antes do trabalho uma ginástica matinal coreografada chamada de Radio Taiso. Seria uma espécie de aquecimento para o corpo começar o dia bem. Isso também é comum em escolas antes do início das aulas e é possível ver muitos adultos e idosos fazendo ginástica taiso em parques ao ar livre.

5. Não jogar lixo na rua

Você sabia que no Japão não há gari? São os próprios moradores que cuidam desse trabalho. Por isso, os japoneses se preocupam em não sujar as ruas por onde passam e quando não encontram lixeiras pelo caminho, costumam levar o lixo pra casa para jogar fora. Cada cidadão faz a sua parte.

6. Ajudar na limpeza

hábitos japoneses

Nas escolas, os alunos ajudam a limpar a sala de aula e nas fábricas e empresas são os próprios funcionários que se encarregam da limpeza, incluindo o banheiro. Já nas residências, é a dona de casa e outros integrantes da família que cuidam da limpeza. Ter empregada doméstica e babás não é uma coisa comum no Japão e, por isso, a família toda procura contribuir de alguma forma nos afazeres domésticos.

7. Separar o lixo

No Japão, o sistema de coleta e separação de lixo é bem rigoroso. Se encontrarem um saco de lixo misturado, é certo de que o deixarão pra trás com um adesivo bem grande dizendo para fazer a separação correta. Como consequência, sua reputação perante a vizinhança não ficará nada boa.

Dá trabalho? No início sim, mas por pura falta de costume. Depois que se torna um hábito, você acaba achando uma “moleza” e percebe que é um esforço que vale a pena.

Tudo é devidamente separado como papelão, isopor, plásticos, garrafas PET, garrafas de vidro, latas de alumínio, etc. Dessa forma, é possível fazer uma reciclagem eficiente, reaproveitando o máximo possível e evitando o desperdício.

8. Recolher o cocô do cachorro

Não há nada mais desagradável do que pisar em cocô de cachorro na rua, não é mesmo? No Japão, isso raramente acontece, pois as pessoas levam seus cães para passear munidos de um saquinho e uma pazinha para recolher o cocô que, eventualmente, seus companheiros de estimação deixarem pelo caminho.

9. Usar bicicleta como meio de transporte

É o meio de transporte preferido dos japoneses. Eles usam as bicicletas para tudo: trabalhar, fazer compras, levar as crianças para a escola, etc. Está aí uma coisa que admiro muito na sociedade japonesa. Além de ajudar a reduzir o tráfego de carros nas ruas, também é um transporte ecologicamente correto, além de ser um hábito que ajuda a combater o sedentarismo.

10. Ter bons hábitos alimentares

Sabemos que o Japão é um pais que possui uma expectativa de vida bem alta, e isso se deve principalmente ao tipo de alimentação que é baseada em legumes, verduras e peixes. O chá verde também é algo muito especial na alimentação deles, é rico em antioxidantes e nutrientes que ajudam a reduzir as taxas de colesterol, a pressão arterial e o risco de obesidade.

O que você achou desses hábitos japoneses tão saudáveis? Você incluiria algum deles na sua rotina diária?

Nota: essa matéria foi publicada originalmente pelo site Japão em Foco.

Pode interessar a você...
Por que os japoneses vivem mais?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Por que os japoneses vivem mais?

Por que os japoneses vivem mais? Neste artigo, revelamos como podemos seguir seus ensinamentos para tornar nossa vida mais saudável.