Por que no Japão os filhos sempre obedecem aos pais?

As mães japonesas se dedicam com devoção ao cuidado e à educação de seus filhos. Este estilo de criação desenvolve crianças capazes de respeitar as regras, serem amáveis e se comportarem bem.
Por que no Japão os filhos sempre obedecem aos pais?

Última atualização: 27 julho, 2022

O Japão é um país admirado. Entre outras coisas, as crianças são vistas como  obedientes e bem comportadas, sendo gentis e atenciosas,  aprendendo e seguindo as regras ou adaptando seu comportamento ao que se espera delas. Essa forma de ser tem a ver com um método parental que muitos reverenciam.

Os pais japoneses têm plena confiança de que seus filhos sabem como se comportar adequadamente diante do exemplo que dão e se sentem responsáveis pelos resultados de seus filhos.

Você deve estar se perguntando como eles fazem isso. Continue lendo este artigo e nós daremos as dicas fundamentais da criação japonesa, que difere em vários aspectos dos padrões de criação das culturas ocidentais.

No Japão, as crianças obedecem e dão um exemplo de bom comportamento

Como uma pesquisa publicada pela  Child Development explica,  as famílias japonesas cultivam apego, empatia e harmonia . Neste país asiático, as crianças obedecem e aprendem a se comportar socialmente como um adulto.

No entanto, dentro de casa, as crianças são totalmente dependentes dos pais, principalmente da mãe. A dependência não é desencorajada, mas, ao contrário, é aceita e encorajada.

Filhos sempre obedecem

Os pais japoneses reduzem a tendência individualista da criança de querer fazer o que quer através da proximidade extrema. As birras não fazem parte do comportamento das crianças japonesas, mas é claro que sempre há exceções.

O apego no Japão

Os pais, principalmente a mãe, têm uma relação muito estreita com a criança. Os pais promovem essa proximidade e reforçam a dependência. De acordo com os costumes japoneses, as crianças são vestidas e alimentadas pelos pais, além de dormirem junto com eles até os 6 anos de idade, aproximadamente.

Conforme detalhado por  Halloway (2010) a relação histórica da mãe e do filho japoneses é íntima,  embora isso mude com o tempo. É uma unidade na qual eles se vêem como uma “mente compartilhada”, ao invés de duas pessoas separadas e independentes. Nos primeiros três anos de vida, a mãe carregará seu bebê com ela o tempo todo e para qualquer lugar.

Assim, a mulher tem uma dedicação e devoção inegáveis ​​ao filho.  É difícil para uma criança japonesa entrar na pré-escola antes dos três anos  ou ser cuidada pelos  avós . Depois de completar três anos, ela começa a estudar.

A técnica de criação japonesa

Os pais japoneses consideram que o bom comportamento dos seus filhos se deve à criação baseada em sua crença filosófica, o confucionismo. A criação japonesa parte do ideal confucionista de educar as crianças com bondade, pois essa virtude gera paz interior e alegria.

Filhos sempre obedecem ao brincar com os pais

A partir dessa premissa inicial, a criação tem alguns componentes fundamentais que vamos descrever a seguir.

O poder da sugestão

Para fazer qualquer correção, a mãe japonesa utiliza a persuasão, a sugestão e, às vezes, a vergonha para evitar o confronto direto com os filhos pequenos. Isso minimiza as atitudes desafiadoras e agressivas das crianças.

A mãe japonesa usa os pedidos e sugestões para indicar as obrigações das crianças. Em vez de dizer “Recolha os brinquedos! ”, ela diz “O que você deve fazer agora com os seus brinquedos?” Como consequência, a criança fará o possível para cumprir suas responsabilidades com a mãe.

Porém, se a criança não estiver disposta a cooperar ou finge não ter ouvido o pedido ou a sugestão, a mãe pode usar pequenas provocações. A criança sempre vai preferir obedecer do que se sentir envergonhada.

A força dos gestos

As crianças japonesas se sentem muito envolvidas com suas mães, ao ponto de terem plena consciência das emoções e dos gestos delas, e em qual estado de harmonia se encontram. Os filhos farão o que for possível para não quebrar essa harmonia.

Quando a mãe sugere algo, junto à sugestão, há uma expressão em seu rosto que informa à criança que ela ficará surpresa se as coisas não ocorrerem como o esperado.

A compreensão e o amor: no Japão, as crianças obedecem

Uma mãe jamais castiga ou repreende um filho diretamente. Como já foi dito anteriormente, no seu rosto há uma expressão de tensão que indica à criança que ela está decepcionada. A criança deseja manter a harmonia com a mãe, portanto, ela vai evitar os conflitos e fazer o que é esperado dela.

A compreensão e o amor: no Japão, as crianças obedecem

As mães japonesas também sabem reconhecer as emoções de seus filhos. Diante disso, a criança pode mudar sua técnica de persuasão. Se perceber que ela não parece estar com vontade de atender a uma solicitação sua, evite fazê-la. Ela deixa seu pedido para quando tiver maiores chances de sucesso.

Se a criança não quiser recolher os brinquedos, a mãe terá explicações mais condescendentes sobre a recusa. Ela vai dizer que a criança não está preparada ou não se desenvolveu o suficiente para cumprir a tarefa ou, talvez, que está cansada ou apenas interessada em continuar brincando naquele momento.

Em última análise, os pais no Japão fazem o possível para que seus filhos se sintam amados, respeitados e valorizados. As crianças, por sua vez, dependem da paciência, da bondade e da compaixão de seus pais.

Sem dúvida, esse tipo de criação é um desafio para as mães ocidentais. Você tem coragem de experimentar essa forma de criação que faz com que as crianças japonesas obedeçam seus pais?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rothbaum, F.; Pott, M.; Azuma, H.; Miyake, K.; Weisz, J. 2000. The Development of Close Relationships in Japan and the United States: Paths of Symbiotic Harmony and Generative Tension. Child Development. https://scholar.harvard.edu/files/jweisz/files/2000b.pdf
  • Holloway, Susan. (2010). Japanese Women, Parenting, and Family Life.
  • Kawano, A., Matsuda, T., & Xiao, L. (2015). Educación social en Japón. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria. https://doi.org/10.7179/psri_2016.27.12
  • Gainey, Peter & Andressen, Curtis. (2002). The Japanese Education System: Globalisation and International Education. Japanese Studies. 22. 153-167. 10.1080/1037139022000016564.
  • Damian J. Rivers (2010) Ideologies of internationalisation and the treatment of diversity within Japanese higher education, Journal of Higher Education Policy and Management, 32:5, 441-454, DOI: 10.1080/1360080X.2010.511117

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.