Crianças desobedientes: o que podemos fazer nessa situação?

O comportamento do seu filho é uma preocupação? A desobediência pode ser corrigida com comunicação e estratégias adequadas. Eduque seu filho e crie uma boa relação entre vocês.
Crianças desobedientes: o que podemos fazer nessa situação?

Última atualização: 16 Maio, 2021

A infância é um dos momentos mais felizes e mais desafiadores para qualquer pai e mãe (especialmente para aqueles que têm filhos desobedientes). São muitas as etapas, os desafios e as mudanças que devem enfrentar juntos, mantendo o respeito, a confiança e a comunicação.

Contudo, no caso de crianças desobedientes as complicações podem ser ainda maiores. Suas atitudes são mais complicadas de manejar e se requer muita paciência e disposição para poder corrigi-las de forma eficaz.

Como são as crianças desobedientes?

Essas crianças têm muitas características que podem se tornar problemáticas.

Para identificar como é uma criança desobediente, deve-se estar atento ao seu comportamento. Por exemplo, se começa a ignorar suas ordens, o mais provável é que esteja passando por uma fase da vida em que quer medir até onde é capaz de chegar para conseguir o que quer.

Esse ponto nos leva a tomar decisões em que só querem bater de contra. Situação que acontece, em muitos casos, quando a criança é criada em um ambiente autoritário. Ela se cansa de sempre seguir ordens e começa a se revoltar por meio de respostas atravessadas ou acessos de raiva perante qualquer pessoa que lhe diga algo.

 

Isso as irrita facilmente e elas acabam aumentando sua desobediência para se mostrarem como uma figura de poder que também quer ser ouvida. Mas não se preocupe muito, com isso já que crianças rebeldes tendem a ter atitudes que permitem identificar se estão sendo malcriadas.

Ignoram as ordens

O não cumprimento dos deveres é um sintoma claro nas crianças desobedientes. Elas procuram exercer uma pequena figura de poder capaz de quebrar com as regras que deve cumprir.

Nesse sentido, o fato de uma criança não obedecer pode ser consequência de múltiplos fatores. Entre eles, um artigo publicado na Revista Cubana de Medicina General Integral destaca os seguintes:

  • Conflitos entre os pais.
  • Transtornos do sono.
  • Divórcio.
  • Dificuldades nas habilidades sociais.
  • Inquietação.

Ao mesmo tempo, é importante reconhecer a quem a criança mais desobedece. Às vezes, isso é um indicador para saber por que ela age dessa maneira.

Não desempenham seus deveres

Existe a possibilidade de que, como pai ou mãe, você seja excessivamente condescendente. Talvez com a intenção de se tornar amigo do seu filho para gerar maior confiança entre vocês, isso pode levar seu filho a perder o respeito e começar a não cumprir com seus deveres.

 

Nesse sentido, seu filho deve ver em você uma figura de autoridade, a quem deve respeitar quando suas ordens forem para bem. Por melhor que seja seu relação, você deve fazer com que ele cumpra com seus deveres na escola e em casa. Tudo isso sem deixar de lado os valores que são inculcados e fomentados dia a dia.

Mentem

Mentir é uma atitude muito comum nas crianças. Porém, você deve atacar essa atitude a tempo já que pode variar desde pequenas mentiras até outras mais graves, o que, em longo prazo, é capaz de causar problemas no futuro.

Nesse ponto, é relevante conversar com seu filho, já que nessa idade vão sendo estabelecidas características na personalidade da criança que vão se manter até sua juventude.

O que podemos fazer para corrigir crianças desobedientes?

Como você viu, identificar quais são os comportamentos mais comuns em uma criança desobediente é importante para corrigi-los a tempo. Para isso, a seguir vamos dar uns conselhos par corrigir a desobediência na infância. Tome nota!

Matricular a criança em atividades esportivas ou artísticas

Às vezes, a criança tem muita adrenalina e tensão no corpo devido a monotonia de viver sempre sob regras.

Sua maneira de manifestar isso é sendo uma criança desobediente. Portanto, assim como mostrou uma pesquisa publicada em 2020 por Cambridge University Press,matriculá-la em atividades esportivas ou artísticas que lhe chamem a atenção não só ajuda a liberar todo o estresse acumulado, como também cria hábitos e disciplina.

Tirar privilégios quando desobedecer

Tirar privilégios quando se comportar como uma criança desobediente ajudará a corrigir as condutas inadequadas. Privar a criança de coisas que ela gosta ou a entretém pode ser efetivo na hora de melhorar seu comportamento.

No entanto, um estudo desenvolvido em 2020 pela Universidade Nacional Federico Villarreal aconselha não castigar sem dar explicações. Converse com ela e mostre que todo ato tem suas consequências para que a criança pense bem nas coisas antes de fazê-las.

 

Comunicar como sua obediência faz você se sentir

Estabelecer uma comunicação tranquila e afetuosa é uma peça fundamental para resolver esse problema.

Repreender vai muito além de castigar a criança ou proibir que ela faça algo que gosta. Repreender é dizer como a atitude dela faz com que você se sinta e explicar como não ser obediente prejudica cada etapa de sua vida.

Além disso, é necessário diferenciar entre obediência e submissão. E ensinar à criança que seguir as normas é importante para manter boas relações pessoais, familiares e sociais.

Mostrar para a criança desobediente que o comportamento dela afeta você e que causa preocupação produz um vínculo familiar maior. Dessa forma, a criança entende por si mesma que suas atitudes afetam uma pessoa que ela ama e automaticamente a reprime por instinto de proteção.

Se você tiver crianças desobedientes, pratique a paciência

As crianças desobedientes são mais comuns do que se pode imaginar, portanto, não se preocupe demais com esse fator. Além disso, não é complicado corrigir esse problema: seguindo alguns conselhos, conhecendo dia após dia o seu filho, ouvindo-o e falando com ele, você conseguirá resolver a desobediência e qualquer outro inconveniente que surgir.

Como pai ou mãe, diante dessas situações, você deve manter a calma e não tomar ações por impulso. Embora muitas vezes a desobediência dos filhos seja frustrante, é melhor enfrentar esse tipo de problema com boa comunicação e estratégias favoráveis ​​para ambos.

Pode interessar a você...
10 valores que você deve ensinar aos seus filhos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 valores que você deve ensinar aos seus filhos

Há muitos valores que você deve ensinar aos seus filhos para que cresçam com a capacidade de tomar suas próprias decisões.



  • García, Cristina Larroy, et alEl niño desobediente: estrategias para su control. Anaya-Spain, 1997.
  • Nuñez Mederos, Carmen Susana, Pérez Cernuda, Caridad, & Castro Peraza, Marta. (2017). Consecuencias del divorcio-separación en niños de edad escolar y actitudes asumidas por los padres. Revista Cubana de Medicina General Integral33(3), 296-309. Recuperado en 06 de diciembre de 2020, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252017000300003&lng=es&tlng=pt.
  • Palacios Gonzales, Daisy Irina (2020). Modificación de conducta en un niño de 5 años con problemas de desobediencia. Universidad Nacional Federico Villarreal.
  • Ramos-Paúl, Rocío, and Luis Torres CardonaNiños desobedientes, padres desesperados. Punto de Lectura, 2013.
  • Urra, JavierEl pequeño dictador. Grupo Ilhsa SA, 2012.
  • Vandell, D., Simpkins, S. y Liu, Y. (2020). Desde el cuidado y la educación tempranos hasta las conductas problemáticas de los adultos: un camino de prevención a través de actividades organizadas después de la escuela. Desarrollo y psicopatología, 1-12. doi: 10.1017 / S0954579420001376