Crianças desobedientes: o que podemos fazer com esta situação?

· 14 de agosto de 2018
O comportamento de seu filho te preocupa? Se seu pequeno ignora suas ordens, é momento que haja para solucionar o problema. A desobediência pode ser corrigida com comunicação e estratégias adequadas. Eduque a seu filho e consiga uma boa relação entre vocês.

A infância da criança é um dos momentos mais felizes e mais desafiantes para todo pai. Pois são muitas as etapas, desafios e mudanças que devem enfrentar juntos, mantendo o respeito, a confiança e a comunicação pai e filho.

Agora, no caso de crianças desobedientes as complicações podem ser ainda maiores. Suas atitudes são mais complicadas de manejar e se requer muita paciência e disposição para poder corrigi-las de forma eficaz.

Como são as crianças desobedientes?

Para identificar como é uma criança desobediente, deve estar atento ao seu comportamento. Por exemplo, se começa a ignorar suas ordens, o mais provável é que esteja passando por uma fase de sua vida em que quer medir até onde é capaz de chegar para conseguir o que quer.

Este ponto nos leva a tomar decisões em que só querem bater de contra. Situação que se produz, em muitos casos, quando a criança é criada em um ambiente autoritário. Normalmente, se cansa de sempre seguir ordens e começa a se revoltar perante os pais.

As crianças desobedientes não costumam ouvir os pais

Isto os irrita facilmente e os motiva a gerar uma estreita relação entre a desobediência e a rebeldia infantil com a finalidade de se mostrar como uma figura de poder que também quer ser ouvida. As crianças rebeldes costumam ter atitudes que te permitem identificar quando está sendo mal criado e neutralizá-las a tempo.

Ignore suas ordens

O não cumprimento dos deveres é um sintoma claro nas crianças desobedientes. Neste caso procura exercer uma pequena figura de poder capaz de quebrar com as regras que deve cumprir. Uma criança não obedecer pode ser consequência de múltiplos fatores. Por exemplo, conflitos entre os pais, transtornos do sono, divórcio, dificuldades nas habilidades sociais, hiperatividade, etc.

Porém, é importante reconhecer a quem desobedece a criança. Muitas vezes isso é um indicador para saber porque ela está desobedecendo e desta maneira atacar o problema de forma eficaz.

Leia também: 7 comportamentos tóxicos dos quais os pais não estão conscientes

Não desempenha seus deveres

Existe a possibilidade de que como pais seja excessivamente condescendente. Talvez com a intenção de se fazer amigo de seu filho para gerar maior confiança entre vocês. Isso costuma produzir um fato improdutivo e faz com que seu filho perca o respeito a você e comece a não cumprir com seus deveres.

Criança desobediente desafiando o professor

Seu filho deve ver em você uma figura de autoridade a quem deve respeitar sempre e quando suas ordens forem para bem. Por melhor que seja a relação que tenham, deve fazer com que ele cumpra com seus deveres na escola e em casa. Tudo isso sem deixar de lado os valores que são inculcados e fomentam dia a dia.

Mente para você

Mentir é uma atitude muito comum nas crianças. Porém, deve atacar esta atitude a tempo já que pode ir desde muito cedo até quando for maior e gerar problemas futuros. Neste ponto é relevante que fale com seu filho, já que nessa idade vai se criando características na personalidade da criança e que, provavelmente, vão se manter até sua juventude e que podem gerar problemas mais a frente.

Recomendamos ler: A infância influencia o desenvolvimento da personalidade

O que podemos fazer para corrigir a uma criança desobediente?

Identificar quais são os comportamentos mais comuns em uma criança desobediente é sumamente importante para corrigi-lo a tempo. Porém, te daremos uns conselhos par corrigir a desobediência de qualquer criança.

Matricule-a em atividades esportivas ou artísticas

Muitas vezes seu filho tem muita adrenalina e tensão no corpo devido a monotonia de permanecer sempre sob regras. Sua maneira de manifestar isso é sendo uma criança desobediente. Portanto, matriculá-la em atividades esportivas ou artísticas que lhe chamem a atenção não só ajuda a liberar todo o estresse que pode chegar a acumular, mas também cria hábitos e disciplina.

Tirar privilégios quando desobedecer

Tirar privilégios quando se comportar como uma criança desobediente te ajudará a corrigir as condutas inadequadas.

Criança desobediente desafiando a mãe

Privá-la coisas que gosta ou a entretém pode ser efetivo na hora de melhorar seu comportamento. Mas não a castigue sem explicação alguma. Fale com ela e faça-a entender que todo ato tem suas consequências. Faça-a pensar muito bem as coisas antes de fazê-las, pois isso a ajudará por toda a vida.

Comunicar como sua obediência faz com que você se sinta

Repreender vai muito além de castigar a criança ou proibir que faça algo que gosta. Repreender é dizer como a atitude dela faz com que você se sinta e explicar como não ser obediente prejudica cada etapa de sua vida. É importante também fazer diferença entre obediência e submissão. Ensiná-la que seguir as normas é importante para manter boas relações pessoais, familiares e sociais.

Fazer a criança desobediente saber que seu comportamento te afeta e que te preocupa causa um vínculo familiar maior. A criança entende por si só que suas atitudes afetam a um ser querido e automaticamente as reprime por instinto de proteção.

Conclusão

As crianças desobedientes são mais comuns do que se possa imaginar, assim que, não se alarme. Além disso, não é complicado corrigir este problema. Seguindo alguns conselhos, conhecendo dia a dia seu filho, ouvindo-o e falando com ele, poderá resolver a desobediência e qualquer outro inconveniente que se apresente.

Como pai, diante destas situações, deve manter a calma e não tomar ações por impulsos. Apesar de sabermos que a desobediência costuma ser frustrante, o melhor é enfrentar este tipo de problemas com uma boa comunicação e estratégias favoráveis para ambos.