Valores em casa: a chave para uma geração de sucesso

5 de junho de 2018
Valores são crenças fundamentais que nos guiam para tomamos decisões e escolhas. Eles geralmente condicionam nossas ações e nossa atitude em relação à vida, por isso influenciam no sucesso que podemos alcançar
Há uma crise de valores! Você ouve muitas vezes, e por várias gerações, o que antes era um símbolo do orgulho da família, e  foi esquecido. A casa é o local ideal para transmitir valores fundamentais, que permitem a construção de uma sociedade mais harmoniosa.

Devemos ensinar aos nossos filhos, desde a tenra idade os valores familiares e sociais, bem como a sua aplicação na vida diária. Esses valores definirão a atitude que eles assumem em sua vida adulta, e também moldarão sua personalidade.

O que são valores?

Alguns os definem como crenças fundamentais sobre as quais a personalidade de um indivíduo está estruturada, que orientam o processo de tomada de decisão, e as ações a serem empreendidas.

Outros os concebem como qualidades que guiam no momento de escolher, para assumir certas atitudes em vez de outras, e para apreciar certos aspectos da vida.

Os valores nos fazem comportar de certa forma em situações que desafiam a moral e os bons costumes. Quando agimos a partir dos princípios e valores que nos ensinaram em casa, experimentamos um sentimento particular de satisfação e plenitude.

Poderíamos dizer que os valores condicionam a maneira como nos comportamos diante das circunstâncias que a vida nos coloca. Cada comportamento que assumimos é um exemplo para nossos filhos. Por isso, como pais, devemos ser seu primeiro e mais importante modelo em valores. Tão simples, quanto ser educado pelo exemplo.

Daí a importância de cuidar ao máximo da maneira como respondemos a cada circunstância. Isso é essencial para transmitir princípios e valores para nossos filhos.

É nossa responsabilidade transmitir valores desde que nossos filhos são muito jovens, embora pensemos que eles não os entendam naquele momento.

Recomendamos que você leia: Ajude os seus filhos a controlar as emoções desde pequenos

Que valores devemos incutir em nossos filhos?

Solidaridade é um dos valores que devemos ensinar aos nossos filhos

Cada família é um mundo particular que define suas próprias regras e normas de comportamento. Geralmente, os valores são transmitidos de geração em geração. Isto é, você incutirá em seus filhos o que seus pais lhe ensinaram, e também terá suas preferências particulares sobre isso.

É importante mencionar que, em determinados momentos, os valores de uma pessoa podem ser influenciados pelo ambiente, cultura, amizades, experiências, entre outros fatores.

No entanto, abaixo listamos alguns dos valores mais importantes que devemos incutir em nossos filhos para que eles se desenvolvam plenamente, e sejam capazes de alcançar todo o sucesso que merecem.

Gratidão

A gratidão é um valor associado ao reconhecimento de um bem recebido. Além disso, trata-se de sentir e expressar admiração por aqueles que nos honraram com seus dons ou serviços. Ensinar nossos filhos a serem gratos os leva a semear o bem.

A gratidão pode ser expressa de maneiras muito variadas. Um sorriso, um abraço, um simples “obrigado”, ou um aperto de mão expressam e significam gratidão.

Respeito

Respeito um dos valores aprendidos em casa

Esse valor forma a base sobre a qual as relações humanas devem ser construídas. Respeito permite o reconhecimento das virtudes e autonomia das pessoas. Quando você tem respeito, aceita o direito que os outros têm de ser e de agir de maneira diferente. O respeito torna a coexistência harmoniosa.

Honestidade

Outra das virtudes fundamentais para incutir em nossa casa é a honestidade. É um valor fundamental que nos ajuda a viver e a coexistir na verdade. Ser honesto promove a confiança dos outros.  

Da honestidade surgem outros valores como integridade, justiça e verdade. Tente colocar a honestidade em suas ações para educar com coerência.

Responsabilidade

Transmitir aos nossos filhos o valor da responsabilidade é uma tarefa que exige dedicação. Porque a responsabilidade está intimamente relacionada ao compromisso.

Quando cumprimos com nossas obrigações familiares, laborais, e de cidadania promovemos esse valor importante em nossos filhos. A responsabilidade também está relacionada ao fato de assumir as consequências das ações empreendidas, entre outros aspectos.

Generosidade

Generosidade um dos valores aprendidos em casa

Ser generoso é uma das mais belas virtudes que um ser humano pode ter. A generosidade está relacionada com a empatia, para estar atento às necessidades dos outros e estar disposto a fornecer a nossa ajuda, quando assim o requerem. Pessoas generosas ficam felizes em ajudar e compartilhar.

É normal que as crianças, especialmente as mais jovens, pensem que tudo é delas. Isso não indica que eles são egoístas, é uma reação natural; mas é quando temos que intervir corrigindo-as para que aprendam a ser generosas.

Leia também: Aprendi a ser feliz à minha maneira, e não como querem os demais

Humildade

Como pais, devemos ser humildes de coração para que nossos filhos possam nos tomar como modelo, e não adotar o comportamento de se sentir superiores aos outros.

Ensine a eles a terem uma atitude humilde para aceitarem melhor suas falhas e erros e aprenderem deles

A humildade facilita a superação das fraquezas, assim como a assumir forças no momento certo. Aquele que trabalha com humildade, não é inflado por suas ações.

Este valor foi descrito impecavelmente por Madre Teresa de Calcutá com a seguinte frase: “A humildade consiste em silenciar nossas virtudes e deixar que os outros as descubram”.

Reflexão

Essa lista ficaria incompleta se deixarmos de mencionar: paz, amor, justiça, liberdade, tolerância, solidariedade, amizade e bondade, valores tão universais quanto fundamentais para a convivência humana.

Cada indivíduo geralmente prioriza alguns valores em detrimento de outros, dependendo de vários fatores. No entanto, o importante é orientar a educação dos nossos filhos para a maior quantidade de valores fundamentais.

Só então estaremos contribuindo para formar uma geração de sucesso, com a ética necessária para contribuir significativamente para a sociedade.

Recomendados para você