Os filhos são realmente o reflexo dos pais?

· 9 de maio de 2018
A conexão entre o que pedimos que nossos filhos façam e o que nós como pais fazemos é fundamental. Eles são nosso reflexo e nós somos seu espelho. Sejamos o melhor espelho onde eles possam se ver.

Talvez esta afirmação lhe preocupe: os filhos são o reflexo dos pais. Seus filhos são uma esponja, ou seja, absorvem tudo o que veem e escutam. Por isso, é tão importante que tudo o que acontece dentro de casa seja benéfico para sua educação e seu comportamento.

Ser pais é todo um desafio, já que não só devemos dividir muito bem o tempo, como também devemos ser coerentes no que dizemos e fazemos, pois os filhos, mesmo que não notemos, sempre estão observando e modelando suas condutas.

Sim, as crianças querem ser como os pais. Por isso, lhes dar um bom exemplo é fundamental para educá-los com bases de valores e princípios. O fato de que os filhos são o reflexo dos pais preocupa muita gente.

Inconscientemente, seus filhos imitam seus gestos, suas ações, sua maneira de falar, e até mesmo, sua maneira de se relacionar com os demais. Isso acontece pois os filhos estão emocionalmente conectados com os pais. 

Se os filhos são o reflexo dos pais, como dar o bom exemplo?

1. Crie um clima de confiança e boa comunicação dentro de casa

A filha é o reflexo dos pais

A comunicação é fundamental em uma família. Isso cria um clima de confiança que promove valores e segurança dentro de casa, conseguindo criar relações inquebráveis entre todos os membros da família.

2. Leve um estilo de vida saudável

Você já sabe que os filhos são o reflexo dos pais. Ou seja, que se você quiser que seus filhos levem um estilo de vida saudável, comece por você. Se você quiser que seus filhos façam exercício e comam vegetais, demonstre mediante o exemplo o bom que é fazer isso.

Existe um ditado que diz: “Um exemplo vale mais do que mil palavras”. Aplique isso em seu dia a dia. Não lhes dê sermões diários do por quê devem fazer isso ou aquilo, faça as coisas com eles. 

3. Não grite

Mãe gritando com o filho

Sabemos o difícil que é cumprir com o papel. É um desafio manter a paciência a todo momento. No entanto, em momentos de estresse ou desespero, devemos evitar nos dirigir aos filhos ou a qualquer membro da família mediante gritos.

Se o fizermos, as crianças assumirão este comportamento como algo aceitável. E no momento em que eles o fizerem, não poderemos repreendê-los pois lhe dirão que “você também o faz”.

4. Incentive o valor da honestidade

Se você não quiser que seus filhos mintam, pois tampouco o faça. Não invente desculpas. Se prometeu algo, cumpra. Isso não só incentiva o valor da honestidade neles, como também aprenderão a ser responsáveis com o que dizem.

5. Não utilize a violência

Sem dúvidas o ruim é o que mais rápido se aprende. Não utilize a violência como método de aprendizado. Se seus filhos fazem algo indevido, fale com eles e faça-os entender que o que fizeram não foi o correto. Se você evitar as pancadas, evitará que seus filhos sejam no futuro pessoas agressivas. Desta maneira, estará ensinando a lidar com confrontamentos, sem recorrer à violência.

Se você incentivar a comunicação como método para solucionar os problemas, estará formando um ser tolerante capaz de entender os diferentes pontos de vista.

6. Respeite e se dê o respeito

Não maltrate as pessoas que o rodeiam, não as julgue nem as rotule. Deste modo, seus filhos aprenderão o valor que tem as demais pessoas e como o respeito cria boas relações.

Quando seus filhos lhe responderem inadequadamente, imponha caráter e lembre-os de que essa não é a maneira de dizer as coisas ou de tratar você. Eduque-os da melhor maneira. A relação que devem construir ao longo do tempo deve estar baseada na confiança e no respeito. Construam-na juntos.

7. Lute pelo que deseja

Mulher servindo de exemplo

Ser mãe não significa deixar de lado seus sonhos e metas. Sabemos que o caminho é difícil, mas não impossível. Esforce-se no dia a dia para conseguir o que deseja. Não só será gratificante para você como mulher, como também a converterá em um exemplo de esforço e dedicação para toda a sua família.

8. Seja feliz

Certamente não deve haver maior felicidade para você do que ter seus filhos ao seu lado. Então, demonstre que fazem você muito feliz, abrace-os, mime-os e diga o quanto os ama. Desfrute dos momentos que tenham juntos e lhes diga o quão sortuda se sente por tê-los.

Quando damos amor, recebemos amor. Seus filhos lhe devolverão todos os abraços, beijos e mimos que você der com todo amor. Não só você será feliz, serão felizes juntos, e isso é melhor.

9. Não tenha medo de errar

Filha chorando porque não quer ser igual à mãe

Em algumas ocasiões você errará. No entanto, isso não quer dizer que tenha falhado, sempre e quando corrigir seus erros. Seus filhos verão em você a valentia para reconhecer os erros, melhorar e seguir em frente, o que também os modelará.

Reflexão

Sim, os filhos são o reflexo dos pais, então seja o espelho onde seus filhos possam se refletir e se sentirem orgulhosos do que veem.