Os grandes benefícios da gratidão

· 8 de novembro de 2016
Ser agradecido não custa nada e ainda nos faz ver a vida com outros olhos. Os que nos cercam também percebem essa mudança e tudo se torna muito mais fácil.

Temos ouvido em várias ocasiões sobre os benefícios da gratidão. No entanto, ainda não somos conscientes do que isso realmente implica.

O dicionário define gratidão como reconhecer e sentir estima em relação a uma pessoa que lhe fez um favor e sentir um grande desejo de retribuí-lo.

Mas a gratidão não é só isso. Podemos nos sentir gratos por estarmos vivos. Também podemos sentir gratidão por termos a vida que temos, por tudo de bom que há nela…

Pensar em tudo isso e se sentir realmente grato nos faz felizes. Então, por que é tão difícil sermos gratos?

Ser grato é muito fácil

Ser grato é muito fácil

Ser grato é tremendamente fácil. Basta apenas um sorriso, um simples “obrigado” ou uma pequena mensagem delicada à pessoa a qual você está agradecendo pelo que fez por você ou como te faz feliz.

Como você vê, não há um gasto importante de energia, porque não nos custa nenhum esforço. Talvez por isso não prestemos a atenção que deveríamos à gratidão.

Às vezes, tudo isso ocorre porque ignoramos o que nos cerca. Estamos tão absorvidos em nosso próprio mundo que nos esquecemos dos que estão ao nosso redor.

Quantas vezes você já parou para pensar no que possui e quantas vezes se tornou consciente de que não é preciso desejar por mais nada, porque você já tem tudo.

Quantas vezes você já refletiu sobre as pessoas que tem ao seu redor, que o apoiam nos momentos difíceis? Certamente, elas ocupam mais espaço todas aquelas que lhe fizeram mal.

Acreditamos que os amigos e a família sempre estarão aqui para nós. Não nos damos conta de que tudo pode mudar de um dia para o outro, e depois será tarde demais.

Leia também: As crianças devem aprender a dizer “por favor” e “obrigado”

A gratidão se pratica

A gratidão se pratica

Com todos esses problemas, é difícil ser grato sem praticar a gratidão, da mesma forma que se pode praticar a bondade, a sinceridade, o amor, e assim por diante.

Por isso, é importante levar em conta os seguintes passos:

Considere que a prática leva à perfeição.

  • Concentre-se no agora: vivemos pensando no futuro e no passado, e isso nos impede de desfrutar do presente e de sermos conscientes de tudo pelo o que deveríamos ser gratos. Nos separarmos disso faz com que desejemos aquilo que, na realidade, já possuímos. Tudo por não sermos conscientes de que temos que abrir os olhos e olhar ao nosso redor.
  • Nunca dê algo por garantido: assumir que seu parceiro sabe que você o ama, que sua mãe sabe que você gosta dela… Dar algo por garantido é um erro. Os outros precisam ouvir de nossa boca tudo aquilo pelo o que você sente gratidão.
  • Não espere nada dos outros: um erro no qual você pode cair é esperar que os outros ajam como você. Isso, na maioria das vezes, não acontecerá, assim, elimine esse desejo de sua mente. Para ser grato de verdade, não espere nada em troca. Você deve ser grato porque assim se sentirá bem e porque assim quer fazer.

Não deixe de ler: O mais valioso da vida não são coisas, mas pessoas

Agradeça a cada dia

Quando mais você praticar a gratidão, mais simples será para você e chegará o momento em que isso se tornará um hábito. 

Assim que se levantar da cama, agradeça pelo dia em que você pode despertar mais uma vez e viver; quando for dormir, seja grato por todo o bem que pôde experimentar.

Às vezes, não só temos que nos mostrar agradecidos com as pessoas, mas também com o próprio fato de estarmos vivos. Isso fará com que você se sinta feliz e fará surgir um sorriso em seu rosto a cada dia ao se levantar e ao se deitar. Não custa nada e você será muito mais feliz.

Agradeça por todas as oportunidades que você conseguiu graças a seu esforço, agradeça pelo trabalho que você conseguiu graças a sua persistência, resultado de todo o empenho que você dedicou a conseguir o que queria…

Viva sua vida agradecendo constantemente pelo resultado dela e, sobretudo, agradecendo às pessoas de seu entorno por tudo o que lhe oferecem.

Quando mais você praticar a gratidão, mais simples será para você e chegará o momento em que isso se tornará um hábito.

A gratidão terá se convertido numa parte de seu ser.

  • Wood, A. M., Froh, J. J., & Geraghty, A. W. A. (2010). Gratitude and well-being: A review and theoretical integration. Clinical Psychology Review. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2010.03.005
  • Grant, A. M., & Gino, F. (2010). A Little Thanks Goes a Long Way: Explaining Why Gratitude Expressions Motivate Prosocial Behavior. Journal of Personality and Social Psychology. https://doi.org/10.1037/a0017935
  • Katherine Nelson, S., & Lyubomirsky, S. (2015). Gratitude. In Encyclopedia of Mental Health: Second Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-397045-9.00040-9