Benefícios do yuzu: um cítrico japonês que fornece vitamina C

Vamos mostrar o que é o yuzu e os seus principais benefícios para o organismo quando introduzido no contexto de uma alimentação equilibrada e variada.
Benefícios do yuzu: um cítrico japonês que fornece vitamina C

Última atualização: 01 junho, 2022

Yuzu é uma fruta cítrica de origem japonesa que, aos poucos, foi se espalhando para outras culinárias. Destaca-se pelo seu caráter cítrico e costuma ser incorporado em pratos como sushi, ramen e até arroz. Tem alguma semelhança com a tangerina e é do tamanho de uma bola de golfe. Sua inclusão na dieta é considerada benéfica para a saúde devido à sua contribuição nutricional.

Antes de começar, é importante ressaltar que o consumo de frutas é recomendado para manter um bom funcionamento do ambiente interno. Esses alimentos possuem vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais que combatem a inflamação e previnem disfunções a nível metabólico. Graças a isso, são evitadas patologias como o diabetes tipo 2, cada vez mais comum na população.

O que exatamente é yuzu?

Yuzu é uma fruta cítrica que chegou ao Japão há cerca de 1.000 anos e faz parte de sua culinária. Hoje em dia, também é cultivada na Califórnia, razão pela qual está se tornando cada vez mais internacional. Claro, nem em todos os supermercados são encontrados frescos. Para garantir o seu consumo, muitas vezes é necessário encomendá-lo a um distribuidor online. Pode-se até congelar.

É uma fruta que se destaca sobretudo pelo seu teor de vitamina C e outros compostos antioxidantes. Tem açúcares simples no seu interior e não é muito calórico. Na verdade, poderia ser incluído sem problemas no contexto de uma dieta hipocalórica para perder peso. Além disso, é uma fonte de fibra. Isso ajuda a melhorar a saúde do trato digestivo e a gerar uma sensação de saciedade.

Benefícios para a saúde do yuzu

A inclusão do yuzu no contexto de uma alimentação variada e equilibrada pode gerar uma série de benefícios para a saúde. É importante evitar deficiências nutricionais. Caso contrário, serão vivenciadas ineficiências no funcionamento da fisiologia humana, o que ocasionará o desenvolvimento de patologias crônicas e complexas ao longo dos anos.

Tangerina: tipos, benefícios e usos na cozinha
Yuzu é um cítrico japonês cujo sabor lembra a toranja, com notas de tangerina.

Aumenta a função imunológica

A vitamina C demonstrou ser capaz de melhorar a função imunológica do corpo. A manutenção dos níveis de nutrientes em faixas adequadas reduz a incidência de patologias infecciosas e melhora o controle dos sintomas no caso de se desenvolverem. Poderia até facilitar o tratamento de doenças crônicas. Em alguns casos, é administrado por via intravenosa para tentar reduzir o tempo de internação.

Melhora a saúde da pele

A vitamina C também pode aumentar a síntese de colágeno no ambiente interno. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism .

É a proteína mais abundante no corpo humano. Faz parte de quase todos os tecidos e lhes confere elasticidade e contratilidade. A partir dos 30 anos, a sua produção endógena tende a ser reduzida, pelo que é fundamental incluir no regime elementos que melhorem a síntese.

Ajuda a perder peso

Incluir yuzu na dieta não reduzirá o peso corporal, mas pode ajudar a criar uma dieta de baixa caloria e aumentar a adesão. Isto é devido ao teor de fibra dos alimentos. Esta substância é essencial para alcançar uma sensação de saciedade, de acordo com um estudo publicado na revista Nutrition Reviews.

Como outras frutas cítricas, o yuzu se destaca por sua contribuição de vitamina C.

Por outro lado, este elemento é fundamental para manter uma boa saúde intestinal. A fibra permite o crescimento de bactérias que habitam o intestino, garantindo assim que a microbiota seja funcional e competente. O conjunto desses microrganismos melhora a absorção de nutrientes e reduz o risco de desenvolver patologias do tipo inflamatórias.

Como incluir o yuzu na dieta?

O yuzu pode ser incorporado à dieta de várias maneiras diferentes, pois é um alimento verdadeiramente versátil. Pode ser consumido como tal ou incluído em receitas doces e salgadas. Tanto o suco quanto a casca são usados. Vale até para fazer coquetéis e diversos tipos de bebidas com ele. Claro, tenha em mente que seu sabor é um pouco amargo.

Yuzu, uma fruta benéfica para a saúde

Como você viu, o yuzu é uma fruta que traz vários benefícios à saúde, embora no momento não seja muito comum na culinária ocidental. É um alimento que fornece uma dose significativa de vitamina C, um nutriente essencial para melhorar a função imunológica e a síntese de colágeno. Contribui também para maximizar a absorção intestinal de ferro, evitando assim a génese da anemia.

Para finalizar, lembre-se de que é melhor garantir a variedade na hora da ingestão de frutas. Assim, garante-se um fornecimento ideal de nutrientes e fitoquímicos com capacidade antioxidante.

Claro que sempre será necessário priorizar o consumo in natura. Desta forma, toda a fibra é utilizada e o impacto da frutose nos níveis de glicose no sangue é reduzido. Caso contrário, a saúde metabólica pode ser afetada a médio prazo.

Pode interessar a você...
Como tratar infecções do trato urinário usando sementes de toranja
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como tratar infecções do trato urinário usando sementes de toranja

O extrato de semente de toranja tem propriedades antibióticas que podem ajudar a tratar infecções do trato urinário. Saiba mais detalhes!



  • Carr, A. C., & Maggini, S. (2017). Vitamin C and Immune Function. Nutrients9(11), 1211. https://doi.org/10.3390/nu9111211
  • Lis, D. M., & Baar, K. (2019). Effects of Different Vitamin C-Enriched Collagen Derivatives on Collagen Synthesis. International journal of sport nutrition and exercise metabolism29(5), 526–531. https://doi.org/10.1123/ijsnem.2018-0385
  • Rebello, C. J., O’Neil, C. E., & Greenway, F. L. (2016). Dietary fiber and satiety: the effects of oats on satiety. Nutrition reviews74(2), 131–147. https://doi.org/10.1093/nutrit/nuv063