Consumo de leite de amêndoas por crianças: benefícios e desvantagens

Para as crianças alérgicas às proteínas do leite de vaca, o leite de amêndoas pode ser um substituto eficaz. Vamos apresentar os seus benefícios a seguir.
Consumo de leite de amêndoas por crianças: benefícios e desvantagens

Última atualização: 30 Maio, 2021

O consumo de leite de amêndoas por crianças é uma nova moda na dieta ocidental por causa da sua capacidade de substituir os laticínios. É utilizado como uma bebida vegetal por pessoas que sofrem de intolerância à lactose. No entanto, não é adequado para todos.

Você deve saber que o leite é um alimento bom que não deve ser substituído, a menos que haja um motivo médico. As intolerâncias à lactose devem ser diagnosticadas corretamente, caso contrário, seria retirado da dieta um produto capaz de fornecer proteínas e gorduras de alta qualidade.

A partir de que idade o leite de amêndoas pode ser consumido e por quê?

É preciso ter em mente que o leite materno mostrou ser o melhor alimento para as crianças até 6 meses de idade de forma exclusiva e até os 2 anos como complemento. É importante que a introdução de produtos não maternos seja gradual e que as orientações do pediatra sejam respeitadas.

Do ponto de vista técnico, as oleaginosas podem ser introduzidas a partir dos 6 meses de vida, embora seja recomendável picá-las antes da ingestão para evitar a asfixia. Dessa forma, no sexto mês, o leite de amêndoas já poderia ser introduzido.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com o tipo de leite de amêndoas utilizado. Muitos deles contêm açúcares adicionados na sua composição, o que reduz o valor nutricional. Está claro que a ingestão regular de carboidratos simples afeta a saúde da criança negativamente. Isso foi evidenciado por um estudo publicado no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition.

Leite vegetal
Os leites derivados de oleaginosas podem ser introduzidos na dieta infantil após o sexto mês de vida.

Benefícios do consumo de leite de amêndoas por crianças

A seguir, vamos indicar quais são os benefícios do consumo de leite de amêndoas por crianças.

Redução do risco de alergias

A introdução precoce das amêndoas na dieta reduz o risco de desenvolver alergias a oleaginosas em estágios posteriores, o que é positivo. Cabe destacar que esses alimentos contêm proteínas e gorduras de alta qualidade. Além disso, também são capazes de fornecer micro e fitonutrientes.

Uma opção para crianças alérgicas às proteínas do leite de vaca

Para as crianças que não podem receber o leite de vaca por causa de processos alérgicos, o leite de amêndoas é uma ótima opção. Obviamente, o leite materno sempre deve ser a prioridade.

Porém, se houver algum tipo de fator limitante para a amamentação propriamente dita, é possível preparar mamadeiras com esse tipo de bebida. Assim, poderemos evitar processos que aumentem as reações inflamatórias.

Aporte de minerais

Conforme já foi dito, as oleaginosas se caracterizam por oferecer um aporte completo de minerais, entre os quais se destaca o zinco. Esse micronutriente é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico, de acordo com um estudo publicado na revista Nutrients. Esse mineral influencia a diferenciação das células que compõem as linhas de defesa do organismo.

Sistema imunológico de crianças
O zinco é um elemento nutricional que tem sido associado à melhora da eficiência do sistema imunológico em crianças e adultos.

Contraindicações e desvantagens do consumo de leite de amêndoas por crianças

Já dissemos que o leite materno é o melhor alimento para os bebês. Na sua falta, o leite de vaca também conta com um aporte nutricional interessante. No entanto, o de amêndoas carece de proteínas e lipídios de alta qualidade e, por isso, é deficiente do ponto de vista dos macronutrientes.

Além disso, algumas versões possuem grandes quantidades de açúcares adicionados, o que prejudica a saúde metabólica do bebê. Por isso, é fundamental olhar os rótulos para evitar ultraprocessados capazes de exercer um efeito negativo.

Lembre-se de que, no melhor dos casos, o leite de amêndoas será composto por uma grande quantidade de água com vestígios da oleaginosa e, por isso, obteremos um produto bastante insípido e não muito benéfico. Apesar da vantagem gerada pela redução do risco de desenvolver alergias, existem outros alimentos na dieta que possuem uma maior qualidade.

O consumo de leite de amêndoas por crianças é uma opção para os alérgicos

Conforme já explicamos, o consumo de leite de amêndoas por crianças faz sentido para prevenir o desenvolvimento de alergias e para evitar o consumo de leite de vaca por indivíduos intolerantes ou que desenvolvam patologias autoimunes diante da presença das suas proteínas.

Pode ser introduzido a partir dos 6 meses de idade, embora a opção preferencial sempre seja o leite materno. Este último é capaz de fornecer todos os nutrientes de que o bebê precisa para se desenvolver adequadamente.

Pode interessar a você...
Propriedades do leite de avelã
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Propriedades do leite de avelã

As propriedades do leite de avelã são úteis para aproveitar a nutrição se você é vegano, vegetariano ou se você tem intolerância à lactose.



  • Binns C., Lee M., Low WY., The long term public health benefits of breastfeeding. Asia Pac J Public Health, 2016. 28 (1): 7-14.
  • Mis NF., Braegger C., Bronsky J., Campoy C., et al., Sugar in infants, children and adolesecents: a position paper of the european society for paediatric gastroenterology, hepatology and nutrition committee on nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr, 2017. 65 (6): 681-696.
  • Wessels I., Maywald M., Rink L., Zinc as a gatekeeper of immune function. Nutrients, 2017. 9 (12): 1286.