Croquetes de tofu e abobrinha pobres em calorias

· 5 de fevereiro de 2019
Aprenda a preparar deliciosos croquetes com tofu ao invés de batata ou outros ingredientes de uso diário e descubra o delicioso sabor deste ingrediente asiático.

O ingrediente estrela nos croquetes de tofu é um alimento de origem chinesa rico em proteínas e outros nutrientes como os oito aminoácidos essenciais. E não só é capaz de substituir os derivados lácteos, mas também os ovos, por isso é um ingrediente muito apreciado para os veganos. Confira a receita!

Croquetes de tofu e abobrinha

Ingredientes para o recheio

  • Azeite de oliva
  • 1 abobrinha
  • 2 cebolas médias
  • Condimentos: sal, alho fresco.
  • 1 colher de chá de noz-moscada (5 g)
  • 3 colheres de sopa de maisena (45 g)
  • 6 xícaras de espinafre (cerca de 250 g)
  • 1 bloco de tofu firme (aprox. 350 g)
  • 2 colheres de sopa de tomate seco hidratado (30 g)
  • 1 colher de chá de ervas provençais (5 g)
  • 2 colheres de sopa de pinhão cru (30 g)
  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja (30 g)
  • 1 ½ xícaras de bebida de soja (375 ml)

Ingredientes para a massa

  • Opcional: 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico (30 g)
  • Pão ralado (a quantidade necessária)
  • Água morna
Ingrediente croquetes de tofu fritos

Não perca: Anéis de cebola recheados com carne moída

Preparo

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça uma frigideira em fogo alto, levemente untada com um pouco de azeite.
  2. Logo, lave e escorra as folhas de espinafre. Depois corte-as.
  3. Depois, descasque e pique a cebola em pedaços (menores possível) e faça o mesmo com os dentes de alho.
  4. Por outro lado, coloque os dois ingredientes na panela com um pouco de óleo e comece a dourá-los.
  5. Ademais, descasque e pique a abobrinha em pequenos dados. Quando estiverem prontos, leve-os à panela e polvilhe por cima as ervas provençais.
  6. Adicione o sal e o tomate aos ingredientes e abaixe a chama do fogo (fogo médio). Dois minutos depois, adicione os pinhões. Mexa os ingredientes constantemente para que os sabores se misturem bem.

Continue pelo preparo do tofu

  1. Finalmente, adicione o espinafre e cubra a panela. Desta forma, conseguirá fazer com que as folhas sejam reduzidas em pouco tempo e integradas à mistura.
  2. Por outro lado, prepare o tofu. Corte-o em cubos pequenos e leve-os ao processador de alimentos junto com a bebida de soja, a levedura de cerveja e o amido de milho.
  3. Posteriormente, processe em velocidade média por alguns minutos para obter uma massa homogênea com certa flexibilidade. A ideia é pegar um tipo de creme que não seja muito líquido ou muito grosso.
  4. Assim que a massa estiver pronta, adicione-a à panela e mexa tudo. Agora adicione a noz-moscada e deixe que tudo cozinhe durante mais 5 minutos.
  5. Logo em seguida, desligue o fogo e retire a panela para deixar que a receita descanse à temperatura ambiente.
  6. Por outro lado, misture a água, a farinha de grão de bico e o pão moído em uma tigela.
  7. Logo depois que a massa esfriar por completo, pegue a mistura e forme croquetes. Antes de colocá-los para fritar (em azeite de oliva) passe-os pela farinha e pronto!

Descubra: 4 receitas deliciosas com soja

Dicas finais

Caso a massa tenha ficado muito grossa, para corrigir, será necessário adicionar um pouco mais de bebida de soja. Não é necessário recorrer a qualquer outro ingrediente para esse fim, pois, de outra forma, o resultado pode variar.

Croquetes de tofu fritos

Por outro lado, é preciso esclarecer que esta receita é pensada para servir como um acompanhamento para um total de 3 ou 4 convidados. Se forem mais, será necessário aumentar proporcionalmente as quantidades dos ingredientes.

 Os croquetes de tofu podem ser apreciados com outros tipos de verduras. Por exemplo, também podemos prepará-los com cenouras cruas raladas, alho-poró, cebolinha, pimentão, berinjela, abóbora e até mesmo cogumelos. Outra opção é incluir todos os tipos de legumes em pequenas quantidades, para que o croquete fique ainda mais rico em nutrientes, mas isso dependerá do nosso gosto.

Vá em frente e prepare estes croquetes e verá que não vai perder para o sabor do tradicional croquete de batata. Pelo contrário, esta alternativa irá ajudá-lo a ampliar e variar o seu menu de uma maneira fácil e, sem dúvidas, muito bem equilibrada. O mais importante é cozinhar bem o tofu, para que seja mais fácil de digerir.