6 consequências de uma dieta sem carboidratos

Eliminar completamente os carboidratos no organismo trará ao seu corpo várias consequências positivas relativas à perda de peso, mas pode levar ao aparecimento de distúrbios ou problemas.
6 consequências de uma dieta sem carboidratos

Última atualização: 26 Maio, 2021

No vasto mundo da alimentação, existe um grupo de alimentos que são conhecidos como os solteiros desejados. Você não sabe de quem estamos falando? São os carboidratos. Eles proporcionam prazer, mas são prejudiciais quando consumidos em excesso. Dito isso, vamos ver se é possível manter uma dieta sem carboidratos.

Quando você come carboidratos, certamente sente uma satisfação indescritível. Eles estão presentes em doces, farinhas, biscoitos e batatas fritas. Ou seja, em todos esses alimentos que, por alguns instantes, acalmam nossa ansiedade.

No entanto, como sabemos que fazem mal, pode ser que, depois de comê-los seja gerado um sentimento de culpa que não sabemos como reverter. É muito difícil acabar com esse vício. Da mesma forma, pensar em eliminá-los completamente pode ser uma loucura.

O que são os carboidratos?

 

Como fazer uma dieta sem carboidratos.
Esse tipo de dieta pode reduzir a gordura abdominal.

Em palavras simples, os carboidratos ou hidratos de carbono são os alimentos que funcionam como fonte de energia para o organismo. Comê-los é a maneira mais imediata de dar ao nosso corpo um pouco de energia e vitalidade.

Portanto, uma dieta saudável deve contar com um mínimo desses nutrientes. Não são produzidas consequências negativas por comê-los, e sim por ingeri-los em abundância. Dito isso, precisamos deixar claro que os carboidratos não são nossos inimigos.

Contudo, se você comê-los excessivamente, eles se transformarão na gordura que se acumula no corpo, o que pode causar ganho de peso e inúmeras doenças, de acordo com um estudo publicado em QJM. Você deve controlar sua ingestão, não excluí-los da dieta.

O que acontece em uma dieta sem carboidratos?

Beatriz Navia, que dá aulas de nutrição na Universidade Complutense de Madri, afirmou ao jornal ABC que “a dieta sem carboidratos responde a um plano alimentar conhecido como dieta cetogênica”.

A especialista explicou que nesse tipo de dieta os corpos cetônicos são gerados a partir do metabolismo dos lipídios e do necessário aumento no consumo de proteínas e gorduras. Nessa dieta sem carboidratos, aumenta-se a ingestão de carne vermelha, peixe e ovos.

A adição de queijos e várias gorduras deve compensar os nutrientes fornecidos pelos carboidratos através de alimentos como vegetais, frutas, pão, arroz, massas, leguminosas, açúcar ou leite,

Perigos de uma dieta sem carboidratos

A especialista explica que existem vários riscos que você pode sofrer se eliminar os carboidratos da sua dieta. Por exemplo:

  • Aumento nos níveis de ácido úrico.
  • Riscos de sofrer de gota ou cálculos renais.
  • Aparecimento de osteoporose pela mobilização do cálcio ósseo.
  • Prisão de ventre severa devido à eliminação de fibra. Lembre-se de que a fibra provou ser essencial para garantir o trânsito intestinal adequado.
  • Deficiências de algumas vitaminas e minerais contidos em alimentos ricos em carboidratos.

Não se deve demonizar todos os carboidratos

 

Os carboidratos não devem ser demonizados. Na verdade, existem carboidratos saudáveis, como os carboidratos integrais e aqueles feitos com trigo duro ou sêmola. Talvez sua má reputação se deva ao consumo inadequado de carboidratos pobres em fibras e com alto índice glicêmico, típico das dietas ocidentais.

Portanto, recomenda-se reduzir o consumo de açúcar, pães, bebidas açucaradas, como refrigerantes, ou mate doce. Nesse sentido, é preferível comer grãos integrais, porque contêm fibras, vitaminas e minerais.

Dieta sem carboidratos

Tendo esclarecido tudo isso, vamos explicar seis consequências positivas para o seu corpo da eliminação dos carboidratos. Em uma decisão como essa, talvez nem tudo seja negativo. Vamos ver:

1. Você queima mais gordura

Ao eliminar os carboidratos, você começa a queimar a gordura que está sobrando no corpo. Isso acontece porque os alimentos ricos em calorias são eliminados da dieta, o que força o corpo a usar as gorduras armazenadas no abdômen. Há evidências de que a dieta cetogênica estimula a perda de peso. 

2. Você se sente mais cheio

Se você eliminar os carboidratos se sentirá mais satisfeito. Não são as calorias que fazem você sentir menos fome, e sim as fibras, as vitaminas e os minerais que os carboidratos refinados não contêm. Ao comer proteínas, carboidratos complexos e gorduras, você pode combater a ansiedade.

3. Abdômen mais liso

Seu abdômen ficará liso com uma dieta sem carboidratos, já que a gordura é gradualmente eliminada dessa área. Por isso, sua barriga parecerá mais lisa e saudável.

4. Você vai comer mais frutas e oleaginosas

Com isso, você contribuirá com mais fibras e, portanto, com uma glicose mais saudável, que garantirá a energia que seu corpo necessita para funcionar no dia a dia.

5. Menos chances de sofrer de diabetes

O diabetes mellitus pode ser evitado ao consumir menos açúcares refinados.

Em certos casos, os açúcares contidos nos carboidratos causam diabetes. Portanto, é aconselhável comer carboidratos complexos, que são difíceis de digerir, para evitar a liberação de insulina.

6. Fortalecimento muscular

Quando você elimina os carboidratos, fortalece seus músculos. Isso porque você irá favorecer o consumo de proteínas e outros nutrientes necessários para a saúde da musculatura.

A dieta sem carboidratos pode produzir benefícios

Pode ser que a realização de uma dieta sem carboidratos gere polêmica entre especialistas.

No entanto, lembramos que o organismo de cada pessoa é diferente e, portanto, tem requisitos diferentes. Dito isso, certifique-se de contar com o apoio de um profissional durante toda essa fase.

Pode interessar a você...
Qual o papel dos carboidratos na dieta?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Qual o papel dos carboidratos na dieta?

Para ter uma dieta equilibrada você precisa ter uma alimentação variada. Hoje vamos analisar o papel dos carboidratos na dieta.



  • Ruanpeng D., Thongprayoon C., Cheungpasitporn W., Harindhanavudhi T., Sugar and artificially sweetened beverages linked  to obesity: a systematic review and meta analysis. QJM, 2017. 110 (8): 513-520.
  • Christodoulides S., Dimidi E., Fragkos KC., Farmer AD., et al., Systematic review with meta analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther, 2016. 44 (2): 103-16.
  • Ting R., Dugré N., Allan GM., Lindblad AJ., Ketogenic diet for weight loss. Can Fam Physician, 2018.