6 consequências de uma dieta sem carboidratos

3 de janeiro de 2019
Uma dieta sem carboidratos trará ao seu corpo várias consequências positivas a nível da perda de peso, mas pode levar ao aparecimento de distúrbios ou problemas.

Quando você come carboidratos, certamente sente uma satisfação indescritível. Estes são encontrados em doces, farinhas, biscoitos e batatas fritas. Ou seja, em todos esses alimentos que, por alguns instantes, acalmam nossa ansiedade.

No entanto, como sabemos que causam danos, pode ser que, depois de comê-los tenhamos um sentimento de culpa que não sabemos como reverter. É muito difícil romper com esse vício. Da mesma forma, pensar em eliminá-los completamente pode ser uma loucura.

O que são carboidratos?

Dieta sem carboidratos

 

Em palavras simples, os carboidratos ou hidratos de carbono são os alimentos que atuam como fonte de energia para o nosso corpo. Comê-los é a maneira mais imediata de dar ao nosso corpo um pouco de energia e vitalidade.

Portanto, uma dieta saudável deve ter um mínimo desses nutrientes. As consequências negativas não são geradas por comê-los, mas por ingeri-los abundantemente. Dito isto, devemos explicar-lhe que os carboidratos não são nossos inimigos.

Agora, se você os comer excessivamente, se transformarão na gordura que se acumula em nosso corpo, o que causa ganho de peso, e causa inúmeras doenças. Você deve controlar sua ingestão, mas não excluí-los.

Leia também: A importância de diminuir carboidratos ao invés de gorduras para perder medidas

O que acontece em uma dieta sem carboidratos?

Beatriz Navia, que ensina nutrição na Universidade Complutense de Madri, disse ao jornal ABC que a dieta sem carboidratos responde a um plano alimentar que é conhecido como dieta cetogênica.

A especialista explicou que neste tipo de dieta os corpos cetônicos são gerados a partir da eliminação de carboidratos, e o aumento necessário no consumo de proteínas e gorduras. Nesta dieta sem carboidratos aumenta a ingestão de carne vermelha, peixe, e ovos.

A adição de queijos e várias gorduras deve compensar os nutrientes fornecidos pelos carboidratos, através de alimentos como vegetais, frutas, pão, arroz, macarrão, legumes, açúcar ou leite, que, a propósito, são excluídos da dieta.

Alguns perigos de uma dieta sem carboidratos

A especialista explica que existem vários riscos que você pode sofrer se eliminar os carboidratos da sua dieta. Por exemplo:

  • Perda considerável de gordura corporal magra.
  • Aumento nos níveis de ácido úrico.
  • Riscos de sofrer de gota, ou pedras nos rins.
  • Condição de aterosclerose, devido ao consumo exclusivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol.
  • Aparecimento de osteoporose pela mobilização de cálcio ósseo.
  • Constipação severa devido à eliminação de fibra.
  • Deficiências de algumas vitaminas e minerais, contidos em alimentos ricos em carboidratos.

Não temos que demonizar todos os carboidratos

6 mudanças que seu corpo pode experimentar com uma dieta sem carboidratos

 

Os carboidratos não devem ser demonizados. Na verdade, existem carboidratos saudáveis, como os carboidratos integrais, e aqueles feitos com trigo duro ou sêmola. Talvez sua má reputação se deva ao consumo inadequado de carboidratos pobres em fibras, e com alto índice glicêmico, típico das dietas ocidentais.

Portanto, recomenda-se reduzir o consumo de açúcar, pão, bebidas açucaradas, como refrigerantes, ou mate doce. Nesse sentido, é preferível comer grãos integrais, porque contêm fibras, vitaminas e minerais.

6 mudanças que seu corpo pode experimentar com uma dieta sem carboidratos

Esclarecendo tudo isso, explicamos seis consequências positivas que trarão ao seu corpo a eliminação dos carboidratos. Em uma decisão como essa, nem tudo pode ser negativo. Vamos ver:

1. Você queima mais gordura

Quando você elimina os carboidratos, começa a queimar a gordura que sobra do corpo. Isso acontece porque elimina alimentos ricos em calorias, o que força o corpo a usar as gorduras armazenadas no abdômen.

2. Você se sente mais cheio

Se você eliminar os carboidratos se sentirá mais satisfeito. Não são as calorias que fazem você sentir menos fome, mas as fibras, as vitaminas e os minerais que os carboidratos refinados não contêm. Comer proteínas e gorduras pode combater a ansiedade.

3. Você aplanará seu abdômen

Seu abdômen ficará liso em uma dieta sem carboidratos, já que a gordura é gradualmente eliminada desta área. É por isso que este parecerá mais plano e saudável.

4. Você vai comer mais frutas e frutos secos

Com isso, você contribuirá com mais fibras e, portanto, com uma glicose mais saudável, que garantirá a energia que seu corpo necessita.

5. Você reduz as chances de sofrer de diabetes

Em certos casos, os açúcares contidos nos carboidratos causam diabetes. Portanto, é aconselhável comer carboidratos complexos, que são difíceis de digerir, para evitar a liberação de insulina.

Veja também: As 7 melhores fontes de carboidratos para perder peso de forma saudável

6. Fortalecimento muscular

Quando você elimina carboidratos, fortalece seus músculos. Isso porque você irá favorecer o consumo de proteínas, e outros nutrientes necessários para a saúde de seus músculos.

Pode ser que a realização de uma dieta sem carboidratos gere polêmica entre especialistas. No entanto, lembramos que o organismo que cada pessoa é diferente e, portanto, tem requisitos diferentes. Dito isso, assegure-se de contar com o apoio de um profissional durante esse estágio.

 

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