Formas de usar a levedura de cerveja

A levedura de cerveja é o produto da decomposição da cevada, especificamente do glúten. É um produto fermentado. Veja como você pode tirar proveito dela.

Saiba como usar a levedura de cerveja, um fungo utilizado para fermentar e depois preparar cerveja, vinho e pão. Tem uma quantidade significativa de vitaminas (complexo B) e proteínas. É por isso que proporciona resultados surpreendentes na pele e em nossa saúde geral.

Geralmente, a levedura de cerveja é consumida em cápsulas; isto é, como suplemento dietético para venda comercial. No entanto, a melhor maneira de ingerir a levedura de cerveja é em pó ou flocos, embora seu sabor não seja muito agradável.

Pode ser consumida misturada com outros alimentos, como iogurte, sucos, vitaminas, cereais e até com saladas. É conveniente tê-la em sua cozinha e adicioná-la aos pratos de sua preferência várias vezes por semana para notar seus benefícios.

Propriedades da levedura de cerveja

Levedura de cerveja

Os nutrientes que a levedura de cerveja possui a tornam um produto de grande valor biológicoSeu alto teor de proteína supera os demais alimentos. Por exemplo, supera a carne animal em aporte nutricional.

Outro dos componentes mais valorizados da levedura de cerveja são as vitaminas do complexo B. Essas são essenciais para metabolizar os nutrientes e manter o sistema nervoso e o sistema imunológico em perfeito estado de funcionamento.

A levedura de cerveja também se destaca por fornecer certos elementos (ácidos graxos) que regulam os triglicerídeos:

  • Zinco
  • Cálcio
  • Crômio
  • Ferro
  • Potássio
  • Lecitina
  • Carboidratos

A levedura de cerveja é livre de glúten e lactose, o que a torna ideal para celíacos e intolerantes.

Formas de usar a levedura de cerveja

Há muitas maneiras de tirar proveito dos benefícios que esta levedura traz para o nosso corpo, dentre os quais se destacam:

Para as unhas

Unhas bonitas e saudáveis

A levedura de cerveja contém uma alta concentração de ferro, cálcio, zinco e potássio, entre outros minerais que proporcionam força às unhas fracas. Portanto, se você a consumir regularmente, terá, em pouco tempo, as unhas que tanto quer.

Cabelo mais forte

Por conter vitamina B1 e B6 em grandes proporções, a ingestão de levedura de cerveja proporciona ao seu cabelo um brilho incomum e o tornará mais forte.

Estas vitaminas ajudam a manter a queratina natural em níveis adequados, evitando a queda de cabelo e tornando-o sedoso e saudável.

Regula o colesterol

Colesterol

Outros componentes da levedura de cerveja encontrados em altas concentrações são gorduras insaturadas e lecitina, elementos ideais para controlar o colesterol ruim e reduzir os triglicerídeos.

Também é ideal para o consumo em pacientes hipertensos devido ao baixo teor de sódio, o que proporciona importantes benefícios para o sistema cardiovascular.

Restaura a pele

A levedura de cerveja contém aminoácidos essenciais para que nosso corpo desenvolva suas próprias enzimas e hormônios nas quantidades necessárias. Além disso, contém biotina.

A biotina é um componente que funciona como regenerador de tecido natural, o que ajuda na cura de feridas. Além disso, funciona como um antídoto para o envelhecimento precoce, mantendo a pele renovada e fresca.

Controla a flora intestinal

Saúde digestiva

Como fonte de fibra e probióticos, a levedura de cerveja trabalha para normalizar a flora intestinal, reduzindo a constipação.

Recomendamos ingeri-la com frequência, especialmente em jejum. Isso ajudará o sistema intestinal, equilibrando os movimentos intestinais e restaurando funções enzimáticas que promovem uma boa digestão.

Durante a gravidez

O alto teor de ácido fólico na levedura de cerveja é uma grande contribuição para as mulheres grávidas.

Fornece muitos benefícios alimentares e nutricionais para o seu bebê. Recomenda-se também a ingestão de ácido fólico durante a amamentação e como suplemento no estágio de crescimento das crianças.

Contra a fadiga crônica

Mulher com sono

Quando nosso corpo não obtém as vitaminas e os minerais necessários para seu bom funcionamento, devemos ajudá-lo. O consumo de levedura de cerveja fornece vitaminas e proteínas de boa qualidade. Lembre-se de que é aconselhável combiná-la sabiamente com leguminosas, oleaginosas e cereais.

Muitos atletas optam por incluir levedura de cerveja em sua dieta diária, pois ela proporciona a dose de energia necessária para seu estilo de vida exigente.

Apesar dos benefícios que podemos obter ao usar a levedura de cerveja, lembre-se de que não há suplementos milagrosos. A melhor maneira de garantir uma vida saudável é mantendo uma dieta variada e equilibrada, ingerindo alimentos naturais e frescos que fornecem os nutrientes de que seu corpo precisa.

Recomendados para você