O brócolis pode ser congelado? Dicas e recomendações

28 Outubro, 2020
A seguir, mostraremos como congelar o brócolis para conservar esse vegetal pelo maior tempo possível, sem afetar a sua qualidade. Continue lendo para descobrir.

Os crucíferos estão entre os vegetais mais saudáveis ​​que existem. Contêm fibras e uma boa quantidade de antioxidantes e flavonoides, que são benéficos para a saúde do corpo. Especificamente, queremos falar sobre um deles e responder a uma pergunta comum: podemos congelar o brócolis?

O brócolis é um alimento apreciado por alguns e detestado por outros; há quem o ache saboroso e quem não suporte nem o seu cheiro. Apesar de conter nutrientes essenciais para o homem, seu sabor e aroma são tão fortes que alguns não o toleram. Uma das suas vantagens é a sua capacidade de armazenamento, além de ser um produto que fica grande parte do ano disponível no supermercado.

Quanto tempo dura o brócolis fresco?

Você pode não saber ainda, mas a ingestão regular de brócolis foi associada a um risco menor de desenvolver inflamação no nível pulmonar, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology. A boa notícia é que podemos comprar esse alimento fresco em quase qualquer supermercado e guardá-lo por um bom tempo na geladeira.

Em particular, podemos mantê-lo sob refrigeração por um período de 14 dias se for armazenado cru. No caso de cozinhá-lo primeiro, seu prazo de validade é reduzido para 9 dias. Em qualquer caso, devemos ter o cuidado de preservá-lo adequadamente, de preferência em um recipiente com tampa.

Salada de brócolis
O brócolis é um vegetal com muitas propriedades, mas nem todo mundo aprecia o seu sabor.

Para saber mais: 9 alimentos que você não deve congelar

Como conservar o brócolis adequadamente?

Para maximizar a vida útil deste vegetal, é importante ter cuidados simples ao mantê-lo sob refrigeração. Em geral, você compra o crucífero embrulhado em sacolas ou filme plástico. É aconselhável não retirá-lo até o momento de consumir, pois isso reduziria a sua vida útil.

Se o recipiente já estiver aberto, é melhor colocar o brócolis em um recipiente e tampar, para limitar o contato com o ar. Em seguida, você pode guardá-lo novamente na geladeira para que mantenha a conservação.

Desta forma, os flanovoides que contém não oxidam. Esses nutrientes têm se mostrado eficazes na prevenção de diversas patologias complexas. Inclusive, têm sido associados à diminuição dos danos celulares causados pelo envelhecimento e, portanto, à desaceleração dos processos de desenvolvimento oncológico.

Podemos conservar o brócolis cozido?

Como mencionamos, o brócolis pode ser preservado novamente após o cozimento. Para isso, é importante que você mantenha o alimento em um recipiente fechado e refrigerado. Desta forma, pode durar no máximo 9 dias, mas deve-se levar em consideração que, com o passar do tempo, suas características organolépticas se deterioram.

Por este motivo, recomendamos que o consuma logo depois de cozido ou nos 2 ou 3 dias seguintes. Assim, você pode desfrutar de todo o seu sabor e propriedades nutricionais.

Como congelar o brócolis?

Para congelar o brócolis adequadamente, você precisa seguir um procedimento específico:

  • Em primeiro lugar, remova as folhas ao redor.
  • Logo depois, coloque-o em um recipiente com água fria e sal.
  • Mais tarde, você pode separar as “árvores” nas porções que considerar adequadas.
  • O próximo passo é fervê-lo. Cozinhe por 3 minutos quando a água atingir o ponto de ebulição, mas não mais que isso. Caso contrário, seus nutrientes e vitaminas se perderão.
  • Quando já estiver cozido, despeje o brócolis em um recipiente com água fria para baixar a temperatura do alimento.
  • Por fim, você pode colocar o vegetal no freezer, em recipientes herméticos ou em sacos próprios para congelar.

Lembre-se de que não será necessário descongelar o vegetal antes de usá-lo. O adequado é colocá-lo diretamente em uma panela com água ou em uma frigideira para terminar a sua preparação.

Você também deve saber que o brócolis dura entre 9 meses e 1 ano no freezer. A partir desse tempo, as suas propriedades começarão a se dissipar e seu sabor se alterará.

Brócolis congelado
Se for congelado, o brócolis pode durar até um ano.

Isso também pode te interessar: 6 alimentos que você não deve reaquecer pois podem causar doenças

Congelar brócolis para introduzi-lo na dieta com frequência

Os crucíferos são vegetais com propriedades nutricionais benéficas para a saúde humana. O brócolis, em particular, se destaca dos demais representantes dessa família. Por este motivo, queremos que você se anime a introduzi-lo regularmente na dieta. Existem muitas maneiras diferentes de prepará-lo.

Não se esqueça de que você pode congelar o brócolis, embora precise cozinhá-lo primeiro. Uma vez que o colocar no freezer, ele não precisará mais passar pelo processo de descongelamento para ser usado, mas você deverá colocá-lo diretamente no recipiente onde será cozido.

Podemos encontrar esse vegetal fresco durante o ano todo no supermercado, mas se for congelado, ele pode durar até um ano. Então, você não tem desculpas para evitar o seu uso nas suas receitas.

  • Sudini K., Diette GB., Breysse PN., McCormack MC., et al., A randomized controlled trial of the effect of broccoli sprouts on antioxidant gene expression and airway inflammation in asthmatics. J Allergy Clin Immunol Pract, 2016. 4 (5): 932-40.
  • Vanduchova A., Anzenbacher P., Anzenbacherova E., Isothiocyanate from broccoli, sulforaphane, and its properties. J Med Food, 2019. 22 (2): 121-126.
  • Gonzalo, JC Rivas, and M. García Alonso. “Flavonoides en alimentos vegetales: estructura y actividad antioxidante.” Alimentación Nutrición y Salud 9.2 (2002): 31-38.