8 dicas para manter a geladeira limpa e organizada

· 1 de setembro de 2018
Você quer manter sua geladeira limpa e organizada? Dê uma olhada em nossos truques e comece a colocá-los em prática.

Para conseguir ter uma geladeira limpa e arrumada, não é preciso ser um jogador experiente de Tetris. A realidade é que a limpeza e a ordem não se resumem apenas a empilhar os produtos perfeitamente, mas em saber distribuí-los para aproveitar o espaço.

O objetivo é conseguir armazenar cada coisa no lugar onde possa estar melhor refrigerada e que o ar possa circular por todo o interior da geladeira.

Isso te surpreende? Se assim for, com certeza vai pensar: e agora? Pois bem, a primeira coisa que você tem que ter em conta são as áreas da geladeira: prateleiras superiores, centrais, inferiores e a porta. Em cada uma dessas áreas, devem ser colocados um grupo específico de produtos, para que possam ser conservados corretamente.

É inevitável passar por alto o seguinte passo: é preciso desligar a geladeira, esvaziá-la e limpá-la completamente.

Para isso, utilize um pano com água e o produto de limpeza que preferirmos. Mas o mais recomendável é optar por um sabão neutro, já que não deixa cheiro algum. Também pode ser usado um detergente de pratos.

Há muitos produtos destinados para este fim, mesmo que não seja recomendável abusar destes para que os alimentos não fiquem impregnados com produtos químicos.

A distribuição é a chave

Depois de que a geladeira estiver limpa, a primeira coisa que você deve fazer é colocar os produtos que não são tão vulneráveis a mudanças de temperatura, na porta. A razão disso é muito simples: na porta, é muito mais difícil de que o frio se concentre; portanto, não é o lugar mais adequado para produtos como o leite. Por outro lado, é um bom local para geleias, molhos, mel, vinhos e água.

Confira essas 6 soluções para evitar os maus odores na geladeira

Geladeira organizada com vegetais

Na prateleira superior, são colocados somente os laticínios, ovos e embutidos. Em seguida, deve-se incluir: os iogurtes, o leite, o queijo, a manteiga, o presunto, o pão e afins. Na próxima prateleira, encontram-se as frutas e verduras que consumimos com maior frequência (em geral, são a alface e os tomates). Você também pode dispor da segunda prateleira para colocar algum recipiente com alimentos já cozidos, que serão consumidos nos próximos dias.

No congelador, ficam as carnes e os peixes, assim como o sorvete e os cubos de gelo. Aqui são armazenados apenas os alimentos que precisam ser preservados por mais de 3 dias, devidamente embalados. Podemos usar algumas etiquetas para marcar a data em que congelamos um alimento e quando vai expirar.

A importância de ter uma geladeira limpa e arrumada

Embora pareça uma questão irrelevante, é necessário saber como organizar os produtos e alimentos na geladeira. Isso nos permitirá armazenar tudo da melhor maneira e, claro, evitará saturar as prateleiras com itens colocados ao acaso. Essa é a parte mais importante de se ter uma geladeira limpa e arrumada.

Por outro lado, poderemos assim evitar o desperdício de alimentos e de dinheiro. E a razão é muito simples: ao ter uma geladeira limpa e organizada, não vamos comprar produtos que já temos (pois não estarão esquecidos em algum canto). Em outras palavras, a ordem e a limpeza constituem uma poupança considerável, que nos ajudará a manter a economia do lar.

Saiba Como limpar e desinfetar a geladeira usando 5 soluções caseiras

Truques para uma manutenção fácil

Mulher mantendo a geladeira limpa

  • Coloque uma camada de papel toalha absorvente ou alumínio no lugar onde você vai colocar os legumes. Dessa forma, os pedaços de cascas, folhas e restos de terra não ficarão grudados na gaveta ou na prateleira da geladeira. Isso facilitará a limpeza, mas o papel deve ser substituído regularmente.
  • Tenha cuidado para que as carnes não deixem um rastro de sangue, já que esta é uma das principais causas de mau cheiro. Por isso, antes de colocar a carne em seu lugar, devemos examinar a embalagem ou recipiente para evitar vazamentos.
  • É necessário usar bons recipientes de vidro ou plástico transparente, já que estes nos permitem visualizar melhor o espaço e aproveitá-lo. Por exemplo, a embalagem do requeijão pode ser colocada sobre os iogurtes.
  • Evite utilizar pratos, saladeiras e panelas, pois esses recipientes não farão mais do que ocupar espaço. É preferível recorrer aos famosos tupperwares.
  • Evite sobrecarregar as prateleiras porque, de outro modo, você não poderá visualizar bem com o que está na geladeira e o que é preciso repor. Geralmente, isso acontece quando acabamos de fazer a feira. Antes de colocar tudo na geladeira, avalie se alguns alimentos não precisam de refrigeração, como é o caso das conservas que não foram ainda abertas.
  • É claro que, para ter uma geladeira limpa e arrumada, é necessário examinar os alimentos e eliminar os que já passaram da validade.
  • Use uma etiqueta nos alimentos que possam gerar confusão, por exemplo: a maionese e o molho de iogurte.
  • Compre uma bandeja giratória, que pode ser uma grande aliada na hora de colocar um grupo de produtos específico (e de uso frequente).
  • Algumas bandejas organizadoras que usamos em escritórios podem ser muito úteis para guardar sacos de alguns alimentos congelados. Você vai economizar espaço e verá que tudo ficará bem organizado.

Esperamos que estas dicas sejam úteis e que possam aumentar a organização do seu dia a dia. Certamente, toda a sua família também notará a diferença!