Como preparar uma receita de maionese vegana

Vá em frente e experimente esta iguaria da cozinha alternativa e aproveite os benefícios deste molho suave. Afinal, a arte culinária vegana também pode ser apreciada por pessoas que não são adeptas desse estilo de vida.

Esta receita de maionese vegana é uma excelente escolha como molho. Não só porque ela tem uma consistência leve, mas porque tem um valor nutricional apropriado. Também não aumenta o colesterol ruim (LDL) ou nos faz ganhar peso.

A maionese comum faz parte de várias receitas, como asas de frango fritas ou batatas assadas. Sem dúvida, é um complemento salgado que agrega um pouco mais de suculência e suavidade ao prato.

A partir da receita da maionese comum podemos preparar outras versões, e entre elas está uma maionese vegana extremamente agradável ao paladar.

A origem da maionese

A origem da maionese

Diz-se que a maionese foi criada na ilha de Menorca, especificamente na cidade de Mahon, na Espanha.

Considera-se que a origem desta emulsão remonta aproximadamente a meados do século XIX. Desde então, tem sido frequentemente utilizada na cozinha para acompanhar um grande número de pratos, em maior ou menor grau.

Receita de maionese vegana

Sim, a maionese é uma emulsão. Emulsões são misturas homogêneas e estáveis ​​entre dois elementos líquidos. Isso significa que um dos dois elementos está disperso no outro, na forma de pequenas gotas. Dessa forma, adquire uma estrutura estável.

Sendo uma emulsão, a maionese surge da dispersão do óleo em um meio líquido e aquoso. Isso ocorre porque a gema do ovo contém um fator emulsificante, que é a lecitina.

A lecitina presente na gema do ovo envolve as pequenas gotículas de óleo que são divididas quando batidas. Assim, a lecitina faz com que o óleo possa reunificar-se.

No entanto, como preparar uma maionese vegana se esse estilo de culinária é caracterizado pela exclusão de alimentos como os ovos?

Veganismo e maionese

Veganismo e maionese

Devemos lembrar que o veganismo é uma filosofia baseada no respeito pela vida animal. Portanto, não aprova nem o consumo de animais nem qualquer tipo de produto derivado deles.

Quais produtos são excluídos? Carnes, peixes, frutos do mar, leite, ovos, mel, entre outros produtos de origem animal.

Por esse motivo, a cozinha vegana prefere não consumir determinados alimentos, como é o caso da maionese. Em vez disso, mudam as receitas e os ingredientes são substituídos, principalmente, por alimentos vegetais.

Receita de maionese vegana

Como preparar uma deliciosa maionese vegana

O processo para fazer uma maionese vegana não é muito diferente do de uma maionese tradicional. Além disso, como na receita clássica, você pode adicionar outros sabores.

Para a preparação de uma maionese vegana, estes ingredientes básicos são necessários: óleo vegetal, junto com algum outro tipo de bebida (também vegetal). Além disso, devemos adicionar um pouco de sal e limão ou vinagre.

Para evitar problemas, é importante que todos os ingredientes desta preparação estejam à temperatura ambiente. Se o óleo estiver à temperatura ambiente e a bebida de soja estiver fria, é muito provável que a preparação seja frustrada.

Ingredientes

  • 1 pitada de sal
  • Algumas gotas de limão (menos de 3 ml).
  • ¼ xícara de bebida vegetal (de preferência leite de soja).
  • ½ xícara de óleo vegetal, azeite ou girassol (180 – 190 g aproximadamente)

Preparação

  • Adicione a bebida vegetal no liquidificador junto com as gotas de limão.
  • Bata todos os ingredientes.
  • Abaixe a intensidade do liquidificador e despeje o óleo, pouco a pouco, em fio.
  • Progressivamente a mistura vai adquirir a consistência desejada, e uma vez que isso aconteça (dependerá da quantidade de óleo), a pitada de sal será adicionada.
  • Armazene em um recipiente, de preferência de vidro. Tente consumir antes de 3 dias.

Esta é a receita básica para preparar uma maionese vegana. Você pode adicionar outros ingredientes para variar um pouco o sabor, de acordo com o prato que deve acompanhar.

Por exemplo, o alho pode ser adicionado a gosto. Ou você pode adicionar um pouco de coentro ou salsa para ter uma maionese muito mais saborosa.

Da mesma forma, o óleo pode ser previamente aromatizado por meio de um processo de infusão. Desta forma, você pode adquirir novos sabores que serão transferidos para a preparação final.

Como você deve ter notado, a maionese é um condimento muito versátil e útil na cozinha. E a versão vegana não é uma exceção à regra. 

Recomendados para você