8 interessantes benefícios do brócolis para a saúde

Para aproveitar ao máximo as propriedades do brócolis é conveniente consumi-lo cru. Você sabia que ele pode nos oferecer até 150% da quantidade diária recomendada de vitamina C?

Você conhece os benefícios do brócolis para a saúde? Trata-se de um dos vegetais verdes mais conhecidos em todo o mundo, tanto por seus usos culinários quanto por seu alto valor nutricional.

Ainda que nem sempre seja o favorito das pessoas, muitos estão começando a adicioná-lo em seus planos de alimentação com a finalidade de aproveitar os benefícios que oferece ao corpo.

Ainda que alguns continuem excluindo-o, é um alimento muito completo que, inclusive, oferece até 150% da quantidade diária recomendada de vitamina C para cada 100 gramas.

Além disso, é uma fonte natural de vitaminas do complexo B, minerais essenciais e poderosos antioxidantes que enfrentam de forma eficaz o dano oxidativo.

Se isso for pouco, seu teor calórico é baixo, oferece grandes quantidades de clorofila e demonstrou ser útil para finalidades terapêuticas.

Visto que alguns desconhecem os incríveis benefícios do brócolis para a saúde, a seguir queremos compartilhar em detalhe os 8 principais.

Benefícios do brócolis para a saúde

1. Ajuda a desintoxicar o organismo

Toxinas presentes no organismo

O consumo regular de brócolis apoia o funcionamento do fígado quanto à filtragem e eliminação de resíduos.

Seus antioxidantes, vitaminas e minerais diminuem a presença de toxinas no sangue e, ao mesmo tempo, facilitam sua expulsão por meio dos órgãos excretores.

O melhor de tudo é que esses efeitos de desintoxicação podem durar entre uma e duas semanas depois de tê-lo ingerido.

2. Melhora a saúde ocular

Este vegetal é um dos melhores complementos nutricionais para proteger e melhorar a saúde ocular.

Conta com uma alta concentração de riboflavina, também conhecida como vitamina B2, necessária para que os olhos se adaptem às mudanças de luz.

Uma deficiência deste nutriente pode causar problemas inflamatórios, visão borrada e estresse ocular.

Por outro lado, também oferece luteína e zeaxantina, dois carotenoides que desempenham um papel muito importante na saúde dos olhos.

Ambos ajudam a reduzir o risco de transtornos associados com a mácula no olho, tais como, por exemplo, a degeneração macular e a catarata.

3. Atrasa o processo de envelhecimento

Mulher comendo brócolis

Ao ser mastigado, o brócolis libera uma substância chamada sulforafano.

Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico para diminuir o risco de doenças comuns do envelhecimento como a artrite, os transtornos cardiovasculares e o Alzheimer.

Isto, somado aos demais antioxidantes, também protege a saúde cutânea e evita a aparição prematura de rugas e sinais da idade.

4. Protege a saúde cardiovascular

O brócolis é um alimento rico em fibra que, ingerido de forma regular, diminui os níveis de colesterol nas artérias e a pressão arterial alta.

Por outro lado, seu teor de sulforafano ativa uma proteína que se encarrega de inibir a formação de placa nas artérias.

Além disso, conta com poderosos anti-inflamatórios que previnem as dificuldades no sistema circulatório e protegem as células.

5. Previne doenças articulares

Massagem para dores articulares

Ainda que alguns não saibam, este vegetal crucífero é uma das fontes de cálcio de origem vegetal mais benéficas para o corpo.

Seu consumo regular detém e atrasa a aparição de transtornos articulares e ósseos, como a artrite e a artrose.

Tudo indica que seu ativo, o sulforafano, bloqueia uma enzima que acelera a deterioração da cartilagem que protege os ossos.

6. Controla a inflamação

A inflamação é um mecanismo de defesa do corpo que aparece por um traumatismo, acúmulo de agentes daninhos ou retenção de líquidos.

Apesar de fazer parte do processo de cura do organismo, pode se tornar um fator desencadeador de outros transtornos, especialmente quando não é controlada a tempo.

Os especialistas em saúde recomendam o consumo de brócolis e outros vegetais verdes como complementos para controlar a reação inflamatória, visto que contêm substâncias chamadas isotiocianatos.

7. Melhora a saúde da pele

Mulher com a pele bonita e saudável

Ingerir brócolis melhora a saúde da pele, já que é uma fonte natural de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais que contribuem para mantê-la firme, saudável e flexível.

Oferece quantidades significativas de vitaminas A e E, conhecidas por seus efeitos antioxidantes que freiam o dano celular causado pelos radicais livres.

Também oferece vitamina C, um nutriente necessário para conservar o colágeno e a elastina que mantêm a pele jovem.

Somado a isso, serve para proteger as membranas celulares da derme e, por sua vez, minimiza os danos causados pela radiação dos raios UV.

8. Previne a anemia

Por seu alto teor de ferro e proteínas de alta qualidade, adicionar este vegetal na dieta é uma grande solução para evitar a anemia e a fadiga.

Seu consumo regular melhora a produção de glóbulos vermelhos e brancos, necessários para uma ótima utilização dos nutrientes.

Não deixe de aproveitar os benefícios do brócolis para a saúde. Ele pode ser incluído em muitas receitas saudáveis e até mesmo em algumas bebidas. Use a sua criatividade!

Além disso, aconselhamos consumi-lo cru para que eu valor nutricional seja conservado em perfeito estado.

Recomendados para você