Geladeira: quais alimentos não devem ser guardados

No geral, a maioria das pessoas tende a guardar muitos produtos do consumo familiar na geladeira, isto é um grande erro, visto que nem todos os produtos foram feitos para suportar o frio e as condições de uma geladeira.
Pelo contrário, às vezes, o frio acelera a decomposição dos alimentos ou pode também mudar seu sabor original.
É certo que muitos produtos exigem refrigeração e, inclusive, isto aumenta sua vida útil, mas como consumidores também temos que nos informar sobre aqueles alimentos que podem ser danificados na geladeira e podem perder suas propriedades devido às baixas temperaturas.
A seguir, veja uma lista com os alimentos que não devem ser guardados na geladeira.
O tomate não deve ser guardado na geladeira
Os tomates perdem seu sabor na geladeira, ficando mais insossos. Sua textura se altera, já que o frio faz com o tomate fique com aspecto granuloso ao romper suas membranas interiores.
Além disso, as baixas temperaturas impedem a maturação do fruto.
Batatas
As batatas também são afetadas pelo frio, já que as baixas temperaturas as tornam mais farinhentas. O frio também faz com que o amido se converta em açúcares, mudando o sabor.
Recomenda-se guardar as batatas em sacolas de papel, já que assim tardarão mais em se decompor.
Pão
É um dos alimentos que as pessoas mais guardam na geladeira e é um grave erro. O pão em baixas temperaturas envelhece mais rápido e perde seu sabor.
Recomenda-se guardá-lo em um lugar fresco e seco ou também cortá-lo em fatias e levá-lo ao congelador para reutilizá-lo posteriormente.
Leia também: Como fazer um pão sem amassar e sem glúten?
Frutos tropicais em geral
Por serem frutas de climas quentes, a baixa temperatura da geladeira não as favorece em nada.
Frutas como o abacaxi, a melancia, maracujá, abacates, bananas, entre outras, não devem ser guardadas na geladeira, pois o frio acelera seu processo de decomposição, impede sua correta maturação e seu sabor natural muda; inclusive pode ser bem desagradável.
Cebola e alho
Ao serem submetidos a baixas temperaturas, a cebola e o alho se endurecem e perdem suas propriedades. Por isso, recomenda-se mantê-los em um lugar escuro, fresco e seco, preferivelmente em uma sacola de ttecido.
Queijos secos
É comum guardar o queijo na geladeira, pois se acredita que isto fará com que fique mais conservado. Dependendo do tipo, a geladeira pode ser um erro, pois pode mudar o sabor e deixá-lo mais insosso.
Queijos secos como o parmesão ou algum similar, não requerem refrigeração porque podem perder o sabor; como alternativa pode-se usar um recipiente hermético em temperatura ambiente.
Melões e pêssegos
A menos de 10 graus, os melões e pêssegos perdem o sabor e algumas de suas propriedades, neste caso é preferível guardá-los em temperatura ambiente.
Descubra: Pêssego, a fruta da eterna juventude
Mel de abelha
Submeter o mel a baixas temperaturas é um grave erro. O mel, graças aos seus componentes e pH se mantém em bom estado ao ar livre e fica bem conservado todo o tempo.
Quando guardamos o mel na geladeira, o frio tende a cristalizar o açúcar, fazendo-o perder muitas de suas propriedades.
Azeite de oliva
O azeite de oliva na geladeira se condensa e endurece, tomando uma forma de manteiga. Além disso, o frio faz com que o azeite perca seu sabor. O ideal é mantê-lo em um lugar fresco e longe da luz.
O chocolate
Quando o chocolate é submetido por muito tempo a temperaturas baixas como a da geladeira, uma camada branca é formada sobre ele, o que muda o sabor.
O ideal é conservar o chocolate em temperatura ambiente e longe da luz. Também é aconselhável evitar guardá-lo em temperaturas altas.
Café
O café na geladeira sofre uma mudança similar a do chocolate, uma camada branca é gerada que muda o sabor. Além disso, o café também perde seu cheiro particular.
Cereais, macarrão, farinhas e açúcar
Estes tipos de alimentos foram feitos para serem conservados em temperatura ambiente. Quando submetidos à baixas temperaturas, perdem suas propriedades, vitaminas, sabor e textura.
Presuntos especiais
Existem diferentes tipos de presunto que, ao serem refrigerados, perdem o sabor “especial” que os caracterizam. Apesar de serem similares às carnes frias, estes presuntos foram feitos para serem conservados em temperatura ambiente.
Manjericão
O manjericão não pode ser refrigerada porque as baixas temperaturas fazem com que a planta murche rapidamente e também acelera seu processo de decomposição.
Além do mais, a planta tende a adquirir o cheiro de outros alimentos que você tenha refrigerado junto. Portanto, recomenda-se guardá-lo em um copo com água ao ar livre para que fique mais bem conservado.
Pode interessar a você...