Quais alimentos não devem ser guardados na geladeira?

· 13 de agosto de 2014
Se guardarmos o tomate na geladeira, ele perderá todo o seu sabor e ficará com uma textura pior. O mesmo ocorre com o melão e o pêssego.

Em geral, a maioria das pessoas tende a guardar muitos produtos do consumo familiar na geladeira, isto é um grande erro, visto que nem todos os produtos foram feitos para suportar o frio e as condições de uma geladeira.

Pelo contrário, em certas ocasiões, o frio acelera a decomposição dos alimentos ou pode também mudar seu sabor original.

É certo que muitos produtos exigem refrigeração e, inclusive, isto aumenta sua vida útil, mas como consumidores também temos que nos informar sobre aqueles alimentos que podem ser danificados na geladeira e podem perder suas propriedades devido às baixas temperaturas.

A seguir, veja uma lista com os alimentos que não devem ser guardados na geladeira por nenhum motivo.

O tomate não deve ser guardado na geladeira

Os tomates perdem seu sabor na geladeira, ficando mais insossos. Sua textura se altera, já que o frio faz com o tomate fique com aspecto granuloso ao romper suas membranas interiores. As baixas temperaturas impedem a maturação do fruto.

Batatas

Que-propiedades-tiene-el-jugo-de-patata-cruda

As batatas também são afetadas pelo frio, já que as baixas temperaturas as tornam mais farinhentas. O frio também faz com que o amido se converta em açúcares, mudando o sabor.

Recomenda-se guardar as batatas em sacolas de papel, já que assim elas tardarão mais em se decompor.

Pão

É um dos alimentos que as pessoas mais guardam na geladeira e é um grave erro. O pão em baixas temperaturas envelhece mais rápido e perde seu sabor.

Recomenda-se guardá-lo em um lugar fresco e seco ou também cortá-lo em fatias e levá-lo ao congelador para reutilizá-lo posteriormente.

Leia também: Como fazer um pão sem amassar e sem glúten?

Frutos tropicais em geral

abacaxi

Por serem frutas de climas quentes, a baixa temperatura da geladeira não as favorece em nada.

Frutas como o abacaxi, a melancia, maracujá, abacates, bananas, entre outras frutas, não devem ser guardadas na geladeira, pois o frio acelera seu processo de decomposição, impede sua correta maturação e seu sabor natural muda, inclusive pode ser bem desagradável.

Cebola e alho

Ao serem submetidos a baixas temperaturas, a cebola e o alho se endurecem e perdem suas propriedades. Recomenda-se mantê-los em um lugar escuro, fresco e seco, preferivelmente em uma sacola de tela.

Queijos secos

Queso-vegano

É comum guardar o queijo na geladeira, pois se acredita que isto fará com que o queijo fique mais conservado. Dependendo do tipo de queijo, a geladeira pode ser um erro, pois pode mudar o sabor e deixar o queijo mais insosso.

Queijos secos como o parmesão ou algum similar, não requer refrigeração porque pode perder o sabor, como alternativa você pode usar um recipiente hermético em temperatura ambiente.

Melões e pêssegos

A menos de 10 graus, os melões e pêssegos perdem o sabor e algumas de suas propriedades, neste caso é preferível guardá-los em temperatura ambiente.

Descubra: Pêssego, a fruta da eterna juventude

Mel de abelha

Miel

Submeter o mel a baixas temperaturas é um grave erro. O mel, graças aos seus componentes e pH se mantém em bom estado ao ar livre e fica conservado todo o tempo e bom para o consumo.

Quando guardamos o mel na geladeira, o frio tende a cristalizar o açúcar, fazendo-o perder muitas de suas propriedades.

Azeite de oliva

O azeite de oliva na geladeira se condensa e endurece, tomando uma forma de manteiga. Além do mais, o frio faz com que o azeite perca seu sabor. O ideal é mantê-lo em um lugar fresco e longe da luz.

O chocolate

Chocolate-500x325

Quando o chocolate é submetido por muito tempo a temperaturas baixas como a da geladeira, uma capa branca é formada sobre ele, o que muda o sabor. O ideal é conservar o chocolate em temperatura ambiente e longe da luz. Também é aconselhável evitar guardá-lo em temperaturas altas.

Café

O café na geladeira sofre uma mudança similar a do chocolate, uma capa branca é gerada que muda o sabor, e o café também perde seu cheiro particular.

Cereais, macarrão, farinhas e açúcar

Healthy breakfast

Estes tipos de alimentos são feitos para serem conservados em temperatura ambiente. Quando são submetidos a baixas temperaturas, perdem suas propriedades, vitaminas, sabor e textura.

Presuntos especiais

Existem diferentes tipos de presunto que, ao serem refrigerados, perdem o sabor “especial” que os caracterizam. Apesar de serem similares às carnes frias, estes presuntos foram feitos para serem conservados em temperatura ambiente.

Alfavaca

Albahaca 

A alfavaca não pode ser refrigerada porque as baixas temperaturas fazem com que a planta murche rapidamente e também acelera seu processo de decomposição.

Além do mais, a planta tende a adquirir o cheiro de outros alimentos que você tenha refrigerado junto. Recomenda-se guardar a alfavaca em um copo com água ao ar livre para que fique mais bem conservada.