Alimentos que podem reduzir o risco de câncer

Os especialistas afirmam que mais de 50% dos tumores cancerígenos podem ser evitados com uma dieta saudável. Os vegetais crucíferos eliminam os radicais livres e nos ajudam a reforçar as defesas.

Última atualização: 19 Março, 2019

Muitas plantas, ervas e alimentos podem reduzir o risco de câncer, ajudando a prevenir esta doença. A boa alimentação é fundamental para manter a saúde do nosso corpo e afastar qualquer tipo de doença grave.

De acordo com especialistas, mais da metade dos cânceres pode ser evitada através de uma dieta saudável.

Sob o mesmo ponto de vista, especialistas do Instituto Nacional do Câncer dos EUA dizem que: pelos menos um terço dos diferentes tipos de câncer pode ser prevenido com uma boa alimentação. Por isso, é uma das armas mais poderosas para evitar o câncer.

Por isso, indicaremos alguns alimentos que podem nos manter saudáveis e cheios de vitalidade, além de reduzir o risco de aparecimento de alguns cânceres.

1. O azeite de oliva

A gordura do azeite de oliva ajuda a prevenir os cânceres colorretais. Além disso, age sobre os ácidos biliares, melhora a circulação e oxigenação dos tecidos e protege as artérias, mantendo-as flexíveis.

Assim como é eficaz na redução do mau colesterol (LDL), controla a pressão arterial e reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue.  O azeite também pode ser um poderoso antioxidante, o que a ajuda a prevenir o câncer.

2. A água reduz o risco de câncer?

Mesmo que não forneça nutrientes ou vitaminas, a água é um líquido poderoso e insubstituível, uma vez que garante a nossa sobrevivência, além de ser um excelente depurador de toxinas do nosso corpo.

O consumo inadequado de água enseja riscos de prisão de ventre, o que leva ao acúmulo de toxinas que afetam a saúde em geral, além de desidratação. Logo, é imprescindível manter todos os sistemas do nosso corpo adequadamente hidratados para o seu bom funcionamento. Para isso consuma pelo menos dois litros de água diários. 

3. Alho e cebola

Em resumo, o alho e a cebola contêm a alicina. Este é um composto rico em enxofre, que ajuda o fígado a eliminar as toxinas acumuladas no sangue.

4. Arroz integral

Analogamente, o arroz integral contém algumas substâncias que reduzem o risco de câncer de cólon, mama e próstata.

5. Algas

As algas são depurativas e ricas em vitaminas, minerais e fibras. Fortalecem o sistema imunológico e, por isso, são recomendadas contra os efeitos colaterais posteriores ao tratamento de quimioterapia e radioterapia.

6. Os cítricos

Sabe-se bem que os cítricos são poderosos antioxidantes por conter a vitamina C. Além disso, contêm também flavonoides, que protegem os vasos capilares sanguíneos mantendo as membranas permeáveis e oxigenadas.

7. As couves

As couves, o brócolis, o repolho, a couve-flor, o agrião e o rabanete são alimentos que não podem faltar em sua dieta cotidiana.  Uma vez que seus compostos ajudam a fortalecer as defesas e eliminar os radicais livres, protegendo as células.

8. Os morangos

Os morangos são ricos em fibra, vitaminas e minerais. Assim, seus poderosos efeitos depurativos eliminam as toxinas do corpo.

9. As frutas silvestres

(Foto: Lumiago/ Flickr.com)

Amoras, mirtilos e groselhas são ricos em antocianina, um poderoso pigmento vermelho antioxidante, bem como vitaminas A e C, minerais, pectinas e ácidos vegetais. Os possíveis efeitos destas frutas na prevenção da leucemia têm sido estudados.

10. Os frutos secos

Nozes, avelãs, amêndoas e sementes de girassol são uma grande fonte de vitaminas B e E.  Assim como contêm minerais como magnésio, selênio e zinco e fornecerem uma boa quantidade de antioxidantes.

11. Os legumes

Lentilhas, grão de bico, ervilhas e feijões são ricos em fibras e podem reduzir o risco de câncer, principalmente o de cólon.

12. A maçã

A maçã contém ácidos elágicos e clorogênicos que são elementos com propriedades anticâncer – comprovado em experimentos com animais. Bem como pectina e fibras que eliminam as toxinas do corpo por via fecal.

13. O melão

O melão não apenas é muito rico em betacarotenos e antioxidantes, como também baixo em calorias e ajuda a prevenir tumores relacionados com a obesidade.

14. O mel

Em virtude de propriedades antissépticas, o mel evita as infecções decorrentes do baixo nível de imunidade após a quimioterapia.

15. O peixe

Os ácidos graxos ômega-3 são imprescindíveis para a saúde cardíaca e arterial, bem como são recomendados como terapia adicional para pessoas com câncer.

16. Os pimentões

O verde, vermelho e amarelo vivos dos pimentões evidenciam riqueza em betacarotenos. Assim como a vitamina C, são poderosos antioxidantes protegendo as mucosas. A capsaicina contida no pimentão pode bloquear os produtos pré-cancerosos encontrados em carnes e peixes defumados.

17. A beterraba

A saber que a cor roxa da beterraba significa um poderoso regenerador celular chamado betaína.

18. O chá verde

Este produto contém polifenóis, que anulam completamente os efeitos das nitrosaminas. Assim como é um poderoso antioxidante e contém fatores de proteção contra a radiação ambiental.

19. O tomate

O tomate ingerido cru é rico em licopeno, um caroteno que lhe confere a cor vermelha, e sua casca e sementes contêm substâncias anticâncer. Por isso, é indicado para reduzir o risco de câncer de próstata.

20. As uvas

Da mesma forma, a casca e as sementes das uvas contêm o poderoso antioxidante resveratrol. Este ajuda a bloquear e inibir a ação de agentes cancerígenos e certos tumores.

21. O iogurte

O iogurte contém bactérias benéficas, que permitem a regeneração da flora intestinal, evitando assim a ação nociva de produtos tóxicos no processo digestivo. Sua eficácia não tem sido comprovada para todos os tipos de tumores, porém é indicado para prevenção do câncer de cólon.

22. A cenoura

A cor alaranjada da cenoura evidencia sua riqueza em betacarotenos, antioxidantes poderosos e reconhecidos. É um vegetal recomendado para os que são ou já foram fumantes, uma vez que tem elevado fator de regeneração das células do epitélio respiratório.

Por fim

Portanto, há uma grande variedade de alimentos que podem reduzir o risco de câncer. Devemos considerar o consumo destes alimentos de forma diária.  Podemos também prevenir muitas outras complicações em termos de saúde consumindo produtos saudáveis e orgânicos.

Além disso, vale lembrar que, além de uma boa alimentação, devemos praticar atividades físicas regularmente, manter a calma, evitar episódios frequentes de estresse e mau humor e tentar adotar, na medida do possível, um espírito sempre alegre.