Os melhores alimentos para reduzir o colesterol ruim

O acúmulo de colesterol ruim (LDL) pode causar graves problemas cardiovasculares, por isso é fundamental conntrolar a alimentação.
Os melhores alimentos para reduzir o colesterol ruim
Elisa Morales Lupayante

Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 23 agosto, 2022

O colesterol  ruim (colesterol LDL) se acumula nas artérias e com o tempo pode reduzir o fluxo sanguíneo o que, por sua vez, eleva o risco de desenvolvimento de doença cardíaca ou acidente cerebrovascular.

Esse esteroide pode ser encontrado na carne e em produtos lácteos mais gordurosos.

Os níveis de colesterol recomendados em nosso organismo são:

  • Colesterol LDL: abaixo de 100 mg. Por decilitro de sangue;
  • Colesterol HDL: acima de 60 mg./dl.;
  • Colesterol total: abaixo de 100 mg./dl.

Se deseja saber como diminuir o LDL, conheça os seguintes alimentos:

Azeite de Oliva para reduzir o colesterol ruim

o azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)

O azeite de oliva extra virgem contém alta concentração de antioxidantes, que ajudam a reduzir o LDL sem reduzir a presença do colesterol bom, o HDL. Assim, é mais aproveitável utilizá-lo cru, como tempero de saladas ou verduras.

Alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibra solúvel podem ajudar a limpar o LDL do sangue tais como, por exemplo:  frutas, vegetais, cereais integrais e em grãos.

Assim, se você consumir todos os dias 2 gramas de fibra, pode reduzir seus níveis de colesterol ruim em 1%.

Além disso, seguir uma dieta saudável para o coração influencia diretamente nos níveis de colesterol.

Assim, adicione uma maior quantidade de frutas e vegetais em suas refeições. Afinal, eles são ricos em fibras solúveis, que são necessárias para reduzir o colesterol.

Alimentos com esteróis e estanóis vegetais

Consumir esse tipo de alimento, também chamados de fotoestanóis e fitoesteróis, ajuda a bloquear a absorção do colesterol no intestino delgado, e também não afeta os níveis de HDL (ou colesterol bom).

Essas substâncias podem ser encontradas em pequenas quantidades em alimentos tais como: frutas, verduras, vegetais, legumes, sementes, frutos secos, óleos e alguns lácteos.

Além disso, são capazes de reduzir o LDL em 10% ou mais, quando consumidos (aproximadamente 2 gramas) todos os dias.

Frutos secos

Frutos secos no combate ao colesterol ruim

Os que trabalham muito bem para baixar o colesterol são, nozes, amêndoas, avelã, pinhão, amendoim e pistache, principalmente se come uma quantidade pequena por dia, graças ao seu teor em ácidos graxos poli-insaturados. Deve-se consumir por volta de 35 – 40 gramas de nozes diários e conseguirá diminuir o LDL consideravelmente.

Ácidos graxos ômega-3

O ômega-3 ajuda a reduzir o LDL no sangue e os níveis de triglicerídeos, pode ser encontrado principalmente em peixes azuis; por isso é recomendável consumir duas porções por semana de peixe azul, como o atum, salmão, truta, entre outros.

Imagem oferecida por Humberto Terenziani

Pode interessar a você...
5 remédios caseiros para reduzir o colesterol ruim
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 remédios caseiros para reduzir o colesterol ruim

Levando em consideração que muitos sofrem com o acúmulo de colesterol, queremos compartilhar 5 remédios caseiros para reduzir o colesterol ruim.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.