As grandes propriedades da avelã

9 de março de 2019
Neste artigo, vamos conhecer as grandes propriedades da avelã, um fruto saudável, sempre que ingerido cru, assim como todos os frutos secos.

Neste artigo, vamos conhecer as grandes propriedades da avelã, um fruto saudável, sempre que ingerido cru, assim como todos os frutos secos.

A avelã contém nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Além disso, adiciona aquele sabor especial aos pratos.

É capaz de aumentar o perfil nutricional de receitas saudáveis, como as saladas, proporcionando grandes benefícios para quem a consome. Por isso, e mais um pouco, incluir a avelã em sua dieta pode ser uma ótima ideia.

Incluir avelã na dieta

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Propriedades da Avelã

Valor nutricional

Vitaminas e Minerais

A avelã apresenta uma importante quantidade de micronutrientes, como as vitaminas E, B, B1, B2, B9, A e C.

Também se destacam os minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo e manganês.

Flavonoides

Outra das propriedades da avelã, são os flavonoides em sua composição, que são capazes de melhorar a circulação e favorecer a saúde cerebral.

Além disso, podem proporcionar grandes benefícios a saúde, basta consumir um pouco de avelã todos os dias no lanche.

A avelã é um fruto que deve ser mais consumido em sua forma crua, porque pode nos proporcionar grandes benefícios como fonte de vitaminas, proteínas e gorduras boas.

Gorduras saudáveis

Este fruto seco contém gorduras saudáveis que podem ajudar a proteger a saúde do coração, uma vez que suas gorduras são poli-insaturadas e monoinsaturadas, mais saudáveis em comparação com as gorduras saturadas.

A avelã é uma boa fonte de ácido oleico, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, e pode elevar os níveis de colesterol bom. No entanto, seu alto teor em gorduras a convertem em uma opção bem calórica.

As grandes propriedades da avelã

Proteínas

A avelã crua é uma fonte moderada de proteína vegetal, que nos fornece energia corporal e agilidade mental. Além disso, serve na reparação das células dos ossos, músculos e outros órgãos danificados.

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Benefícios para a saúde

  • 20 avelãs aproximadamente, contém 6 gramas de carboidratos, dos quais 3 gramas são provenientes da fibra dietética.
  • Com isso, são capazes de ajudar a reduzir o risco de sofrermos certas doenças e problemas crônicos. Dentre eles, a prisão de ventre, diabetes do tipo II, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.
  • Considerando que são muito calóricas, é recomendado consumir pouca quantidade e três vezes por semana, para mantermos o peso.
  • No entanto, acabam se tornando uma ótima opção para aqueles que querem ganhar peso. Isso devido ao seu alto nível calórico, suas gorduras saudáveis e todos os outros benefícios que o fruto oferece.
  • Consumir avelã pode reduzir o risco de sofrermos de colesterol alto, coágulos do sangue e doenças cardíacas. Isso porque possuem alto teor de compostos saudáveis, como as fibras, gorduras saudáveis, vitamina E, esteróis vegetais, ômega- e L-arginina.
  • Avelãs cruas são excelentes substitutas de outros alimentos ricos em gorduras saturadas, pois suas gorduras são saudáveis e benéficas.

Benefícios da avelã crua

Imagens oferecidas por: lavsen, spicyicecream e FotoosVanRobin.

  • Yuan, B., Lu, M., Eskridge, K. M., Isom, L. D., & Hanna, M. A. (2018). Extraction, identification, and quantification of antioxidant phenolics from hazelnut (Corylus avellana L.) shells. Food Chemistry. http://doi.org/10.1016/j.foodchem.2017.09.116