Tereré: benefícios e como preparar essa bebida
A bebida tereré é uma infusão tradicional da região paraguaia que rapidamente se espalhou para outros lugares como a Bolívia e até o Brasil. É uma combinação de vários ingredientes, entre os quais se destaca a erva-mate. No entanto, a receita sempre deixa espaço para outras ervas diferentes serem adicionadas, como hortelã, capim-limão, kokú, cavalinha…
Antes de começar, deve-se notar que a inclusão de infusões na dieta geralmente é recomendada para manter uma boa saúde ao longo dos anos.
Normalmente, essas bebidas contêm uma quantidade significativa de fitoquímicos com capacidade antioxidante, elementos capazes de neutralizar a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do organismo.
Benefícios da bebida tereré
A bebida de tereré é feita com erva-mate, canudo e água gelada. Embora, como mencionamos, seja possível incluir sucos de frutas ou outras ervas diferentes em sua preparação. É uma bebida muito refrescante que costuma ser consumida depois de comer ou no meio da tarde.
Além disso, vale ressaltar que essa bebida pode gerar uma série de benefícios à saúde. Em primeiro lugar, é estimulante graças aos alcalóides presentes na erva-mate. Eles são análogos à cafeína, uma substância que demonstrou ativar temporariamente o sistema nervoso central. É claro que não deve ser consumido próximo às horas de sono para não gerar alterações no descanso noturno.
Da mesma forma, o tereré fornece uma quantidade significativa de antioxidantes de boa qualidade. Esses elementos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo.
Um fornecimento contínuo destes reduziria o risco de desenvolver muitas patologias crônicas e complexas, como evidenciado por pesquisas publicadas no European Journal of Medicinal Chemistry.
Por outro lado, esta bebida apoiaria a perda de peso em um ambiente adequado. Isso se deve ao seu sabor levemente picante, proveniente da capsaicina, composto que pode aumentar levemente a temperatura corporal, fazendo com que o gasto energético diário seja maior. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition, a comida picante é uma boa estratégia para melhorar o estado da composição corporal.
Como preparar o tereré?
Agora vamos discutir como preparar a bebida tereré corretamente para aproveitá-la ao máximo. Antes de mais nada, vamos precisar dos seguintes ingredientes:
- Canudo de metal.
- Erva-mate.
- O suco de 2 limões.
- Cubos de gelo.
- Jarra de vidro de 1 litro ou garrafa para tereré.
Preparação
- Esprema o suco dos dois limões e coloque-o na jarra. Este cítrico pode ser variado para outro de acordo com os gostos individuais. Com laranja também vai funcionar bem.
- Em seguida, encha meia xícara com erva-mate e insira o canudo com alguns cubos de gelo.
- Coloque o suco da fruta para ter a infusão pronta.
Claro, é conveniente que o sabor das frutas seja mais significativo do que o da própria erva-mate. Também tenha em mente que não será um problema incluir outros sucos de frutas e outras ervas aromáticas na preparação. Cravo, boldo e canela funcionam bem. Além disso, este último tem propriedades hipoglicemiantes.
Antes de incluir infusões na dieta regularmente, tenha o cuidado de consultar primeiro um especialista se estiver sob tratamento medicamentoso. As diferentes ervas podem interagir negativamente com alguns medicamentos, causando uma amplificação ou redução de seus efeitos. Da mesma forma, durante certas fases da vida, como a gravidez, seu consumo deve ser reduzido ou restrito.
Veja: Receita de mousse de café e mascarpone, uma sobremesa rápida e fácil
O tereré é uma infusão benéfica para a saúde
Como você viu, a bebida tereré é uma infusão com diversas propriedades benéficas para a saúde. No entanto, deve ser incluída no contexto de uma dieta variada e equilibrada para experimentar efeitos positivos do seu consumo.
Nem devemos exagerar no consumo. Não devemos esquecer que contém uma quantidade significativa de açúcares do suco de frutas. Em contextos sedentários, esses nutrientes não são adequados.
Por fim, lembre-se de que os antioxidantes presentes nas infusões são normalmente considerados de alta qualidade. Por exemplo, o chá verde é capaz de ajudar a prevenir o desenvolvimento de muitas patologias crônicas e complexas graças à sua concentração de fitoquímicos. Pode até promover a perda de peso, agindo através do aumento da sensibilidade à insulina. É fundamental valorizar sua inclusão nas dietas para aproveitar todos esses benefícios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Nehlig, A., Daval, J. L., & Debry, G. (1992). Caffeine and the central nervous system: mechanisms of action, biochemical, metabolic and psychostimulant effects. Brain research. Brain research reviews, 17(2), 139–170. https://doi.org/10.1016/0165-0173(92)90012-b
- Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry, 178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
- Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., Zulli, A., Kruzliak, P., & Büsselberg, D. (2017). Chili pepper as a body weight-loss food. International journal of food sciences and nutrition, 68(4), 392–401. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044