5 estimulantes naturais para aumentar os níveis de energia

17 Setembro, 2020
Você está desanimado e não sabe como vencer o cansaço? Estes remédios naturais podem fornecer uma dose extra de energia em alguns minutos. O que você acha de experimentá-los?

Em certos momentos, precisamos de uma dose extra de energia para enfrentar o dia a dia. No entanto, embora existam suplementos voltados para este objetivo, às vezes os resultados não são os esperados. Você já pensou em usar estimulantes naturais para aumentar os seus níveis de energia?

Existem algumas opções que você provavelmente já tem em casa. Neste artigo, você conhecerá 5 alternativas com as quais poderá notar a diferença. A grande maioria delas deve seu efeito à presença de cafeína.

Estimulantes naturais para aumentar seus níveis de energia

Não se preocupe se você não puder ingerir cafeína por alguma razão. Entre as opções que você encontrará a seguir, existem várias que não contêm esse estimulante, embora continuem fornecendo uma dose extra de energia.

1. Alecrim

Como este artigo publicado na Scripta Ethnologica explica, o alecrim possui propriedades estimulantes; portanto, se você se sentir cansado ou um pouco sem energia, pode tomar uma infusão de alecrim. Em alguns minutos, você vai perceber uma mudança.

Talvez você possa se interessar: Remédios com alecrim para melhorar a circulação

2. Ginseng vermelho

O ginseng vermelho é um tônico energético amplamente utilizado entre atletas que precisam manter seus níveis de energia durante o esforço físico. Além disso, é um dos estimulantes naturais que também promovem o bem-estar. É isso que destaca esta publicação da Natura Medicatrix: revista médica para estudo e divulgação da medicina alternativa.

O mais recomendado é prepará-lo como infusão e tomá-lo quando se sentir um pouco cansado. Os efeitos não levarão muito tempo para se manifestar.

Propriedades do ginseng
Esta planta é conhecida há muitos anos pelas suas propriedades energéticas. Costuma ser usada por atletas como suplemento energético.

3. Guaraná

O guaraná é nativo da Amazônia e é muito rico em vitaminas e cafeína, como aponta este artigo científico publicado na revista Vitae. Portanto, pode ser um bom estimulante se você se sentir cansado ou sem energia.

A maneira como você pode consumir essa fruta é na forma de póAs sementes são moídas finamente até que possam ser misturadas com iogurte ou suco.

4. Erva-mate, um dos estimulantes naturais para aumentar a energia

A erva-mate tornou-se moda ultimamente. Muitas pessoas começaram a consumi-la e, embora a princípio seu sabor seja desagradável, o paladar acaba se acostumando com o tempo.

A maneira como você deve consumir esse estimulante natural é na forma de infusão. Ele contém cafeína e fornecerá a energia necessária, conforme evidenciado por este estudo publicado nos Anales de la Facultad de Medicina de la Universidad de la República, Uruguai.

Não deixe de ler: Mate: por que ajuda a emagrecer?

5. Ginkgo biloba

O ginkgo biloba é um remédio conhecido pelas suas propriedades benéficas para a perda de memória e distúrbios de concentração, entre outros, como indica esta pesquisa publicada na Natural MedicineEle também contém uma certa quantidade de cafeína, portanto, pode ser útil para aumentar seus níveis de energia.

A melhor maneira de tomar ginkgo biloba é em infusão. Você pode comprá-lo pronto ou comprar as folhas e prepará-las em casa. Em alguns minutos, você vai começar a perceber seus efeitos. Também está disponível na forma de suplemento.

Ervas medicinais
A infusão e os extratos de ginkgo biloba contribuem para o aumento dos níveis de energia física e mental. Além disso, eles promovem o bem-estar.

Mais dicas

Agora que você descobriu alguns estimulantes naturais para aumentar a energia, queremos dar algumas dicas adicionais para aqueles dias em que você estiver especialmente cansado e não souber ao certo o porquê.

  • Mude a sua dieta: se você costuma fazer refeições fartas demais, talvez seja por isso que está frequentemente cansado. Faça algumas alterações: pare de comer antes de ficar “cheio” e introduza mais frutas e verduras na dieta.
  • Faça exercícios: mesmo que seja uma caminhada de 30 minutos, a atividade física é um dos melhores estimulantes naturais para proporcionar energia. Obviamente, esforce-se para ser constante na prática.
  • Saia de casa: interagir com outras pessoas vai lhe proporcionar uma grande dose de energia, mas se você se trancar em casa, o cansaço aumentará. Tente sair, mesmo que seja para ir ao mercado.

Aproveite os efeitos dos estimulantes naturais!

O que funciona para você quando você está sem energia? Você sabe o que faz com que você se sinta cansado? Além dos remédios naturais que propusemos, não se esqueça dessas 3 dicas finais. Melhorar a dieta, fazer exercícios regularmente e sair de casa são pontos essenciais para aumentar os níveis de energia.

Recomendamos que você comece a fazer essas pequenas alterações no seu dia a dia. Em menos tempo do que imagina, você começará a perceber a diferença. Você será capaz de ter mais energia, uma maior vitalidade e uma grande vontade de enfrentar o dia.