Remédios caseiros contra a abstinência à cafeína

· 25 de abril de 2019
Devemos ter em mente que, além do café, há outras bebidas com cafeína que também devemos abandonar. A síndrome de abstinência da cafeína pode causar sonolência, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração e tendência à depressão. Descubra aqui algumas dicas para acalmar sua síndrome de abstinência.

A síndrome de abstinência à cafeína pode causar sonolência, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração e tendência à depressão. Aqui estão alguns bons remédios para reduzir o problema e reduzir o consumo de café com sucesso.

Os benefícios de parar de tomar café

Os benefícios de parar de tomar café

Sem dúvida, parar de consumir cafeína em excesso proporciona muitos benefícios para as nossas vidas. Por exemplo, um deles é a perda de peso devido ao fato de que as bebidas com cafeína fornecem calorias vazias e promovem o acúmulo de gordura no corpo.

Além disso, outro benefício é a diminuição do refluxo estomacal. A acidez do café está associada a desconforto digestivo, indigestão e desequilíbrio na flora intestinal. Além disso, o estresse diminui, porque a cafeína aumenta as catecolaminas, como a adrenalina. Estes são hormônios relacionados ao estresse.

Os melhores remédios caseiros para combater a abstinência da cafeína

Para interromper o consumo de cafeína sem sofrer as consequências irritantes da síndrome de abstinência, recomenda-se reduzir progressivamente a quantidade de cafeína que normalmente é ingerida em 25%. Dessa forma, você pode avançar gradualmente até parar de tomá-la completamente.

Como complemento, você pode incluir os seguintes remédios caseiros para superar o vício rapidamente.

Confira também: Como controlar a gastrite: 3 hábitos que te ajudam

1. Água de coco

Os melhores remédios caseiros para combater a abstinência à cafeína

Certamente, a água de coco é uma bebida nutritiva e muito saudável. Contém enzimas que ajudam a limpar o corpo, além de eletrólitos que geram energia e repõe os nutrientes.

Também ajuda a prevenir a lentidão do corpo e da mente, mantendo-os energizados. Também combate a fadiga causada pela retirada da cafeína.

Por outro lado, o consumo de água de coco tem efeitos muito semelhantes aos de uma bebida esportiva em termos de hidratação, inclusive causando menos náusea, desconforto e peso no estômago.

2. Bebidas prebióticas para a abstinência da cafeína

Estas bebidas favorecem o crescimento da flora intestinal, melhorando nossa saúde digestiva. Elas estimulam o sistema imunológico a limpar o corpo das toxinas enquanto combatem os sintomas da abstinência da cafeína.

Da mesma forma, ajudam a limpar os intestinos dos resíduos que estão neles. Dois bons exemplos são o iogurte e o leite de soja. Existem também suplementos nutricionais com prebióticos que têm os mesmos benefícios.

3. Chá de gengibre

Reconhecido pelo seu aroma característico e sabor picante, o chá de gengibre é um remédio natural que aumenta a digestão, quebrando facilmente os alimentos. Um dos seus benefícios é que melhora a regulação do açúcar no sangue. Portanto, além de controlar a glicose, mantém você alerta por longos períodos de tempo.

Também produz um movimento intestinal regular que previne a diarreia causada pela cafeína. Além disso, reduz os problemas de memória e melhora o humor alterado pela abstinência da cafeína.

4. Chá de hortelã

Sem dúvida, há muitos benefícios para o corpo associados ao uso da hortelã. Quando se trata da abstinência da cafeína, o chá de hortelã elimina as náuseas, dores de cabeça e o estresse.

Seu consumo regular interrompe a tensão ou a inquietação do corpo ao produzir um estado de relaxamento, ajudando a acalmar a mente quando ela está agitada ou lenta. Uma boa opção é tomar uma xícara de chá de hortelã quando você sentir abstinência da cafeína.

5. Chá de alho para a abstinência da cafeína

Chá de alho para a abstinência da cafeína

Definitivamente reconhecido como um excelente antibiótico natural, o chá de alho é geralmente consumido para prevenir resfriados e fortalecer nosso sistema imunológico. Mas, o que poucos sabem é que ele também combate a abstinência da cafeína, produzindo um estado de tranquilidade.

Assim como as bebidas prebióticas, o chá de alho facilita o movimento intestinal mais natural e limpa o corpo das toxinas que podem causar doenças. Consuma esse chá duas vezes por semana e você verá o quão rápido você se esquecerá da cafeína.

Não deixe de ler: Quanto café tomar para se manter acordado?

6. Chá de camomila

A camomila é uma erva nativa da Europa Ocidental, caracterizada pelo seu aroma e ligeiro sabor amargo. Tem muitos benefícios para a saúde física devido aos seus atributos digestivos, carminativos, sedativos, tonificantes e antiespasmódicos.

Finalmente, a infusão de camomila alivia o corpo e a mente do estresse, acalmando a ansiedade. Por isso, é ideal para reduzir a abstinência da cafeína por regular os altos níveis de energia.